MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (VEJA) Há duas semanas, VEJA revelou os detalhes da extensa delação premiada que o ex-deputado Pedro Corrêa, um dos corruptos mais antigos em atividade no país, firmou com a Justiça. Confessando seus crimes com a autoridade de um decano da roubalheira, que começou a receber propinas na década de 70 e só foi parado pela Operação Lava Jato, Corrêa desnudou as engrenagens da corrupção nos governos de Lula e de Dilma Rousseff, mas fez mais.
2. Além de comprometer figuras de proa da antiga oposição, como Aécio Neves, e da cúpula do PMDB e do governo interino de Michel Temer - como Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha, Romero Jucá e Renan Calheiros - Corrêa escancara de vez o esquema de corrupção montado por pretensos partidos "éticos" da política, os virtuosos líderes de esquerda do PCdoB. O cérebro do esquema de corrupção comunista, diz o delator, era o ex-ministro Aldo Rebelo.
3. Segundo relata Pedro Corrêa no anexo 27 de sua delação, durante o segundo governo Lula, o PCdoB comandou a Diretoria de Produção Habitacional do Ministério das Cidades. Pilotado por Daniel Nolasco, filiado ao PCdoB, o órgão comandava bilionárias verbas do programa Minha Casa Minha Vida. Nolasco, apadrinhado no cargo pelo ex-ministro Aldo Rebelo, operava verbas destinadas a empreiteiras de pequeno porte, que atuavam na construção de casas para a população carente em cidades com menos de 50 000 habitantes.
4. Enquanto cumpria a nobre missão de realizar o sonho da casa própria para famílias humildes, o militante do PCdoB aproveitava para tocar uma agenda clandestina. Nessa função, nada edificante, cobrava propinas das empreiteiras que iriam construir as moradias populares. Segundo Pedro Corrêa, a taxa praticada no esquema de corrupção girava em torno de 10% a 30% do valor de cada casa construída.
5. O golpe era simples: o diretor do órgão, a quem cabia liberar recursos para os empreiteiros e cobrar a propina, tinha uma empresa, a RCA Assessoria. Depois de o ministério fechar o convênio com a empreiteira e repassar o dinheiro para a construção das casas, os empresários corruptos pagavam a propina negociada com o PCdoB para a RCA.
*****
6. Todas as atenções estarão voltadas para a Associação Atlética da Bahia neste sábado (18/06). Lá será palco do lançamento da pré-candidatura de Alice Portugal à prefeitura de Salvador. Pela primeira vez, o PCdoB participará da disputa na capital baiana com candidatura própria.
7. A partir das 9h, reuniremos toda a nossa militância e também os convidados, entre estes, os presidentes municipais do PT (Partido dos Trabalhadores), Marta Rodrigues, e do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Valdemar Oliveira.
8. Estarão presentes também nossos deputados federais, estaduais e vereadores, bem como os pré-candidatos à Câmara Municipal. Será um momento de maior aproximação com os apoiadores e os militantes comunistas, que tanto lutaram para ter cara própria neste pleito.
9. O PCdoB critica tanto o prefeito ACM Neto e vai fazer o lançamento num clube chic da Barra, área requalificada pelo prefeito.
10. O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) elogiou a iniciativa da Rádio Difusora em promover o primeiro debate entre os pré-candidatos a prefeito de Itabuna, marcado para este sábado, às 9 horas, mas disse que seria muito mais produtivo e enriquecedor se todos os prefeituráveis pudessem participar.
11. Pela proposta da emissora, além de Augusto Castro, participam do debate deste sábado os pré-candidatos Antônio Mangabeira (PDT), Davidson Magalhães (PCdoB) e Roberto José (PR).
12. Muito cedo pra esse tipo de dabate. A população ainda não está liagada nas campanhas.
13. Contrário ao Projeto de Lei nº 21.914/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui condições para concessão e manutenção de benefícios e incentivos fiscais ou financeiros relacionados ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), o deputado estadual Fábio Souto (DEM) manifestou sua indignação com a celeridade da aprovação.
14. O PL foi aprovado na última quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa da Bahia, com 34 votos a 16, e nove abstenções.
15. “O setor produtivo que há mais de dois anos passa por uma das crises mais terríveis da história do nosso país, já está algum tempo desempregando. Alguns diversos setores estão fechando suas unidades, o que prejudica a vida dos baianos. Confesso que, em 20 anos de vida pública, nunca vi um projeto ir para votação tão rapidamente como esse. O governo enviou o projeto a esta Casa, de uma hora para outra, em regime de urgência, para votação, e assim foi feito. Ele chegou aqui na segunda-feira, foi votada a urgência, e quinta-feira veio a plenário”, declarou.
