Depois das cooperativas de produtores rurais, de médicos e de crédito, despontam as representantes do setor de software livre - que utilizam a plataforma Linux. Trata-se de cooperativas compostas por profissionais do setor de tecnologia da informação, que desenvolvem soluções com código livre.
A renda dessas cooperativas não tem origem na comercialização dos programas criados - cujo código é aberto aos interessados -, mas na prestação de serviços. Elas cobram pelos treinamentos, instalações e suporte para esses aplicativos.
A pioneira do Brasil no segmento é a Solis - Cooperativa de Soluções Livres, de Lajeado (RS), criada em 2003 por funcionários do Centro de Processamento de Dados da universidade gaúcha Univates. Hoje, a Solis tem 24 cooperados, incluindo funcionários, professores e alunos da instituição de ensino. "Nós elaboramos um sistema de gestão acadêmica, o 'Sagu', dentro da Univates e outras empresas começaram a nos procurar para instalá-lo. Só que a instituição não vende softwares, vende ensino.
Então, com o apoio da Univates, resolvemos formar essa cooperativa", conta Marcone Theisen, diretor comercial da Solis. Além do Sagu - que já está na segunda versão -, a cooperativa já desenvolveu um sistema de gestão de biblioteca, chamado de Gnuteca, e uma plataforma para programação de novos softwares, batizada de Miolo. Esses dois produtos terão novas versões lançadas em 2007. "No ano passado, atuamos em 15 Estados do Brasil e temos boas expectativas para 2007 com o Sagu 2", projeta Theisen.
Além da Solis, há outras três cooperativas do gênero no Brasil: a Sintectus (GO), a Colibre (BA) e a Tecnolivre (MG). Representantes das quatro associações estarão em Porto Alegre, em abril, para apresentarem seus cases durante o 8º Fórum Internacional de Software Livre - "fisl 8.0", no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do RS. A reunião também tem objetivo de integrar as quatro cooperativas e consolidar uma rede de relacionamento entre elas - a "Rede Três Mosqueteiros - um por todos e todos por um".