Estamos mostrando desde janeiro de 2023 vários casos e poucas providências são tomadas
Tasso Franco , da redação em Salvador |
05/02/2025 às 19:22
Destruição e morte no templo de São Francisco
Foto: CODESOL
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Nós, do BJÁ, desde inicio do ano passado 2023 estamos falando com frequência sobre o abandono dos bens culturais e da cultura na Bahia, especialmente em Salvador, e mostramos vários templos que passam por deterioração - na festa de Santo Antônio Além Carmos mostramos que a igreja está cupinizada, na Basílica do Bonfim (vide matéria em nossa home) há rachaduras e fios soltos por todo templo, o Museu de Arte Sacra foi fechado, o TCA pegou fogo no teto, a biblioteca do Museu Carlos Costa Pinto foi fechada, a do Mosteiro de São Bento, idem, a verba do IGHB foi cortada. Enfim, são muitos os problemas.
2. Algumas providências foram tomadas, o TCA deve voltar a funcionar em 2026, o Museu de Arte Sacra ninguém sabe e os demais citados estão sem melhoramentos. Então, o desabamento do teto da Igreja de São Francisco não foi novidade. Lamentável a morte de uma jovem turista. O IPHAN já havia liberado uma verba de apenas R$1 milhão para a realização do projeto de restauro. É claro que uma obra dessa exige muitos milhões.
3. Milhões na Bahia são gastos noutras coisas. Não se sabe (pelo menos de informação à imprensa) quais os projetos nessa direção do Ministério da Cultura e olhem que a ministra é a baiana Margareth Menezes. O IPHAN, notoriamente, é um órgão de boa vontade, porém, de recursos escassos.
4. O ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, lamentou o desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (5), no Pelourinho, em Salvador, e criticou o governo federal.
5. Em uma postagem no Instagram, ele destacou a falta de preservação do espaço. "É de partir o coração. Lamento profundamente pelas vítimas - uma delas fatal - e pela falta de preservação com a memória do nosso país. Salvador guarda boa parte da história do Brasil e todos precisamos ter um olhar especial para preservar este patrimônio que é nosso e foi construído aqui", escreveu.
6. Quem também criticou a falta de conservação de bens culturais baianos foi o publicitário Nizan Guanaes. Em uma mensagem no Instagram, o publicitário falou da última visita que fez à igreja. "Não consigo entender isso. Numa terra que diz preservar tanto a cultura, acontece isso. Há anos, fui a Salvador e a Igreja de São Francisco estava caindo aos pedaços, inclusive o grande painel de azulejos mostrando Lisboa antes do terremoto", afirmou.
7. O o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentaram o desabamento e prestaram solidariedade às vítimas e seus familiares.
8. “É com profunda tristeza que recebemos a notícia do desabamento de parte do forro da Igreja de São Francisco, um dos maiores patrimônios históricos e culturais de Salvador. Infelizmente, essa tragédia resultou na perda de uma vida e deixou outras pessoas feridas. Quero expressar a minha total solidariedade às vítimas, aos seus familiares e a toda a comunidade que frequenta e cuida desse importante templo religioso”, publicou Bruno nas redes sociais.
9. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, destinou R$, 1,2 milhão em recursos para o projeto de restauração da Igreja da Ordem de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, em outubro de 2024.
10. Segundo o Iphan, em material divulgado à imprensa na época, a quantia seria usada para a contratação de serviços técnicos de elaboração dos projetos para a restauração e preservação da igreja, construída entre os séculos XVII e XVIII. A ordem de serviço foi assinada no dia 1º de outubro do último ano, pelo superintendente do instituto na Bahia, Hermano Guanaes e Queiroz.
11. Presente no local após o acidente, Hermano Guanaes reforçou, em conversa com a imprensa, que o valor destinado foi usado para a etapa de elaboração do projeto de restauração. O superintendente, entretanto, afirmou que a responsabilidade direta do templo é da igreja.
12. "Neste momento, a prioridade foi contratar o projeto executivo de restauração da igreja e convento, justamente porque dentro do conjunto de possibilidades, a primeira coisa que tem que se fazer é a contratação do projeto, para depois a obra. O Iphan neste momento elegeu como prioridade o investimento no recurso. A gente estava elaborando o projeto executivo", completou Hermano.
*****
13. A Mansão do Caminho, uma das obras sociais mais importantes de Salvador, responsável por atender cerca de 5 mil pessoas/dia, está em busca de empresas interessadas em patrocinar os atuais e novos projetos dela.
14. As contribuições poderão ser realizadas de maneira direta ou através de iniciativas privadas, a exemplo de editais abertos pelas próprias organizações, e/ou entidades governamentais, como é o caso da Lei Rouanet, por meio da qual os empresários podem transferir o valor total ou parcial correspondente ao Imposto de Renda do seu negócio.
15. “Vale lembrar que esse é um processo natural e que, anualmente, já buscamos renovar e ampliar nossa rede de apoiadores, afinal são as doações de pessoas físicas e de empresas cidadãs que nos permitem seguir atendendo a um público tão extenso e plural, que vai desde bebês a partir dos 4 meses de vida até idosos em situação de vulnerabilidade social”, explica Sabrina França, coordenadora de projetos da Mansão do Caminho.
16. Os recursos são imprescindíveis para manter os quase 2 mil estudantes que permanecem em tempo integral na instituição, com direito a ensino de qualidade e quatro refeições diárias. “Quando empresas comprometidas com o social nos apoiam, vamos muito além.
17. Foi o que aconteceu em 2024, quando a Larco Distribuidora de Combustíveis foi a patrocinadora exclusiva do projeto ‘Um Salto para o Futuro’ e nos permitiu oferecer 15 modalidades de cursos culturais e profissionalizantes para cerca de 600 dos nossos alunos, que, além de terem seus contraturnos ocupados com oficinas interessantes, puderam encontrar um novo talento para profissões futuras”, exemplifica.
18. O projeto é executado pela Mansão do Caminho em parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e patrocínio parcial da Larco Distribuidora de Combustível.
19. A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.
20. A transmissão do cargo ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou que Pablo é um quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria.
21. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador. Posso assegurar que é mais uma escolha certeira que fazemos, como lá atrás fizemos com Fabrizzio”, disse.