Um bom projeto
Ascom Seagri , Juazeiro |
10/11/2014 às 17:18
Galinha caipira e treinamento de novos manejos
Foto: Ascom Seagri
O Centro de Formação de Agricultores Familiares (Centrecapri), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada a secretária da agricultura da Bahia (Seagri), realiza nesta terça (11) e quarta-feira (12), dois cursos sobre Manejo de Galinha Caipira para Postura, nas comunidades de Cacimba do Silva e Alagoinhas, município de Juazeiro.
A capacitação, que conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, vai beneficiar 50 agricultores. A ideia é melhorar os níveis de conhecimento deles sobre o manejo avícola, de forma a torná-los mais competitivos na exploração da atividade gerando emprego e renda familiar.
De acordo com o médico veterinário da Ebda, Genival Magalhães Ferreira, instrutor do curso, a atividade de criação de aves caipiras, principalmente de postura, vem se constituindo como um importante segmento agregador de renda para os agricultores familiares da região de Juazeiro. Exemplo disso está na comunidade Cacimba do Silva (54 km de Juazeiro), onde a produção de ovos chega a 1.100 unidades/dia.
“A capacitação é processo inicial de preparação e aperfeiçoamento dos agricultores familiares que já praticam ou vão iniciar a atividade, para que conheçam adequadamente os seus fundamentos e possam obter sucesso nos seus empreendimentos”, comentou o veterinário. Na comunidade Cacimba do Silva - localizado no distrito de Itamotinga -, o curso acontece na terça-feira, na sede da Associação de Agricultores. Em Lagoinha - distrito de Massaroca -, ocorre na quarta-feira, na sede da Escola Rural de Massaroca (ERUM).
O conteúdo programático dos cursos abrange diversos aspectos relacionados à criação de galinha caipira, sendo também enfatizados temas relacionados com o mercado, a organização dos produtores e o crédito rural. Na área de mercado, destaca-se: Fatores condicionantes, como a qualidade dos produtos, insumos, preços, custos e receitas. Em comercialização, a classificação e padronização do produto. Outros pontos a serem discutidos serão: Responsabilidade Ambiental, Bem estar Animal, Assistência Técnica, Crédito Rural, Organização dos Produtores Familiares, Manejo, Raças e Linhagens, Instalações, Equipamentos, Alimentação e Sanidade.