Veja quais foram as homenageadas pela Câmara Municipal de Vereadores
Tasso Franco , Salvador |
31/03/2025 às 19:16
Noite de gala
Foto: BJÁ
O Centro de Cultura da Câmara de Salvador foi palco da quarta edição do Prêmio Mulher Notável, na noite de sábado (29). O evento vem se consolidando como um importante reconhecimento às mulheres que fazem a diferença na sociedade. Conduzida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação, a premiação homenageou mais de 20 mulheres que se destacam em diversas áreas.
Durante a cerimônia, Ireuda Silva ressaltou o significado do prêmio e a importância de reconhecer trajetórias de luta e superação: “O que significa ser uma mulher notável? O reconhecimento. Destacamos mulheres que não chegaram onde estão por acaso ou por aparência, mas porque lutaram e superaram obstáculos. O Prêmio Mulher Notável é um incentivo para outras mulheres e uma forma de mostrar ao mundo a força que temos. Estamos aqui para fazer a diferença no nosso país, e é isso que fazemos.”
A vereadora também enfatizou a luta contra as desigualdades e a resistência feminina diante do machismo e do patriarcado. “Para mim, como mulher periférica, é uma honra realizar um evento como este, um sonho que tenho desde criança. Lutamos muito para que esse reconhecimento aconteça, pois ainda enfrentamos o machismo e o patriarcado, que tentam nos impedir de avançar. Mas seguimos a passos largos”, disse Ireuda.
A noite foi marcada por discursos emocionantes, como o da diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), Cintia Maria, que dedicou seu prêmio às mulheres negras de sua família. “Eu venho de uma linhagem de mulheres negras que, com muita dignidade e trabalho, transformaram desafios em possibilidades. E é isso que me guia e tem orientado minha trajetória à frente do Muncab. Dedico esse prêmio à minha mãe, Jane dos Santos, à minha avó, Cadu Dona Maria, à minha companheira, Janine Coelho, e a todas as mulheres que diariamente lutam para combater o racismo, o machismo e o sexismo”, disse.
A terapeuta integrativa Djane Santiago também expressou sua gratidão: “Agradeço à minha mãe, Raimunda, à minha tia, Janilda, à minha sobrinha, Alice, e a todas as mulheres que passaram pela minha vida e fizeram de mim quem sou hoje. Muito obrigada.”
Emoção
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega do prêmio à médica Ana Carolina, que ajudou a vereadora Ireuda Silva a superar um grave problema de saúde. Ireuda compartilhou sua experiência pessoal e a importância do acolhimento recebido pela profissional. “No dia em que recebi o resultado negativo da doença, Cristo estava por perto. Mas antes disso, houve momentos difíceis. Muitas vezes eu chegava para ela e dizia: ‘Estou muito mal, estou muito desanimada’. E ela me abraçava com muito carinho, muito cuidado, muito zelo. Saía dali confiante, porque ela me dizia: ‘Você vai vencer’”, relembrou Ireuda.
Ana Carolina também falou sobre seu compromisso com a medicina e a saúde das mulheres: “Procuro entender cada paciente que atendo, sua vida, seus desafios e o que podemos fazer para garantir qualidade de vida. Meu propósito é cuidar de pessoas. Dedico esse prêmio à minha família e ao meu pai, a quem tive a oportunidade de cuidar com muito carinho durante sua batalha contra o câncer. Eles me ensinaram desde pequena que devemos fazer tudo com amor, respeito e propósito”.
Confira a lista de premiadas:
Adriana Meirelles
Ana Caroline – esteticista
Ana Cidreira - major PM
Cátia Milena - jornalista (TVE Bahia)
Cintia Maria - diretora Muncab
Debora Santana – vereadora
Djane Santiago - médica
Eulina Araújo – CGM
Eurany Mangueira
Jamile Oliveira - enfermeira
Josy Nascimento - psicóloga
Juliana Lisboa - jornalista (TVE Bahia)
Kesley Jordana - escritora
Laura Cristina - representante comercial
Licia Fontenele - jornalista (TV Aratu)
Paulyane Araújo - repórter (Record Bahia e Baiana FM)
Rosangela Rodrigues - cabeleireira
Sheila Valverde - empreendedora
Talita Flor - empreendedora
Uelza Mel – nutricionista
Vanessa Mesquita - marinha