Vide
Decom , lauro de Freitas |
15/05/2015 às 14:32
Várias ruas em Lauro de Freitas ficaram algadas
Foto: DECOM
Mais um dia de chuva forte e prejuízos em Lauro de Freitas. Nesta sexta-feira (15) o mau tempo voltou a castigar o município. A "Operação Chuva", envolvendo todas as pastas da gestão pública desencadeada desde a semana passada, continua em atuação para minimizar os transtornos. Nesta manhã a Defesa Civil do Município contabilizou cinco ocorrências, além de vários pontos de alagamentos. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) permanece em total estado de alerta e solicita ao munícipes que evitem deslocamentos em momentos de chuva forte.
A previsão do Instituto de Meteorologia (Inmet) é de chuva para o final de semana, intercalada com momentos de melhorias. Munícipes prejudicados pela chuva podem acionar o telefone 199 da Defesa Civil, o 193 dos Bombeiros e o 153 do Disque Denúncia que também funciona no Whats App 9911-0153. A Prefeitura informa ainda que a Guarda Municipal deixa os três grupamentos de sobreaviso. Os 90 guardas permanecem em estado de emergência para colaborar com o município em qualquer situação necessária.
O prefeito Márcio Paiva mantém sob regime de plantão 24 horas a equipe de secretários, além da rotina da Coordenação da Defesa Civil. Ele destacou que "a população que reside nas áreas de risco (proximidade de encostas e zonas de alagamento) já está sendo atendida pela Defesa Civil e pelas Secretarias afins com a prioridade que o caso requer. Felizmente não tivemos vítimas fatais e temos que continuar trabalhando para evitar perdas humanas e dar toda a assistência possível aos mais atingidos pelos estragos causados pelas chuvas intensas", finalizou o gestor.
A prefeitura esclarece ainda que trabalhos preventivos são realizados ao longo dos últimos 26 meses desde que atual gestão assumiu a administração. Serviços como pavimentação e drenagem de mais de 60 ruas em vários pontos do município que foram praticamente abandonadas pelas administrações passadas, trabalho sistemático da limpeza de córregos, retirada de lixo, desentupimento de bueiros, correção de canalizações irregulares, proibição de novas invasões em áreas de assoreamento e enchentes, além dos investimentos em obras de macro drenagem em zonas críticas da cidade.
O prefeito retornou de Brasília ontem (14), depois de um encontro com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, acompanhado pelo deputado federal Cacá Leão e do Vice-prefeito Bebel Carvalho, oportunidade em que registrou os prejuízos causados pela chuva no município e da necessidade de contar com verbas do Governo Federal para reparação dos danos à população diretamente atingida. Márcio Paiva aproveitou para incluir na agenda de trabalho na Capital Federal a visitar a alguns deputados federais da bancada da Bahia e também pedir ajuda para o município nesta hora difícil.