Política

SALVADOR 476 ANOS: MORADORES DA PEDRA DO SAL PEDEM SOS POR ÁREA VERDE

Vereadores da oposição participaram da manifestação
Tasso Franco ,  Salvador | 31/03/2025 às 12:20
Abraço simbólico na tentativa de salvar a praça
Foto: Albenisio Fonseca


 Na manhã de sábado (29), aniversário de Salvador, entre muitas programações, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da Bancada da Oposição na Câmara Municipal, particiou do abraço simbólico à escultura Deusa Ifá, do artista plástico Carlos Bastos, na praça que leva o nome dele, na Pedra do Sal, entre Itapuã e Stella Maris. A manifestação, que reuniu moradores, lideranças de entidades e coletivos, políticos e artistas, foi convocada para denunciar a tentativa da prefeitura leiloar o espaço, uma das áreas verdes desafetadas e colocadas à venda por meio de leilão.

"Temos que unir forças e lutar contra essa desafetação de áreas verdes, que ameaça a qualidade de vida em toda a cidade. Além dessa praça, que é ocupada pela comunidade e tem que ser preservada, e o prefeito não pode dizer que não serve pra nada, como ele falou em relação à encosta do Morro Ipiranga, porque ele só pensa na arrecadação, temos muitas outras áreas ameaçadas", frisou Aladilce. E anunciou a formação do movimento SOS Áreas Verdes para unificar a luta. A vereadora defendeu, também, a necessidade do município avançar no plano de regularização fundiária, para reduzir as desigualdades sociais.

A manifestação foi organizada pela Associação de Moradores da Pedra do Sal, que mantém a Praça Carlos Bastos, onde todos os sábados funciona a Feira da Horta, em parceria com o Movimento Essa Praça Também é Sua, Coletivo Stella Maris, Fórum Permanente de itapuã, Insituto de Permacultura, MyPhantomToy, Associação Stella4Praias e outros coletivos.

O monumento está em processo de tombamento pelo Iphan, provocado pelo Coletivo Ativista, que também participou do ato. A presidente da Funarte, Maria Marighella, compareceu e reafirmou seu apoio ao movimento, assim como o deputado estadual Marcelino Galo (PT) e os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Hamilton Assis (PSOL). O artista plástico Ives Quaglia levou para o ato as esculturas da baleia e do polvo, atrações já tradicionais na Festa de Itapuã. Houve também plantio de mudas, roda de capoeira e apresentações musicais.