Economia

TERREMOTO MATA CENTENAS DE PESSOAS EM MIANMAR E NA TAILÂNDIA

Com informações do Bangkok Post
Tasso Franco ,  Salvador | 28/03/2025 às 13:06
Caos absoluto em Mianmar
Foto: Bangkok Post AFP
  Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na Tailândia e na China. A TV estatal de Mianmar, em nota disparada via Telegram, afirmou que pelo menos 144 pessoas morreram e 732 ficaram feridas pelo terremoto desta sexta-feira (28).

Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção em Bangkok (veja mais abaixo), onde equipes de resgate iniciaram buscas por 117 desaparecidos nos escombros; nenhum deles havia sido encontrado até a última atualização desta reportagem. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade, diz o governo tailandês.

 BANGKOK POST
 Uma nuvem de poeira e detritos em forma de cogumelo varreu as ruas do norte de Bangkok na sexta-feira, enquanto moradores em pânico corriam para salvar suas vidas depois que um arranha-céu em construção desabou após um forte terremoto.

O canteiro de obras de um novo prédio governamental de 30 andares rapidamente se transformou em um cenário de desastre, com pessoas pulando em carros para escapar ou gritando enquanto fugiam a pé.

Trabalhadores com capacetes e jaquetas laranja de alta visibilidade foram engolidos pela poeira quando a pilha de concreto caiu, com dezenas que não conseguiram escapar presas sob os escombros.

Os socorristas no local do colapso foram ofuscados por um enorme monte de escombros e suportes de metal emaranhados, a poucos metros do movimentado Mercado Chatuchak.

Oitenta e uma pessoas ficaram presas nos escombros e três foram confirmadas mortas, disse o vice-primeiro-ministro Phumtham Wechayachai na tarde de sexta-feira.

O Centro Narenthorn do Instituto Nacional de Medicina de Emergência relatou às 18h40 que um total de 68 pessoas ficaram feridas, cinco delas em estado crítico. Elas foram enviadas para sete hospitais na área.

Um relatório disse que havia cerca de 400 pessoas trabalhando no canteiro de obras, tanto trabalhadores tailandeses quanto estrangeiros. Os feridos estavam sendo transportados para hospitais próximos em Bangkok.

O edifício, localizado em um terreno de 11 rai na Kamphaeng Phet Road, estava sendo construído para o State Audit Office, disse o vice-auditor-geral Sutthipong Boonnithi, que estava presente no local.

O trabalho começou no edifício de 2,1 bilhões de bahts em 2020 e estava 30% concluído. A construção atingiu seu andar mais alto.

O principal contratante do projeto é a ITD-CREC, uma joint venture entre a Italian-Thai Development Plc e a China Railway No 1 (Tailândia). As inspeções foram de responsabilidade de uma joint venture composta pela PN Synchroniz, W and Associates Group e KP Consultants and Management, disse o Sr. Sutthipong.

O Sr. Phumtham disse que o evento sísmico de sexta-feira foi sem precedentes em Bangkok nos últimos 100 anos e exigiria um acompanhamento extensivo.

“Pesquisas terão que ser conduzidas em hospitais, escolas e templos para ver se há rachaduras ou estruturas não seguras que correm risco de desabar”, disse ele.

“Bangkok é uma preocupação porque o terreno é lamacento e vulnerável. Inspeções preliminares descobriram que há vários pontos onde os edifícios têm rachaduras.” (A história continua abaixo)

MIANMAR

Fileiras de feridos estavam do lado de fora do departamento de emergência do hospital de 1.000 leitos na capital de Mianmar, Nay Pyi Taw, na sexta-feira, alguns se contorcendo de dor e outros em choque após um forte terremoto.

Uma série de vítimas foi levada ao hospital — algumas em carros, outras em picapes e outras carregadas em macas, seus corpos ensanguentados e cobertos de poeira.

"Esta é uma área de vítimas em massa", disse um funcionário do hospital, enquanto conduzia os jornalistas para longe da área de tratamento.