Bahia

FEIRA: Escola do Limoeiro abre novinha em folha na segunda-feira

vide
Secom , Feira de Santana | 22/10/2015 às 12:41
Prefeito José Ronaldo e o deputado Targino Machado na inauguração
Foto: Washingyon Nery
Os mais de 800 estudantes matriculados na Escola João Duarte Guimarães, no Limoeiro, retornarão à unidade na próxima segunda-feira, 26. Nos últimos meses o prédio que passou por reforma e ampliação da sua área útil e foi entregue à nesta quarta-feira, em noite de festa, com grande participação da comunidade escolar e de moradores do bairro.
 
O ganho para o próximo ano, em termos de capacidade de novas matrículas, será de quase 50% em relação a 2015. A nova capacidade é para mais de mil estudantes. Serão oferecidas vagas do módulo IV até o EJA (Educação de Jovens e Adultos), no noturno. A unidade está quatro vezes maior do que quando da sua inauguração, na década de 70.
 
A escola passou de 11 para 16 salas de aula, incluindo o Módulo de Educação Infantil Antônia de Cerqueira Lopes de Oliveira, a professora Toninha. A unidade, que vai oferecer vagas para dezenas de crianças, tem três salas de aula, briquedoteca e biblioteca, além de um amplo refeitório e, claro, parquinho. Alunos da escola fizeram algumas apresentações especiais em homenagem à reinauguração da unidade.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que estava entusiasmado com a estrutura da escola. “Agora, os destinos delas serão compartilhados com alunos e a comunidade. A escola é de vocês, que tem a obrigação de cuidar dela. De preservar para que ela se mantenha bonita por muitos anos”.
 
Ele disse que nesta semana outras escolas foram entregues à comunidade. Revelou que o povoado de Terra Dura, em Humildes, distrito vizinho ao Limoeiro, vai ganhar nova escola, bem como o Novo Horizonte e o Feira IX. Enfatizou que a professora Toninha era merecedora da homenagem. “Ela, que fez muito pela educação no bairro, deveria ter o nome eternizado. E assim o fizemos”. Humildes e o Aviário já ganharam novas e modernas escolas.
 
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, afirmou que o governo municipal vem trabalhando para atender as demandas de todas as comunidades, com reforma e construção de escolas. “Além da estrutura, estamos oferecendo um bom ambiente pedagógico para que os alunos evoluam”. A escola ganhou módulo administrativo e o Projeto Reequipar destinou novos mobiliários para a unidades, que tem lousa digital e dispõe de wi-fi.
 
A diretora Nilzete de Almeida Ribeiro afirmou que a ampliação da escola era aguardada há anos. “Vamos continuar sonhando com melhoras, mesmo que as dificuldades sejam grandes”. O vereador Tonhe Branco conclamou que a comunidade adote a escola e a preserve. Estiveram presentes à reinauguração o deputado estadual Targino Machado, secretários municipais e vereadores.