Oposição quer sinalizar que não é contra o Poder Judiciário e sim apenas contra o Poder Executivo
Tasso Franco , Salvador |
31/01/2025 às 19:01
Oposição apoia o candidato da base governista
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A bancada da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia emitiu recentemente duas notas à imprensa, a primeira delas, há uns 20 dias, apoiando a pretensão de Adolfo Menezes (PSD) em disputar uma terceira eleição para presidente da Casa o que a jurisprudência já firmada pelo STF não permite (três mandatos consecutivos e sim, somente, dois); e a segunda, ontem, apoiando a deputada Ivana Bastos (PSD) como candidata a 1ª vice-presidente o que obrigará, em caso de vacância de Adolfo, assumir a presidência.
2. A estratégia da Oposição parece claro, mas, somente para aqueles que entendem de política e seus conchavos; para o eleitorado, não. É confusa, desconcertada. No nosso entendimento, que acompanhamos há muitos anos as articulações políticas da Casa, com isso a Oposição quer dizer que seu adversário não é o Poder Legislativo e sim, somente, o Poder Executivo, as politicas do governador Jerônimo. Nesse aspecto, está correta a estratégia.
3. A qustão é explicar ao eleitorado e a opinião pública que votou na Oposição, portanto, contra Jerônimo, como é apoiar deputados que integram a base governista (Adolfo e Ivana) que apoiam o governador e permitem a votação de Projetos de Leis mesmo aqueles (a maioria) que chegam a ALBA em regime de urgência e não permitem sequer debates e são aprovados a toque de caixa marcial.
4. Aos olhos do eleitotado e da opinião pública fica parecendo uma contradição: se opor a Jerônimo e compactuar com seus aliados. E, de fato, é um posicionamento dúbio e que motiva muitas interpretações, uma delas, inclusive, a de que a Oposição não é firme como deveria ser.
5. Podeeria emitir notas resguardando a integridade do Poder Legislativo e sua autonomia e apresentando um candidato a presidente, mesmo sabendo que iria perder, mas marcaria posição.
6. Agora, por exemplo, o favorito para presidir a Câmara dos Deputados, eleição que ocorre neste sábado, 1, é Hugo Motta (Republicanos) candidato de Arthur Lira e do Centrão; que vai enfrentar Marcel van Hattem (Novo) e o pastor Henrique Vieira (PSOL). Quem deverá ser o eleito é Motta, mas, a Oposição se posicinou firmemente.
7. Nada impediria, na Bahia, que acontecesse o mesmo, mas a Oposição resolveu se alinhar com os dois nomes que são de senador Otto Alencar e nem uma notinha defendendo Angelo Coronel Filho, candidato do senador Angelo Coronel, surgiu no horuizonte, politico que é cativado para integrar a majoritária do UB I(ACM Neto), em caso de dissidência.
8. Bem, águas passadas não movem moinhos e os fatos já acontceram. A eleição na ALBA será segunda feira.
*****
9. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2027 será eleita no próximo dia 3 (segunda-feira) a partir das 14h30min. A votação é secreta e presencial, sendo que a chamada nominal será em ordem alfabética feita pelo primeiro secretário da sessão. Também é prevista uma chamada adicional para os deputados eventualmente ausentes na primeira chamada. Estarão em jogo nove cargos titulares e cinco suplentes que deverão respeitar, sempre que possível, a proporcionalidade da representação das bancadas na Casa.
10. O presidente Adolfo Menezes é candidato à reeleição e articula a composição negociada de uma chapa de consenso, capaz de evitar disputas – processo ainda em andamento. A sessão começa às 14h30nin, sem a tradicional tolerância de 15 minutos das sessões ordinárias e todos os parlamentares que concorrerem na eleição deverão anunciar a disposição de concorrer e nomear o cargo pretendido.
11. Candidaturas avulsas podem acontecer, ensejando, nessa hipótese, eleição individualizada para cada cargo alvo de disputa, anteriormente ao processo de votação em que exista um só candidato ao respectivo cargo.
12. Com as candidaturas formalizadas, os trabalhos poderão ser suspensos para a Secretaria Geral da Mesa confeccionar a chapa encabeçada pelo deputado Adolfo Menezes e, eventualmente, chapas adicionais ou candidaturas avulsas, caso existam. As cédulas serão rubricadas pelos integrantes da mesa e disponibilizadas na cabine de votação ao lado das sobrecartas, que conterão os votos depositados nas urnas.
13. Encerrada a votação, o presidente dos trabalhos constituirá uma comissão suprapartidária para fazer a imediata escrutinação dos votos – seguida da proclamação dos resultados e posse dos eleitos.
14. Nesse instante, os recém-eleitos para a presidência, primeira e segunda secretarias, assumirão seus postos na mesa que dirige os trabalhos, momento em que o presidente fará o seu pronunciamento apontando metas para a gestão que se inicia nesse segundo biênio da 20ª Legislatura.
15. Antes de encerrar os trabalhos, caberá ainda ao presidente convocar uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos ordinários, que será no dia 5, às 10h, ato que contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e das principais autoridades civis e militares da Bahia.
16. A sessão pode ser acompanhada através da TV ALBA e também do facebook do Legislativo. O acesso à bancada Jornalista José Carlos Prata, utilizado pela imprensa credenciada na ALBA, será, por questão de espaço, preferencialmente destinado ao pessoal de televisão, que ali poderá instalar seus equipamentos.
17. Os representantes dos demais órgãos de imprensa poderão acompanhar os trabalhos das salas das comissões – que estarão todas abertas e com aparelhos de televisão transmitindo os trabalhos. Fotografias serão disponibilizadas pela Ascom, bem como as imagens da sessão o serão pela TV ALBA, pois o acesso ao plenário será restrito aos parlamentares e aos profissionais do Legislativo.
18. Uma equipe de auditores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) realizou, na quinta-feira (30.01), uma visita com o intuito de fiscalizar as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador.
19. A visita contou também com a presença do presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, do conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo e de dirigentes da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTBA), da Casa Civil do governo do Estado e de representantes das empresas responsáveis pela execução dos contratos. O projeto tem um orçamento total de R$ 3,6 bilhões e será desenvolvido em três lotes, cada um destinado a trechos específicos.
20. “O TCE realiza sua atividade de controle externo sempre considerando o interesse público como o objetivo fundamental a ser alcançado. Portanto, os conselheiros e os auditores estão acompanhando essa visita às obras do VLT como uma oportunidade para avaliar, considerando a relevância desse equipamento para a comunidade”, destacou Marcus Presidio.
21. Já o conselheiro Inaldo Araújo deu ênfase à relevância social do projeto para a população soteropolitana: “Apesar das belezas naturais, é uma área de nossa capital que permanece muito degradada. O povo do subúrbio merece uma condição mais digna para sua mobilidade”.
22. O VLT do Subúrbio, que substituirá o antigo sistema de trens, promete modernizar o transporte na região e beneficiar milhares de passageiros diariamente. O governo do estado reforçou o compromisso de entregar o modal dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos, garantindo melhorias no transporte público da capital baiana.
23. O Irã responderá imediata e decisivamente se suas instalações nucleares forem atacadas, o que levaria a uma "guerra total na região", disse o ministro das Relações Exteriores de Teerã à TV Al Jazeera, em uma entrevista exibida nesta sexta-feira (31).
24. Abbas Araqchi afirmou que o lançamento de um ataque militar de Israel e dos Estados Unidos ao país seria "um dos maiores erros históricos que os EUA poderiam cometer".
25. A declaração ocorre em um momento em que crescem as preocupações entre as autoridades do Irã de que o presidente dos EUA, Donald Trump, possa, em seu segundo mandato, autorizar o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a atacar as instalações nucleares do Irã.
26. As sanções dos EUA à indústria petrolífera iraniana também aumentam as tensões. Araqchi sugeriu que os Estados Unidos poderiam liberar os fundos iranianos bloqueados como um primeiro passo para construir confiança entre os dois países.
27. Por decisão da Executiva Nacional, oficializada hoje (31), em reunião em São Paulo, Antonio Albino retornou à Presidência do DC na Bahia.
28. "Trata-se de um quadro altamente qualificado e que contribuirá bastante para o crescimento do DC na Bahia e no Brasil", segundo o partido.
29. A expectativa da direção e das bases do DC é que com Albino como presidente e valorosos quadros, os integrantes e dirigentes da legenda trabalharão em prol da população do estado e pelo desenvolvimento social da Bahia.