MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Completa-se um ano em que ACM Neto foi releito prefeito de Salvador. A reeleição mais fácil que teve no Brasil. O democrata obteve 73,99% dos votos válidos, 982.246 votos; Alice Portugal (PC do B), obteve 14,55% dos votos, Pastor Sargento Isidório (PDT), com 8,61% dos votos, Claudio Silva (PP) com 1,46%, Fábio Nogueira (PSOL), que teve 1,04%, Célia Sacramento (PPL), com 0,23% e Da Luz (PRTB), que teve 0,13%.
2. Na época, em coletiva, afirmou que vai honrar cada voto recebido. "Eu posso garantir que vou procurar aperfeiçoar mais o meu governo. Saio deste domingo com um peso muito maior de responsabilidade nas minhas costas e vou trabalhar incansavelmente para honrar cada voto que recebi", disse.
3. Um ano depois, de fato, o prefeito vem mantendo a promessa em dia e tornou-se o único nome capaz de competir em condições de igualdade com o governador Rui Costa (PT), na eleição governmental de 2018. Natural, pois, que seja o candidatao da oposição ao atual governo petista que já comenda o estado desde 2007. Ao que tudo indica deverá passar o governo para Bruno Reis (PMDB) e enfrentar essa parada.
4. Ambos, Rui e Neto, aos olhos da população fazem governos bem avaliados, sobretudo sustentados numa vigorosa propaganda. E ambos terão o que mostrar no programa eleitoral da campanha e o que pretendem fazer adiante. O ponto vulnerável de Rui é a segurança que se deteriorou bastante nos últimos anos, a Bahia tornando-se um estado muito violento; e o ponto fraco de Neto é a exploração que se fará dando contra de que é prefeito da Orla Atlântica.
5. A campanha será politizada e o trunfo de Rui se sustentará numa provável candidatura de Lula. Em sendo Lula candidato, Rui crescerá e se tornará muito poderoso. Não sendo Lula, Rui perde espaço. Neto deve ser associado a Michel Temer e certamente integrará a camapnha do PSDB/DEM/PMDB ou algo parecido com Alckmin ou Dórea. Óbvio que, Neto se associará de forma mais forte a essa chapa se houver chances de vitória.
6. Tudo muito cedo para especular. Ainda falta um ano para o pleito. O importante agora é lembrar que Neto chega ao sexto ano de governo, na capital; e Rui ao quarto ano de governo, no Estado. A choradeira de Rui, agora, é de que está sendo boicotado pelo governo Temer. Esse tipo de atitude, já vimos misso com LidicexACM não cola.
*******
7. Palco essencial para a difusão das artes da Bahia, em especial para produções experimentais, de pequeno porte, independentes e emergentes, o espaço voltará a ser um equipamento público de ponta, a serviço de agentes culturais e públicos diversos. O investimento total será de R$ 7,5 milhões.
8. "Chegou a hora de iniciar mais uma etapa desse amplo projeto de requalificação do complexo do Teatro Castro Alves. Já entregamos a nova Concha e agora vamos fazer uma nova Sala do Coro para continuar nos orgulhando deste que é um dos principais equipamentos culturais do país", comentou o governador Rui Costa.
9. A Sala do Coro, com capacidade para até 200 pessoas, terá uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento de sua requalificação. Múltiplos arranjos serão possíveis com a instalação de praticáveis móveis, que oferecerão versatilidade cênica para criadores e novas experiências para espectadores, adaptando ao tipo que se desejar – palco italiano, arena, semiarena etc.
10. Intervenções técnicas e de estrutura incluem toda a reformulação da sala cênica e de seu foyer, modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação de acústica e cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins.
11. Equipamento vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o TCA terá a reforma da Sala do Coro fiscalizada conjuntamente entre SecultBA e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
12. Faltando poucos dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e na reta final dos estudos para as provas, que acontecem nos dias 05 e 12 de novembro, as escolas da rede estadual estão promovendo aulões preparatórios. É o caso do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, no Cabula, em Salvador, que convidou professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para a atividade direcionada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, nestas quinta e sexta-feira (26 e 27).
13. Durante o aulão, os professores tiram dúvidas e dão dicas de como os estudantes podem se sair bem nas diferentes áreas do conhecimento, inclusive, na redação. “Os aulões do ENEM já estão na nossa programação anual. Com isso, nós temos um índice de aprovação muito bom.
14. Na atividade, buscamos fazer um apanhado de todos os assuntos que caem na prova, respondemos questões de ENEM anteriores e conversamos sobre os possíveis temas da redação. Aproveitamos também para deixá-los mais tranquilos, relaxados e confiantes”, explica o professor de Geografia, Érico José de Lira.
15. O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, e o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, assinaram, na sala de reuniões da prefeitura, o convênio de cooperação entre o município e o Estado da Bahia que formaliza o início do processo de contratualização para a prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário por meio da gestão associada.
