Salvador recebe 200 mil doses de vacina contra gripe
Tasso Franco , da redação em Salvador |
01/04/2025 às 19:08
Deputados analisam a seca
Foto: Vaner Casaes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. “A situação já é de gravidade com a estiagem prolongada. Em alguns lugares, notadamente na região de Irecê e em parte da Chapada Diamantina, a perspectiva é de que as chuvas só ocorrerão no final deste ano. Temos que garantir a segurança hídrica da população e tomar providências para diminuir os efeitos danosos da seca, principalmente para os pequenos agricultores ”, alertou a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputada Ivana Bastos, ao participar, na tarde de hoje (1º.04), de reunião com o secretário de Relações Institucionais (SERIN), Adolpho Loyola, para debater e tomar providências contra a estiagem que assola parte do território da Bahia.
2, Segundo dados de diversos órgão que tratam da questão climática, esta é a pior seca enfrentada pela Bahia desde 2017 – quando 218 dos 417 municípios foram declarados em situação de emergência por estiagem, afetando 4,1 milhões de pessoas durante cinco anos. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faeb) já detectou que atualmente a produção informal de leite diminuiu mais de 50%, enquanto setores como apicultura, café, banana, cebola e caju enfrentam perdas significativas. O plantio de milho e feijão está comprometido em diversas regiões.
3. Além da presidente Ivana Bastos e do secretário Adolpho Loyola, participaram da reunião Wilson Cardoso, presidente da UPB; o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso; Maria Amélia Matos, diretora-geral do INEMA; os deputados estaduais Robinson Almeida (PT), Eduardo Sales (PP), Raimundinho da JR (PL), Ricardo Rodrigues (PSB) e Luciano Araújo (Solidariedade); e os prefeitos de Lençóis, Vanessa Senna; Mateus Machado, de São Gabriel; e Lucas Tadeu de Oliveira, de Souto Soares.
4, Mantendo o seu compromisso de decidir os destinos do Legislativo baiano de forma compartilhada, a presidente Ivana Bastos realizou mais uma reunião com todos os membros da Mesa Diretora da Casa. Depois, comandou a aprovação, na sessão ordinária desta terça-feira, de quatro Projetos de Lei — um de autoria do Poder Executivo e três apresentados por deputadas.
5. O PL 25684/2025, do Executivo, autoriza a concessão de subvenção econômica às empresas de transporte rodoviário metropolitano de passageiros, que realizem integração como Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas - SMSL, pelo prazo máximo de um ano, na forma definida no ato concessivo do benefício.
6. O PL 25719/2025, da deputada Ivana Bastos, cria o Estatuto da Mulher Parlamentar e ocupante de cargo ou emprego público no âmbito do Estado da Bahia, com a finalidade de dispor sobre os mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e qualquer outra forma de violência política contra mulheres, para assegurar o pleno exercício dos seus direitos.
7. Já o PL 25114/2023, da deputada Ludmila Fiscina (PV), institui a Politica Estadual de Conscientização da Segurança e Educação para o Trânsito e Convivência Harmônica entre os meios de transportes terrestres de veículos automotores e ferroviários utilizados para o deslocamento de pessoas e cargas, no âmbito do Estado da Bahia, com o objetivo de promover a segurança no trânsito, a redução de acidentes e o respeito mútuo entre os diferentes modais de transporte. Finalmente, o PL 24680/2022, de autoria da deputada Olívia Santana (PCdoB), denomina o Restaurante Popular da Liberdade, "Restaurante Popular Alaíde do Feijão", em homenagem à famosa quituteira da Bahia.
****
8. Para reforçar a prevenção contra a gripe, Salvador recebeu na tarde desta terça-feira (01/04) 191 mil novas doses do imunizante. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi iniciada há uma semana na capital baiana e já protegeu 28 mil soteropolitanos.
9. A vacina está disponível em 160 postos espalhados por toda a cidade, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08h às 16h. Para acesso à dose, basta apresentar documento oficial de identificação com foto e cartão sus.
10. O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, destaca a importância da prevenção. “Estamos realizando essa intensificação nos antevendo a chegada do frio. Por conta da baixa umidade, o outono e o inverno são as épocas com maior incidência de gripe porque oferecem condições propícias para a sobrevida e transmissão do vírus, facilitando a disseminação das doenças respiratórias.
