Bahia

SUCURI de 4 metros e 18k capturada em Vilas do Atlântico, Lauro

Sucuri e jiboia são encontradas em área domiciliar de Lauro de Freitas e Secretaria do Meio Ambiente reinsere répteis a natureza
DECOM , Lauro de Freitas | 15/05/2015 às 19:40
Sucuri foi solta na mata da Estrada do Coco
Foto: DECOM
Duas cobras, uma sucuri e uma jiboia, foram encontradas em Lauro de Freitas. Os répteis achados nas localidades de Vilas do Atlântico e Ipitanga, respectivamente, foram resgatados com apoio da equipe de Divisão de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh). Acomodados na sede da Semarh, no Loteamento Jardim Aeroporto, os animais foram reinseridos à natureza na tarde desta sexta-feira (15).

A sucuri de quase quatro metros e 18 kg apareceu em Vilas do Atlântico, na última quinta-feira (14). Capturado por moradores e um policial militar, o réptil foi levado a Faculdade Unime, na Avenida Luiz Tarquínio, onde passou por exames e teve peso e altura calculados. O bicho achado por um morador da localidade se rastejava para entrar em um domicílio. Com apoio da equipe técnica da Semarh, a cobra foi deixada em um local de mata fechada na Estrada do Coco, nesta tarde.

Já a jiboia foi vista em uma árvore de jambo dentro de uma casa, em Ipitanga, na manhã de hoje (15). A dona do imóvel acionou a Divisão que foi até o local e realizou o resgate do animal que mede 1m e 80 cm e pesa três quilos. A jiboia foi deixada no Parque das Dunas. Segundo o secretário Márcio Crusoé, com os alagamentos e transbordamentos de rios e córregos provocados pela chuva, às cobras tem deixado a natureza e buscado refúgio em locais considerados por elas mais seguros. “Com a chuva é muito comum o aparecimento de animais em áreas domiciliares”, frisou.

A Divisão de Proteção Animal atende as ocorrências pelo telefone (71) 3369-9168 das 8h às 14hs. O atendimento dos casos é realizado em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e o Ministério Público, que atua nos casos de maus tratos aos animais.
--