Os moradores do distrito de Governador João Durval Carneiro, mais conhecido como Ipuaçu, já estão recebendo água tratada nas torneiras. O novo sistema de abastecimento da região está operando em fase de testes desde o final de setembro. Nos últimos 15 dias, a equipe da Embasa realizou uma série de reuniões com a comunidade local, para orientar sobre as mudanças com o novo Sistema de Abastecimento de Ipuaçu. Ao todo, 18 localidades serão beneficiadas. Durante esta fase de testes, mais de 450 moradias já estão recebendo água tratada e outras 150 ligações devem ser concluídas até o final do mês.
As assistentes sociais Cindy Liana Silva e Núbia Simas conduziram as reuniões, com o apoio dos técnicos Blenio Oliveira, Leonardo Urbano e Antonio Carlos Pereira. Cerca de 250 moradores participaram das quatro reuniões promovidas pela Embasa no distrito. Durante os encontros, eles tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a obra realizada, a qualidade da água, o sistema tarifário da Embasa, incluindo a tarifa social, a necessidade de reservação e como solicitar os serviços da empresa.
A dona de casa Cristina dos Santos Ferreira, da localidade Fazenda Lagoa Grande, não escondia a alegria com a chegada da água. “A gente usava cisterna, mas ficava dependendo da chuva. Agora, a água está ótima, cristalina!!! Meu pai tem 87 anos e está na maior felicidade ”, comemora. Os que ainda estão aguardando a nova ligação não vêem a hora de ter água na torneira. É o caso de seu Balbino Nunes, da comunidade de Pedra da Canoa. “Falta só 500 metros para a água chegar. Lá na minha casa tem cisterna, mas sem chuva, tem que vir o carro pipa”, conta.
Para assistente social Cindy Silva, as reuniões cumprem um importante papel. “A comunidade se empodera ao tomar conhecimento do que é o sistema, como ele funciona, quais são os deveres da Embasa e quais os direitos deles como usuários do serviço”, explica.