11. Quanto maior a cobertura de vacinados menor é a circulação do vírus na cidade e menores são também os riscos de complicações, internamentos e mortes decorrentes da gripe. Por isso, compareça aos nossos postos de saúde e garanta sua dose de proteção”, pontuou.
12. Estão aptos para a campanha de vacinação 19 grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; povos indígenas a partir de 6 meses; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores; idosos; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) e quilombolas.
13. Os interessados em ingressar no Ensino Superior têm a última chance para garantir uma vaga no curso preparatório do Programa Universidade para Todos (UPT), oferecido gratuitamente pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com universidades públicas da Bahia (UNEB, UESC, UEFS, UESB, UFBA UFRB, UFSB e UFOB).
14. As inscrições se encerram nesta quarta-feira (2) e devem ser feitas pelo site upt.educacao.ba.gov.br. Este ano, o programa oferece 20.110 vagas distribuídas em 218 municípios e 358 polos de funcionamento. Este ano, o governo estadual está investindo R$ 18 milhões no programa.
15. Podem participar estudantes regularmente matriculados em 2025 no 3º ano do Ensino Médio regular ou suas modalidades correspondentes, bem como alunos do 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na rede estadual. Também são elegíveis os egressos do Ensino Médio das redes estadual e municipais da Bahia. No momento da inscrição, o candidato deve selecionar o município, o turno e a modalidade de aula de sua preferência.
16. A seleção dos candidatos será realizada por meio de um sorteio eletrônico, que ocorre no dia 4 de abril, às 9h, na sede da SEC. As aulas começam no dia 22 de abril e serão oferecidas em três modalidades: presencial, com aulas de segunda a sexta-feira; não presencial, com transmissões ao vivo por plataformas como Zoom e Google Meet; e híbrida, combinando as duas opções anteriores.
17. Os participantes contarão com uma preparação completa para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. A programação inclui aulas de todas as disciplinas do currículo básico, além de aulões especiais, simulados, orientação profissional e oficinas interdisciplinares. O objetivo é ampliar as chances de aprovação dos estudantes, proporcionando uma formação sólida e diversificada.
18. Com praias tranquilas, área de Mata Atlântica preservada e cultura autêntica, o Subúrbio Ferroviário de Salvador é uma boa opção para turistas que buscam fugir dos roteiros convencionais da cidade. Para estimular a procura de visitantes pela região, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem apoiado manifestações artísticas no Centro de Abastecimento de Paripe. Agora, comerciantes e trabalhadores do mercado estão sendo capacitados pelo órgão, para qualificar o atendimento no espaço.
19. O curso teve início, na segunda-feira (31), e segue até maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A primeira turma é formada por 30 alunos, que terão aulas sobre gestão de negócios, marketing digital, exposição de produtos, merchandising, culinária baiana e empratamento, a técnica de dispor os alimentos no prato de forma harmoniosa e atrativa.
20. “Os mercados populares de Salvador são equipamentos gastronômicos, culturais e turísticos, que apresentam o jeito peculiar do baiano e suas tradições. Por isso, temos investido na qualificação desses espaços . Depois de atuarmos na Feira de São Joaquim, chegou a vez do Centro de Abastecimento de Paripe, e estaremos, ainda, no Mercado do Rio Vermelho ”, explicou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
21. Proprietária de uma loja de moda feminina, Gabriela Santos, 29 anos, está motivada para a capacitação. “Quero aprimorar o atendimento e conhecer mais de marketing, para atrair novos clientes e ampliar a rentabilidade do meu negócio, aproveitando o potencial turístico do Subúrbio”, relatou.
22. “Tenho um restaurante e vou me reciclar sobre técnicas de manuseio de alimentos e apresentação dos pratos. Quanto melhor atendemos, mais clientes atraímos”, completou a comerciante Ângela Marques, 65 anos.
23. “Sempre recebemos turistas interessados em conhecer o potencial da região. Por isso, o curso veio em boa hora e deixou os permissionários animados”, finalizou o coordenador do mercado, Jorge Luís Pessoa.
24. Roteiro – O Centro de Abastecimento de Paripe integra o roteiro turístico Sabores e Vivências do Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançado em 2022, por meio de parceria entre turismólogos especialistas na região e técnicos da Setur-BA. Fazem parte da rota, também, o Parque São Bartolomeu, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, o terreiro Ilê Asé Ajunsun Benoy, o Mirante de Plataforma, a Associação Acervo da Laje, o Mosteiro do Salvador, a praia de Paripe e a Área de Preservação Ambiental (APA) Bacia do Cobre.