Bahia

JEQUIÉ: Padre Tom é nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife

Nomeado padre de Jequié para Arquidiocese de Recife e Olinda
Jequié Repórter , Jequié | 13/11/2014 às 19:53
Padre Antônio Tourinho Neto é novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda
Foto: Jequié Repórter

Antônio Tourinho Neto, o padre Tom, titular da Paróquia de Cristo Rei, em Jequié, foi nomeado pelo papa Francisco, como próximo bispo-auxiliar da arquidiocese de Recife e Olinda, neste dia 12/11/2014. O anunciou foi feito na manhã de hoje 12/11/14, por dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo da Diocese de Jequié, em entrevista concedida ao repórter Souza Andrade (Jequié FM 89,7). 

“Momento histórico para Jequié”, afirmou o dom Rui, ao lembrar de dois outros religiosos de Jequié que chegaram a condição de bispo – dom Climério e dom Jairo, mas ambos pertenciam a diocese de Amargosa. Tomado de emoção, padre Antônio Tourinho Neto disse: “Meu coração está feliz, mas tudo para a glória de Deus. Reconheço ser bispo da Igreja de Jesus Cristo é verdadeiramente um serviço”. Logo mais às 18h30min será celebrada Missa na Catedral Santo Antônio.

Padre Antônio Tourinho Neto, agora Monsenhor e em breve dias Bispo Antônio, é natural de Jequié, tem 50 anos de idade e em janeiro próximo completará 25 anos de ordenação.

HISTÓRICO

Padre Antonio Tourinho foi vigário paroquial em Aiquara. Exerceu o cargo de defensor do Vínculo Matrimonial e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico regional Nordeste 3, de 1990 a 1993. Por dezenove anos, atuou como juiz auditor da Câmara Eclesiástica da diocese de Jequié (1990-2009). Assumiu outras funções, entre elas, pároco da Catedral Santo Antônio e em Quilômetro Cem, chanceler diocesano, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Também foi coordenador regional das Fazendas da Esperança nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Lecionou Direito Canônico na Faculdade Dom Valfredo Tepe (FACTEP), em Ilhéus (BA), de 1999 a 2007. Em 2012, foi eleito vigário geral da diocese onde permaneceu até este ano. É pároco da paróquia do Cristo Rei, em Jequié (BA), e docente em Direito Canônico na Faculdade Católica da arquidiocese de Feira de Santana.

REPERCUSSÃO

A nomeação do padre Antônio Tourinho Neto como o novo bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, pelo Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 12/11/14, teve grande repercussão. A notícia foi destaque nos principais telejornais da TV Globo de Pernambuco. Sites brasileiros e internacionais também destacaram a eleição e nomeação do agora monsenhor e futuro Dom Antônio Tourinho.

- In Brasile, il Papa ha nominato vescovo ausiliare dell’arcidiocesi di Olinda e Recife il rev.do Antônio Tourinho Neto, finora vicario generale nella diocesi di Jequié, assegnandogli la sede titolare di Satafi.

- El papa Francisco nombró como obispo auxiliar de la arquidiócesis de Olinda y Recife, Brasil, al sacerdote Antonio Tourinho Neto, quien era vicario general en la diócesis de Jequié, informó el miércoles el Vaticano.
Em Jequié, logo na saída do estúdio da Jequié FM 89,7 rádio onde concedeu sua primeira entrevista após a publicação, o religioso foi recepcionado por várias pessoas que o aguardavam ainda na emissora para cumprimentá-lo.
Padre Tom fundou, há dez anos, a Fazenda Esperança, que é um local para tratamento de pessoas que querem se livrar do vício do álcool e das drogas. Em Pernambuco, Dom Antonio Tourinho Neto, vai trabalhar com o arcebispo Dom Fernando Saburido. A experiência dele na construção da Fazenda Esperança em Jequié certamente vai ajudar na obra da Fazenda Esperança da Região Metropolitana do Recife que vai ser construída em Jaboatão dos Guararapes.