Neste caso, só para não confundir, acrescentamos um adjetivo e designamos como lobby saudável todas as ações parlamentares em defesa de grandes temas, como é o caso do cooperativismo.
A Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo do Estado de São Paulo) ganhou uma nova cara nesta nova legislatura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e passou a ser coordenada pelo deputado Barros Munhoz.
Trata-se da mesma Frencoop que, em 2005, sob o comando do então deputado estadual Arnaldo Jardim, aprovou a Lei 12.226/06, que traz respaldo para algumas ações cooperativistas no Estado.
Iniciativas de formação de Frencoops em câmaras municipais de Jundiaí e São José dos Campos, por exemplo, apontam um caminho positivo entre vereadores do interior de São Paulo.
A crença de que é possível fazer um lobby do bem é reforçada porque a Frencoop é resultado da união de deputados de um amplo espectro político, de vários partidos, tendências e opiniões.
É um movimento apartidário, que vai além dos interesses pessoais, em prol de um ideal: a promoção do cooperativismo como modelo de desenvolvimento que comprovadamente gera renda, trabalho e prosperidade para milhões de brasileiros.
Para o sistema cooperativista crescer e desempenhar um papel cada vez maior no cenário econômico, político e social de São Paulo, esperamos continuar trabalhando de maneira transparente para conquistar apoio parlamentar: fazendo o lobby saudável.
Só assim poderemos gerar cada vez mais postos de trabalho, renda e oportunidades, de acordo com nossa filosofia de distribuição eqüitativa de benefícios.
Resumo: Artigo de Del Grande publicado nos jornais Bom Dia Sorocaba e Bom Dia Bauru, no dia 26/10
Edivaldo Del Grande é presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp)