MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) está em fase de liberação de quatro alvarás para as empresas MRV e Tenda implantarem empreendimentos imobiliários nas proximidades da Avenida Luiz Viana (Paralela), o que pode gerar 6 mil novos postos de trabalho, em investimentos que ultrapassam R$1,2 bilhão.
2. “O setor imobiliário começou a reagir agora, voltando a crescer depois de três anos de baixa. Estamos bem otimistas nos mercados onde atuamos. A nível nacional, em termo de receita, crescemos pouco mais de 15% e batemos recorde de vendas, comparando 2017 com 2016”, conta o diretor comercial da MRV, Yuri Chain. A construtora lançou no ano passado três empreendimentos na capital baiana.
3. Chain acredita que o macroprograma Salvador 360 tem estimulado a atração de investimentos e geração de novos empregos na capital baiana - fatores responsáveis não só pela queda da taxa de desempregados mas pelo aumento das vendas de unidades residenciais.
4. “É um projeto que movimenta a economia da cidade. Queremos estar num ambiente onde o mercado imobiliário esteja crescendo com dinâmica boa. À medida em que as pessoas têm mais renda e menos medo de perder o emprego, elas têm mais confiança de contratar um financiamento imobiliário, por exemplo”, pontua.
5. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgados pelo IBGE na semana passada, demonstram que Salvador ocupa a posição de terceira maior capital em número de pessoas empregadas, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a taxa de desocupação caiu de 16,5% para 13,6% no comparativo com o quarto trimestre de 2016.
6. As melhoras no número de pessoas inseridas no mercado de trabalho também foram percebidas por outras áreas produtivas. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Carlos de Souza Andrade, lembra que Salvador recebeu um volume bastante satisfatório de turistas entre o final do ano passado e Carnaval, ajudando a alavancar o setor hoteleiro e as contratações para o comércio.
7. A ocupação de leitos chegou a bater 96%. “Entendemos que o Salvador 360 é uma medida acertada, que melhorou tanto o serviço quanto o turismo. A cidade com mais gente movimenta o comércio”, disse.
8. Vale lembrar que a partir de junho Salvador vai receber a instalação da sede da telecobrança do Banco do Brasil, no Cabula, gerando outros 3,5 mil empregos formais. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Simm) já iniciou recrutamento para selecionar os trabalhadores que irão atuar na unidade.
9. Além disso, será implantado no município um Polo de Formação de Mão de Obra para Profissionais de Call Center, ação realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que visa reduzir os custos de capacitação de profissionais para o setor. O local terá capacidade para formar até 2 mil trabalhadores por ano e contará com o apoio da Prefeitura.
******
10. Em sessão plenária desta quarta-feira (28.02), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) desaprovou as prestações de contas dos convênios 186/2006 e 062/2005, firmados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esportes (Setras) com as prefeituras, respectivamente, dos municípios de Itabuna e Itaparica, em razão das irregularidades encontradas pelas equipes de auditores da Corte Contas na aplicação dos recursos estaduais conveniados.
11. Os conselheiros consideraram que, apesar das irregularidades, os objetos dos convênios foram executados, daí terem optado pela desaprovação sem responsabilização financeira dos gestores responsáveis.
12. O primeiro convênio (Processo TCE/002800/2008), tendo como relator o conselheiro Gildásio Penedo Filho, foi firmado com o objetivo de assegurar a aquisição de insumos e medicamentos para as unidades de saúde do município de Itabuna, enquanto o segundo destinou-se à construção de uma quadra poliesportiva no município de Itaparica, processo (TCE/001444/2008) também relatado pelo conselheiro Gildásio Penedo Filho.
13. Na mesma sessão foram aprovadas as contas do convênio 348/1999 (Processo 000037/2002), firmado pela Secretaria de Educação do Estado (SEC) com a Prefeitura de Ouriçangas, e do 10º Termo de Aditivo ao Convênio de Cooperação Técnica 01/2000, firmado entre o TCE/BA e a Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM).
14. A Secretaria da Administração (Saeb) cedeu para o município de Brumado a antiga loja da Cesta do Povo e o terreno de 9 mil metros quadrados onde fica a edificação, no centro da cidade. O Governo investiu R$ 8,4 milhões para adquirir os imóveis da extinta Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) e ceder para a prefeitura ampliar o Mercado Municipal.
