A atuação do Pedagogo na sociedade atual

Cleyse Bianchi
19/05/2017 às 13:23

A Pedagogia é tema recorrente em nosso cotidiano, já que é a ciência da educação, que ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

A sociedade apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente na educação com a escola. Na contemporaneidade, essa visão mudou: abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares.

O pedagogo, que comemora o seu dia em 20 de maio, diante desse novo paradigma e em uma sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que se enquadra para exercer a função de mediação do conhecimento, em espaços, institucionalizados ou não, sob várias modalidades. Hoje, é preciso pensar, constantemente, que o profissional formado irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas e precisa estar preparado para entender a educação como um fenômeno plurifacetado. Portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda em formação.

Os que percebemos, em muitos casos, são profissionais que se formam totalmente despreparados, sobretudo quando pensamos em inovação. Independentemente do espaço em que o pedagogo irá atuar - na escola, empresa ou no hospital – o profissional precisa entender que não é apenas necessário o aporte tecnológico. A tecnologia é exigência fundamental para o desenvolvimento de um excelente trabalho e para ascensão no mercado. 

O efeito acelerado da globalização e as constantes mudanças exigem que o ensino e a disseminação do conhecimento sejam mais rápidos. O pedagogo tem que estar atento e entender-se, pois é também sujeito participante e inserido nesse contexto. As discussões acerca de tantas questões que envolvem, atualmente, o campo pedagógico e os profissionais da Pedagogia estão diretamente ligadas aos fatos sociais. Ao pensar na identidade desse profissional, é preciso entendê-lo como um indivíduo social, responsável pela formação de outros sujeitos, da mesma sociedade, e isso se dá por meio da educação.