MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Veja bem como anda a saúde da carne consumida no interior da Bahia: a cidade de Itapetinga, símbolo nacional da produção deste produto, viu fechar um frigorifico regional ultra moderno, devidamente habilitado pelos órgãos fiscalizadores, porque não havia quem o utilizasse para abate dos animais. Os magarefes achavam as taxas para matança altas e "derrubaram" o frigorífico praticando a matança clandestina.
2. Diante da falta de inspeção sanitária, os magarefes retalham e vendem nas feiras livres emercados públicos, ainda aproveitando as chamadas "partes condenadas", - tripas, bofes, etc. Tudo isto acontece em virtude de inexistir, inexplicavelmente, fiscalização da vigilância sanitária municipal, ADAB e MP, levando de roldão a demissão de 80 funcionários.
3. Imagine quem se na "Capital da Pecuária" procede-se assim, o que não ocorre nos ditos grotões...
4. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa salvou o mandato do deputado Rogério Andrade (ex-DEM, hoje no PSD), o qual foi apontado como um dos maiores ausentes na Casa, em 2011, considerando a inconstitucionalidade da arguição do ex-deputado Gabam.
5. Agora, o assunto vai à Mesa Diretora da Casa, que deve manter o parecer da CCJ. De toda sorte, Rogério está mais presente na Assembleia, em 2012. Quem tb retornou com maior presença foram as deputadas Fátima Nunes e Neusa Cadore, ambas do PT.
6. A avenida Otavio Mangabeira, no trecho de Placafor, teve o seu passeio e alvenaria de sustentação destruída por uma chuva de outubro passado e, até hoje, não foi providenciado nenhum conserto.
7. Quem avisa amigo é: quando chegar o período de inverno, é quase certo que toda a pista será destruída, impedindo o trafego na área, causando sérios transtornos no já caótico trânsito de veículos.
8. Por falar em chuvas, não custa nada perguntar onde estão os serviços, que sempre foram feitos, de prevenção de alagamentos, com a drenagem dos canais e rios que cortam a cidade? Depois vão chorar por causa das tragédias sem colocar a carapuça de culpados...
9. Muita gente se ouriçou com a declaração da ministra Eliana Calmon sobre colocar ordem e transparência no pagamento dos precatórios do Estado e PMS, pois a fila é grande e o montante estrondoso. Precatorio é a divida proveniente de ação judicial transitada em julgado contra os entes federativos.
10. Imagina-se que somente contra o Estado da Bahia existam um total de R$ 9 bilhões, principalmente os oriundos de obras do DERBA e do extinto COPEC que datam dos anos 1970, além dos provenientes de obras de construção de estradas no Governo Nilo Coelho, não reconhecidas pelo sucessor ACM.
11. Se for para valer a disposição de começar a pagar, o caixa estadual vai ficar vazio. Já a PMS vai declarar falência..
12. Secretário Carlos Martins, Sefaz estadual, apresenta nesta quarta-feira, pela manhã, na Assembleia Legislativa, balanço do último quadrimestre do ano de 2011.
13. A Prefeitura de Salvador reabriu o Mercado do Peixe, em Itapuã, de forma precaríssima e arriscada, fazendo o escoramento da laje que ameaça desabar com ripas sem qualquer condição de suportar qualquer sacolejo.
14. A decisão de reabrir desta forma foi capitaneada por um ex-vereador e candidato a retornar a Câmara, para atender a pressão de dois concessionários que possuem 18 boxes de um total de 26. Muitos habitués estão evitando o local, com medo de novo acidente, o que não resulta em serventia nenhuma para os que vivem daquela atividade.
15. O Ministério Público deveria olhar isto com maior atenção, pois envolvem perigo para vidas humanas.
19. Com a substituição de Afonso Florense por um deputado gaúcho, o Rio Grande do Sul praticamente enfeixa as políticas públicas para a agropecuária brasileira, já que a pasta da Agricultura está em mãos de outro parlamentar do Estado.
20. Por que isto, se o grande celeiro nacional de commoditys exportáveis se encontra no eixo Centro-Oeste/nordeste, tendo atingido, em 2011, o índice de 51,1% do total produzido no País, segundo dados do último levantamento do IBGE?
21. Além disso, o potencial de aumento da área plantada nessas novas fronteiras poderá, em anos futuros, chegar a mais de 10 milhões de ha, cerca de 20% do total cultivado hoje.