13. Foram entregues, nesta sexta-feira (17), pelo Governo do Estado, 55 novas viaturas que vão reforçar as ações de segurança pública e de prevenção à criminalidade no sul da Bahia. Entre os veículos, estão três viaturas com maior poder de tração, velocidade e torque, que serão integradas ao policiamento ostensivo (Rondesp). A entrega aconteceu nas sedes do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Itabuna e do 2º BPM, em Ilhéus.
14. De acordo com o comandante do BPM de Itabuna, major Daniel Riccio Teixeira, “o reforço de viaturas visa o apoio e o estímulo às forças de segurança. Os novos carros trazem mais agilidade ao serviço ostensivo desenvolvido pela nossa corporação”. Além de Itabuna e Ilhéus, também receberam novas viaturas os municípios de Ibicaraí, Mascote, Almadina, São José da Vitória, Santa Cruz da Vitória, Canavieiras, Ubaitaba, Gongogi e Itapé.
15. A partir do dia 1º de julho, os 123 mil moradores dos bairros de Cajazeiras, Valéria e Águas Claras vão contar com uma nova via de acesso à BR 324, obra de mobilidade da prefeitura que vai desafogar o trânsito na região e diminuir o tempo de deslocamento para diversos pontos da cidade.
16. A Câmara Municipal aprovou esta semana o Projeto de Indicação 258/2016, do vereador Gilmar Santiago (PT), para a que o Posto de Saúde do Vale do Matatu tenha o nome da Yalorixá Olga de Alaketu (Olga Francisca Regis).
17. A homenagem, argumenta o vereador, se deve à “importância cultural e religiosa de Dona Olga e é um reconhecimento do papel de destaque como representante do povo negro e dirigente do Terreiro do Alaketu na luta pela preservação das religiões de matriz africana em Salvador”.
18. Olga de Alaketu foi moradora do bairro de Luiz Anselmo e mãe de santo do Terreiro do Alaketu (Ilê Maroiá Láji), em Luiz Anselmo, por 57 anos. Nascida em 9 de setembro de 1925, a sacerdotisa foi iniciada aos 16 anos por mãe Dionísia para a Orixá Iansã.
19. Tornou-se mãe de santo em 1948, aos 23 anos, época em que mães de santo famosas e carismáticas comandavam os principais terreiros de Salvador: Mãe Menininha (Gantois) e Mãe Senhora (Axé Opô Afonjá). Ao todo, iniciou mais de 200 filhos e filhas de santo. A Indicação será encaminhada ao prefeito.
20. Membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal, o vereador Hilton Coelho (PSOL) afirmou que o movimento da categoria e da população em geral conseguiu uma vitória “ao forçar o prefeito ACM Neto a retirar o artigo 9º do Plano Municipal de Educação (PME).
21. Ele fez isso não por vontade própria, mesmo contrariando seu programa de governo apresentado na eleição. Foi forçado pela reação popular e sabia que o movimento em Salvador contra a privatização, apelidada de reformulação, seria maior ou igual a que ocorreu em Goiás e São Paulo. Agora entendo a razão da agressão que sofri de dois membros da bancada governistas, Henrique Carballal (PV) e Joceval Rodrigues (PPS), estavam irados porque, mesmo com a maioria, a votação teve gosto de derrota por não imporem o projeto de forma integral”.
22. O novo mercado municipal do bairro da Liberdade será inaugurado às 9h30min desta segunda-feira (20), com a presença do prefeito ACM Neto, da secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, lideranças locais e diversas autoridades.
23. O local foi construído em substituição à antiga Cesta do Povo (Rua Gonçalo Coelho, s/n, próximo à Feira do Japão), e concentra os conceitos modernos de instalações e acessibilidade que já são marcas desta gestão em equipamentos do tipo.
24. A estrutura de apenas um pavimento e abrigará parte dos comerciantes da antiga Feira do Japão, na Rua Gonçalves Coelho, em frente ao Colégio Duque de Caxias, - que também passa por requalificação e deve ser entregue à comunidade no segundo semestre.
25. O investimento da obra é de aproximadamente R$ 1,8 milhão e o empreendimento conta com 18 boxes para lanchonetes, restaurantes, comércio de carnes e frutos do mar, além de outros serviços. O espaço conta ainda com capacidade para receber 50 barracas desmontáveis para venda de hortifruti.