São discursos antigos que veem desde a República Velha e se intensificou com Lomanto Jr, o governador municipalista
Tasso Franco , Salvador |
28/03/2025 às 19:25
Quinho passa o bastão a Andrade
Foto: UPB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nesta sexta-feira (28), ocorreu a posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2025/2026, em cerimônia conjunta com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O novo presidente da UPB é o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e da FECBAHIA é Sivaldo Rios, prefeito de Capim Grosso. O evento ocorreu na sede da UPB e contou com a presença de prefeitos e prefeitas da Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, parlamentares e demais autoridades.
2. “Vamos trabalhar com o único objetivo que é o municipalismo forte. Vamos realizar os sonhos dos prefeitos, prefeitas e todos aqueles que acreditaram que nós podemos representá-los com honradez, trabalho e determinação. Eu não tenho dúvidas que avançaremos porque nós temos no governo da Bahia e federal amigos de todos os partidos que vamos precisar bater na porta. Só com união é que vamos, juntos, avançar nas pautas municipalistas”, resumiu o novo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso.
3. Quinho Tigre, que transmitiu o cargo ao prefeito de Andaraí, agradeceu a todos que contribuíram com a sua caminhada. “Minha gratidão eterna a cada um de vocês que me deu a chance de estar aqui dentro desta casa. Vocês definitivamente me deram uma oportunidade ímpar de poder demonstrar primeiro a Bahia e depois ao Brasil a força da UPB.
4. “A Bahia hoje é a sede do municipalismo brasileiro, porque são duas agendas importantes”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, que se comprometeu com Wilson Cardoso e Sivaldo Rios em desenvolver um banco de projetos junto com as instituições. “Nós estaremos de mãos dadas em nome dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, completou.
5. De acordo com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a administração municipal é responsável pela capilaridade que o governo federal precisa para desempenhar uma boa gestão. ”Não é possível melhorar a educação ou a saúde no país se o prefeito ou prefeita não estiverem engajados”, explicou.
6. O senador Jaques Wagner, que está em viagem com o presidente Lula ao Vietnã, foi representado por sua esposa, Fátima Mendonça, natural de Andaraí. Ela reforçou que “Wilson é sinônimo de luta municipalista”. Mesmo longe, Wagner enviou uma mensagem especial.
7. “Desejo muita sorte e trabalho para você, Wilson, e Sivaldo também, que estão tomando posse hoje. Eu tenho certeza que vocês vão fazer um belo trabalho”, disse. Na sequência, o presidente Lula também saudou o novo presidente da UPB. “Pode contar com o governo federal, levar demandas porque lá na presidência você vai ter um amigo dos prefeitos. Boa sorte que Deus te ajude”.
8. “Wilson fez uma construção importante para que houvesse o entendimento e por unanimidade se fizesse hoje uma eleição com todos os prefeitos e prefeitas reunidos. Pela primeira vez, são 417 prefeitos unidos pela causa municipalista e eu estou no senado federal para auxiliá-los”, resumiu o senador, Otto Alencar. Mesma linha seguida pelo senador Ângelo Coronel.
9. A coordenadora da bancada da Bahia na Câmara, a deputada Lídice da Mata, reforçou que “a relação da bancada federal com os prefeitos do estado tem sido de solidariedade total em todas as questões que dizem respeito a fortalecer os municípios”. O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, desejou tudo de melhor para os empossados e se colocou à disposição “para que a gente possa caminhar na solução dos problemas”.
'0. Antes de transmitir o cargo, o presidente em exercício da FECBAHIA, Thiancle Araújo, agradeceu a todos que contribuíram para sua gestão. Araújo também falou sobre o novo desafio de ser superintendente da UPB, neste novo biênio. “Será um prazer estar ajudando o municipalismo. Quero agradecer a Wilson pelo convite e dizer a todos os prefeitos e prefeitas que estarei aqui à disposição entregando a experiência de minha vida”, concluiu.
11. Novo presidente da FECBAHIA, presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios. “É uma alegria enorme estar aqui hoje como presidente de consenso. Houve na realidade diversas candidaturas querendo trabalhar pela Bahia e consórcios públicos O entendimento político, de convencimento, a gratidão e o carinho dos prefeitos que pleiteavam disputar a federação foi importante”
12. Nova diretoria da UPB -Além do presidente Wilson Cardoso, a diretoria executiva é formada por: Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém; e Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá.