22. Outro fator positivo para as novas regiões agrícolas é a crescente produtividade, o que representa o uso de menor porção de terra para alcançar resultado semelhante, sendo que, por exemplo, aqui na Bahia o índice de produção de soja foi de 3.360 kg/ha, o maior do Brasil, enquanto que no RS ficou, em apenas, 2.845 kg.
23. Para este, ano a previsão mostra uma diferença bem maior, com a safra baiana alcançando 3.180 kg e a gaúcha, pouco menos da metade: 1.970 kg.
24. Ainda pode-se argumentar que, segundo especialistas em meteorologia, o clima no estado gaúcho está se modificando, com sucessivas secas nos períodos da produção, o que não ocorre nas novas fronteiras cuja incidência de chuvas são praticamente cronometrada.
25. Some-se a isso tudo, o esforço que a União vem fazendo para montar infraestrutura de logística destinada ao escoamento da safra através de ferrovias, como a Norte Sul, a FIOL e a Transnordestina, e portos modernos, podendo ser citados o Porto Sul (BA), Suape (PE), Pecem (CE) e São Luis (MA).
26. Mas, paciência, o pode governamental está nos pampas.
27. A tese do PTB é fantástica: aumentar o IPTU para os mais ricos e resolve-se o problema da Prefeitura de Salvador. Tese velha, mas sempre eficiente. Mais imposto, mais dinheiro em caixa.
28. Do deputado Marcelino Galo (PT): "Nunca vi tanto deputado de oposição com paixão por Pernambuco, isso deve ser por falta de conhecimento do que acontece na Bahia".
29. Parece que o município de Vitória da Conquista inspira os políticos para promover o emancipalismo, pois, em tempos pretéritos, o ex-deputado Coriolano Sales se notabilizou nesta vertente. Agora surge o deputado federal Valdenor Pereira querendo mudar a legislação federal para viabibilizar a emancipação duma penca de distritos do Sudoeste.
30. Quando se vê municípios da região, como Ribeirão do Largo, Potiraguá, Caetanos e outros perdendo 50% da população, vem esse movimento para criar outros "triângulos da miséria" para socializar a fome e inviabilizar os municípios-mãe.
31. O deputado Carlos Geilson saiu-se com esta na Assembleia, hoje: "O governador da Bahia vai ganhar o Ministério Pró-Viagem de Avião" (MPVA). É cada coisa que acontece!
32. A ganância entre as empresas concessionárias de rodovias é tão grande que a BahiaNorte, que administra a estrada da Base Naval não recupera o pavimento da alça de acesso a BR-324, dizendo que é de competência da ViaBahia e vice versa.
33. Como uma deve obrigações ao Estado e outra a União vão se esquivando e o pobre contribuinte sofrendo...
34. Tem um slogan circulando nos carros que diz: Candeias tem jeito. Deve ser do secretário Carlos Martins que é nome novo naquela praça, pois os demais postulantes já são demais conhecidos.
35. Parece que mais uma lagoa da Paralela vai sumir: tem inúmeras máquinas limpando o fundo da que fica dentro do terreno da Unijorge que foi totalmente esvaziada.
36. Por falar em Paralela, aviso aos navegantes que a utilizam diariamente nos horários de pico: não adianta desviar para utilizar como alternativa a orla, pois esta vive constantemente congestionada.
37. A solução para quem se destina ao centro histórico ou cidade baixa é buscar alcançar a avenida Gal Costa e usar a estrada das Barreiras ou BR-324 para chegar a Via Expressa ou Bonocô.
38. Outra coisa que já foi cobrada inúmeras vezes neste BJÁ e sente-se cada mais a sua falta é uma ligação da avenida Luis Eduardo com a BR-324, cujo projeto tem 8 anos de elaborado e nada de se executar, apesar de seu baixo valor.
39. E o monumento da paz emoldurado por kombis velhas soltando os pedaços na Avenida Paralela é único no mundo. Uma coisa de mau gosto sem precedentes na história da cidade.
40. Do deputado Joseildo Ramos (PT): "A Bahia avança em várias direções e ter ou não ter ministros é irrelevante".
41. Ah! O Rasta do Pelô adoraria ser ministro. Até esse Ministério que Geilson inventou o MPVA ele toparia ser titular.
42. O Lobisomem de Serrinha ficou chateado comigo porque não levei-o para comer o bode com ervas no convento do frei, em Feira. Dá próxima v vai marrento.