Aconteceu nesta segunda-feira, em Itabuna
Secom , Itabuna |
19/01/2015 às 13:00
Governador Rui Costa e o deputado Rosemberg Pinto no SAC Itabuna
Foto: Alberto Coutinho
Uma nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foi inaugurada pelo governador Rui Costa no interior do estado, nesta segunda-feira (19), desta vez em Itabuna, no sul da Bahia. O posto localizado no Shopping Jequitibá vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com capacidade para realizar 30 mil atendimentos, por mês, alcançando a população de 89 municípios da região. Após a solenidade, o governador também vai fazer uma visita à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e ao Colégio Estadual Félix Mendonça, que conquistou, em 2014, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Melhor Escola Pública do Ano, realizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Para o governador, o SAC é um equipamento importante para o exercício da cidadania, pois oferece mais conforto e agilidade para a população do sul da Bahia. Segundo ele, o SAC é apenas um dos compromissos do Governo do Estado com a região. Na sexta-feira passada, nós publicamos o edital da Barragem do Rio Colônia e temos ainda a duplicação da BR-415, a nova Ponte de Ilhéus, o novo aeroporto regional e todas estas iniciativas caminham junto com ações sociais, afirmou.
SAC atrai novos empregos
O proprietário do Shopping Jequitibá, Manoel Charles Neto, explicou que a chegada do SAC ao município consolidou o shopping como um grande centro de serviços para a cidade, permitindo atrair novos investimentos ao Jequitibá, como duas grandes lojas de departamento e uma rede de cinema. Essas novas estruturas funcionarão em uma área que será ampliada e vão gerar cerca de mil novos empregos.
Participam da solenidade de inauguração os secretários da Administração, Edelvino Góes; da Educação, Osvaldo Barreto; de Comunicação, André Curvello; e o reitor da UFSB, Evandro Sena Freire.
BARRAGEM
Durante a inauguração da nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Itabuna, na manhã desta segunda-feira (19), o governador Rui Costa garantiu que voltará ao município para assinar a ordem de serviço da Barragem do Rio Colônia, obra muito esperada pelos moradores da região. Seremos rigorosos com empresas
que vencem licitações e não realizam os serviços, disse.
As obras da barragem chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas logo em seguida, em razão de divergências na atualização dos valores dos serviços contratados. A empresa que iniciou os trabalhos pediu um aditivo considerado abusivo e o contrato com a construtora foi rescindido. O projeto foi, então, atualizado, para a elaboração
de um novo edital de licitação, publicado na última sexta-feira (16).
Orçada em aproximadamente R$ 105 milhões, a implantação da barragem permitirá a regularização do abastecimento de água em Itabuna, além do controle das cheias do Rio Cachoeira, que corta o município e alaga os bairros mais baixos na época das cheias.