Bahia

CRIME AMBIENTAL: Hospital lança dejetos no manguezal de ACUPE

Um absurdo
Jacuipe Noticias , Acupe | 26/03/2015 às 11:06
O esgoto do hospital dá pra o Acupe e mata os caranguejos
Foto: Jacuipe Noticias
As espécies de caranguejos da Bahia sofreram uma grave praga, um ataque bacteriano, que levou o extrativismo do caranguejo baiano a zero. O Governo fez varias ações, entre elas em 2014, os manguezais de Santo Amaro foram contemplados com o despejo de mais de 500 mil filhotes de caranguejos.

Uma tentativa de salvar o ecossistema e o comercio, antes forte do crustáceo na região.

Paralelamente ao esforço do Governo, em 2014, também foi inaugurado em Acupe um hospital municipal, o Edival Carlos, porém mesmo com a presença do vice-governador e do, hoje atual governador, Rui Costa, o hospital começou a lançar seu esgoto sem tratamento no manguezal, berçários dos filhotes de caranguejos. Uma completa ação contraproducente que denunciou o Vereador Nelson do Acupe.

Segundo o vereador, ele próprio informou a situação ao prefeito, esgoto hospitalar sem tratamento lançado em área de proteção ambiental. Bactérias tem certa “convivência” em hospitais e com este esgoto despejado em um local, que já sofreu contaminação deste tipo pode acarretar outro grave acidente ambiental e até afetar toda a Bahia, dê novo.

A poucos metros do manguezal, esgoto desce sem tratamento. Além dos caranguejos, pescadores e marisqueiras estão expostos a diversas contaminações vinda do hospital.