15. O projeto de ampliação vai beneficiar cerca de 200 famílias, que vão receber boxes para comercializar produtos agropecuários, avícolas e outros. A ampliação do Mercado Municipal também vai melhorar a infraestrutura do local e dinamizar a economia da cidade.
16. A cessão de uso dos imóveis foi assinada, ontem, pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, e pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos. Também participou do ato o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, em função da relevância da cessão para o desenvolvimento da agricultura da região.
17. Entre os servidores que serão contemplados pela extensão da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ), 155 são peritos do Departamento de Polícia Técnica, entre peritos criminais, peritos médico-legais, peritos odonto-legais e técnicos de polícia.
18. “Essa iniciativa demonstra um esforço realizado pelo Governo do Estado, mesmo neste período de crise, em valorizar os profissionais da Polícia Técnica da Bahia”, afirmou o Diretor Geral do Departamento de Polícia Técnica, Elson Jeffeson Neves da Silva
19. A PwC Brasil, líder global em auditoria e consultoria, deu início ao recrutamento de trainees na edição 2018 do Programa Nova Geração. São cerca de 400 vagas para estudantes matriculados a partir do 2º ano da graduação ou formados há, no máximo, dois anos. Todas as vagas são abertas também para pessoas com deficiência.
20. Podem participar profissionais de diversas áreas, tais como administração, ciências atuariais, ciências contábeis, economia, direito, engenharias, estatística, física, matemática, psicologia e cursos relacionados à tecnologia da informação. Os candidatos podem optar por atuar em três áreas de negócios: auditoria, consultoria tributária e societária ou consultoria de negócios. No Nordeste, onde há 13 vagas, a seleção será voltada à área de Auditoria e Consultoria Tributária.
21. Marcos Panassol, sócio da PwC, explica que a contratação de trainees faz parte da estratégia de desenvolvimento de lideranças da firma: "na PwC, os trainees têm a oportunidade de crescerem em suas carreiras. Dos atuais sócios da firma, mais de 90% ingressaram como trainees", garante.
22. As inscrições podem ser realizadas até 26 de março e o início das atividades está previsto para julho. “A contratação de trainees faz parte da estratégia da firma e está alinhada com o propósito da PwC de resolver problemas importantes e construir confiança na sociedade”, afirma a diretora de RH da PwC Brasil, Érika Braga.
23. Mais uma chance de conquistar um espaço no mercado de trabalho para profissionais de nível técnico de Salvador, Itaparica, Lauro de Freitas e Vera Cruz. Nesta quarta-feira (28), o Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, recebeu um mutirão do Programa Primeiro Emprego para agilizar a contratação de egressos da rede estadual de educação profissional. Na próxima sexta (2), o mutirão estará no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, das 7h às 14h.
24. A técnica em Administração Diana Silva, 18 anos, foi uma das primeiras atendidas nesta quarta (28). “Estou feliz e cheia de expectativa para o futuro. Eu sei que a estrada é longa, mas esse é o primeiro passo para conquistar tudo o que desejo. Para todos nós, eu tenho certeza que o sentimento é o mesmo. É muito bom receber esse apoio para iniciar nossas carreiras e ganharmos a confiança e a experiência que precisamos para nos tornamos os melhores profissionais que podemos ser”.
25. Um estudo recente realizado pela Unidade de Gestão Estratégica (UGE), divulgou relatórios que demonstram as alterações no universo dos pequenos negócios baianos durante os meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Na Bahia, houve o fechamento de 5.603 postos de trabalhos mas, na contramão do índice negativo, o município de Ilhéus foi a Regional com o melhor resultado para as Micro e Pequenas Empresas (MPE), com abertura de 121 novos postos de trabalho, aponta o relatório.
26. Ao comemorar os números, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou que o município tem desenvolvido ações de apoio e orientação aos empreendedores para a melhoria no comércio da cidade. Para ele, a evolução para microempresa tem sido uma forte tendência, mesmo em meio as dificuldades. “A grande maioria dos microempreendedores demonstra que quer crescer, faturar mais e expandir seus negócios. Essa ascensão empresarial é muito positiva não só para esses empreendedores, mas para a economia como um todo”, salienta.