18. Já os conselheiros titulares são os prefeitos de Anguera, Mauro Selmo Oliveira Vieira; Cocos, Clewton Domingues de Souza; Jussara, Taciano Mendes da Silva; Uaua, Marcos Henrique Lobo Rosa; e Araci, Maria Betivania Lima da Silva. Os cinco conselheiros suplentes são gestores de: Alcobaça, Givaldo Muniz; Itatim, Daiane Silva dos Anjos; Aporá, Carine Dantas de Menezes; Sobradinho, Regis Cleivys Sampaio Bento; e Wanderley, Camargo Antônio Pinto Crisóstomo.
19. Diretores regionais e operacionais - O primeiro ato de Wilson Cardoso como presidente da UPB foi realizar a assembleia para alteração do estatuto da entidade, o que permitiu a criação de diretorias regionais e operacionais para atuar no diálogo e articulação a favor dos municípios em áreas específicas da gestão pública.
20. “Nós fizemos uma reforma estatutária onde, sem dúvida nenhuma, ficou a melhor reforma das associações Brasil. Pensamos em tudo, trocamos ideias, discutimos com prefeitos e prefeitas, depois enviamos no email de todos, demos sete dias para eles se manifestarem para aí a gente poder aprovar aqui essa reforma. Com isso vocês me deram a oportunidade de ter uma diretoria robusta de prefeitas e prefeitos comprometidos”, explicou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.
21. Os novos diretores da UPB são:
Diretoria Regional
Diretor Regional Norte, Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz de Azevedo Junior;
Diretor Regional Leste, Prefeito de Entre Rios, Manoelito Argolo dos Santos Junior;
Diretor Regional Oeste, Prefeito de Santa Maria da Vitória, Antônio Elson Marques da Silva;
Diretor Regional Sul, Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias;
Diretoria Operacional:
Diretora das Mulheres Municipalistas, Prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves tavares;
Diretor de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial, Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus;
Diretor de Municípios de Pequeno Porte (até de 22 mil habitantes), Prefeito de Ipecaetá, Elcydes Piaggio de Oliveira Júnior;
Diretor de Municípios de Porte Médio (de 22.001 a 100.000 habitantes), Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro;
Diretor de Municípios de Grande Porte ( a partir de 100.001 habitantes), Prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano;
Diretor de Projetos, Prefeito de Inhambupe, Hugo Cavalcanti Reis Simões;
Diretor de Comunicação, Prefeito de Alagoinhas, Gustavo Augusto De Souza Carmo;
Diretora de Serviços, Prefeita de Mucugê, Ana Olimpia Hora Medrado;
Diretor de Relações Institucionais e Governo, Prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro;
Diretor Parlamentar, Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana;
Diretor das Entidades Municipalistas, Prefeito de Riachão do Jacuípe, José Carlos de Matos Soares;
Diretora da Saúde, Prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina batista silva morais sampaio;
Diretor de Segurança Pública, Prefeito de Paramirim, João Ricardo Brasil Matos;
Diretor da Juventude, Prefeito de Saubara, Felipe Suzart da Silva;
Diretor de Educação, Prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo Bispo da Conceição Dos Anjos;
Diretor de Meio Ambiente, Prefeito de Cairu, Hildécio Antônio Meireles Filho;
22. Fé, caridade e esperança marcaram a sessão especial 'Fraternidade e Ecologia Integral', tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O evento, realizado nesta sexta-feira (28), reuniu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia irmãos e irmãs que compartilham a crença na construção de um mundo mais justo e sustentável.
23. De autoria da deputada Maria del Carmen, em parceria com o deputado Marcelino Galo, a sessão teve como objetivo refletir sobre a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente, a necessidade de uma mudança de consciência e a importância do cuidado com a criação e com os mais vulneráveis. O tema, que integra a Campanha da Fraternidade 2024, traz como lema a passagem bíblica: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
23. “A Campanha da Fraternidade nos oferece a chance de transformar não apenas estruturas, mas também corações. É uma oportunidade de semear a conversão ecológica nos nossos lares, escolas, igrejas, parlamentos e governos. Porque sem cuidado, não há futuro”, afirmou a deputada Maria del Carmen.