16. Com o convênio assinado, a Embasa continua prestando serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Feira de Santana, enquanto a prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, elabora o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Estudo de Viabilidade Técnica Econômico-Financeira (EVTE), documentos que vão subsidiar o futuro contrato de programa.
17. Em Feira de Santana estão sendo cumpridos todos os requisitos determinados pela Lei Federal nº 11.445/07 para a contratualização. “O convênio de cooperação que assinamos é um dos passos previstos pela lei. O processo agora segue com a elaboração do Plano de Saneamento que vai balizar o Contrato de Programa onde teremos todas as diretrizes para a prestação do serviço”, afirmou o presidente da Embasa, Rogério Cedraz.
18. “Somos parceiros do município e agradecemos a confiança depositada na empresa com o compromisso de continuar investindo para acompanhar o notável crescimento de Feira de Santana”, acrescentou.
19. A Prefeitura anunciou, nesta sexta-feira (27), a venda de dois novos terrenos em Salvador, autorizada pela lei nº 9.233/2017. Um dos terrenos está localizado na Boca do Rio, região central da cidade, a 400 metros do novo Centro de Convenções de Salvador, que será inaugurado em 2019. O terreno tem uma área de 1.028m2 e está localizado na Rua Simões Filho, s/n, sendo ideal para empreendimentos hoteleiros, comerciais e/ou residenciais. O segundo terreno anunciado fica em Piatã, na Praça dos Pássaros, s/n, e tem uma área total de 4.570,36 m2.
20. Os dois terrenos são totalmente planos e estão aptos para serem construídos. As licitações acontecerão dia 29 de novembro, às 10h e às 15h, respectivamente, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Mais informações podem ser obtidas por meio do site da Sefaz ou no site www.terrenos.salvador.ba.gov.br.
16. A Fundação Gregório de Mattos (FGM) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (26) o resultado do edital Arte na TV, voltado para a produção seriada de obras audiovisuais.
21. Na modalidade Animação, as obras contempladas foram Dias de Tempestade, produzida pela Caranguejeira Comunicação e Produção Audiovisual e Cainã, Imagine Studios de Animação. Em Ficção Infantojuvenil, os selecionados foram Hunt, de Diogo Alves Neves de Oliveira e Pequeno Tratado De Pequenas Coisas, da Benditas Projetos Criativos. Os três documentários são Toda Menina Baiana, com produção de Tenda dos Milagres Produções Artísticas e Culturais, Território Negros Salvador, de Fabiana Braz Moron e Iyas Idas - Mulheres na Cozinha, da Giro Produções Culturais.
22. A ação é resultado da parceria entre a FGM e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Produtores audiovisuais e cineastas vão contar com o aporte de R$ 2,25 milhões, distribuídos entre 07 projetos nas modalidades de Animação, Ficção Infantojuvenil e Documentário. Em diálogo e entendimento com representantes do setor do audiovisual baiano, a FGM definiu por um edital que vise otimizar a comercialização e distribuição das produções, atendendo aos critérios e parâmetros da Ancine.
23. “A escravidão de ontem e de hoje” é o tema do debate que será realizado nesta segunda-feira, 30 de outubro, às 18h, no salão nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Os palestrantes serão os professores João José Reis de História e Vitor Filgueiras de Economia, que chamarão a atenção para as conseqüências da Portaria 1129/2017 de 13 de outubro de 2017 do Ministério do Trabalho modificando as regras para fiscalização do trabalho escravo no país e traz novas regras sobre a publicação da "Lista Suja".
23. Filgueiras explica que o debate fará a comparação entre a natureza do trabalho escravo pré-abolição e o atual fenômeno do trabalho análogo ao escravo, conceito que é apresentado sob nova definição pela Portaria 1129/2017. A atividade é organizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH/UFBA), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFBA), Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC/UFBA) e tem apoio da Reitoria.
25. Após receber diversas reclamações sobre o atendimento do Banco do Brasil do município de Esplanada, o deputado estadual Alex Lima (Podemos) tem cobrado melhorias no serviço aos correntistas da cidade. Entre as principais queixas estão atendimento reduzido e falta de dinheiro nos caixas eletrônicos.
26. “Há cerca de seis meses, o Banco do Brasil da cidade tem apresentado diversos problemas. Os esplanadenses não estão conseguindo fazer simples transações bancárias diante das limitações no serviço. Até quando ficaremos nesta situação?”, questionou o deputado.
27. Ainda de acordo com o parlamentar, os idosos que moram distante da sede são os mais prejudicados com o contingenciamento. “Se os moradores da sede sofrem com a falta de atendimento, imaginem os idosos que precisam se descolocar de outras comunidades em busca de uma solução. Espero que a Superintendência do banco na Bahia tome providências e garanta a regularização do atendimento para os esplanadenses. Esplanada é uma cidade de grande potencial turístico e sua população merece respeito”, disse o deputado.