vide
Tasso Franco , da redação em Salvador |
21/12/2013 às 10:58
Washington Umberto Cinel, empresário dedicado e visionário, é o mais novo baiano. Em solenidade ocorrida na manhã desta quinta-feira (19), no Plenário da Assembleia Legislativa, o presidente do grupo paulista Gocil Segurança e Serviços foi agraciado com o título de Cidadão Baiano. A homenagem, proposta pelo vice-presidente da Casa, Yulo Oiticica (PT), destacou o reconhecimento justo aos serviços prestados por Washington ao Estado, que atualmente tem 40% de funcionários baianos em suas redes.
O proponente da homenagem deu as boas vindas para aquele que sempre acreditou na Bahia. “Parabéns por agora tornar-se um cidadão baiano. Seja bem-vindo a essa terra de homens e mulheres importantes que contribuíram para a história do país. Hoje você passa a ser conterrâneo de Jorge Amado, Ruy Barbosa, Castro Alves, do saudoso Milton Santos e da nossa querida e Bem-aventurada, Dulce dos Pobres”, declarou Oiticica para uma plateia com políticos, convidados e familiares do homenageado.
Durante discurso, o deputado Yulo lembrou da trajetória de sucesso do empresário, iniciada em 1985, na cidade paulista Bauru, e que há pouco mais de dois anos chegou à Bahia. “Com uma visão empresarial incrível, Washington Cinel teve a capacidade de compreender o momento preciso, sem perder de vista objetivo da seriedade do legado da Gocil, trazendo para a Bahia esse tipo de expressão, compromisso e tradição”, destacou.
O parlamentar lembrou ainda que a empresa é responsável por 20 mil empregos diretos e 80 mil indiretos em todo país, sendo que destes, 4 mil funcionários são nordestinos e pouco mais de 2.400 são baianos. Além do título de cidadão, o homenageado foi presenteado com uma camisa do Esporte Clube Bahia, como símbolo de baianidade.
Em tom de agradecimento, Washington Cinel falou da relação de intimidade que sempre teve com a Bahia, que lhe rendeu a paixão por algumas iguarias da culinária e o carinhoso apelido de “Baiano”.
“Desde de jovem sou conhecido na minha cidade (Regionápolis-SP) por baiano, e me sinto vaidoso e orgulho por isso. E agora, baiano oficialmente, não só tenho que vestir a camisa da Bahia, como tenho que transpirar com essa camisa”, exaltou de forma descontraída, fazendo referência ao trabalho já desempenhado no Estado e o planejamento para o futuro.
O presidente do Grupo Gocil agradeceu à homenagem ao parlamentar. “Yulo, você é um ícone desse parlamento. Tenho acompanhado de perto a sua trajetória politica e preocupação com todas as bandeiras de lutas. Parabéns pela dedicação e a maior prova está ai, o quarto mandato consecutivo, a cada mandato o povo baiano reconhece mais o seu papel”.
Participaram da solenidade a diretora da Fundac, Ariselma Pereira; a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim; o vice-presidente do Grupo Gocil, César Leonel; empresária e esposa do homenageado, Claúdia Cinel; o diretor de Segurança da Embratel, Raimundo Batista; representando o Secretário da Casa Civil, Rui Costa, o coordenador Benito Brasileiro; o deputado Rosemberg Pinto; o diretor de relações institucionais do grupo, Wanderley Aranha; o Secretário de Desenvolvido Econômico de Camaçari, Djalma Machado; o representante indígena, Khâu Pataxó e o vereador de Feira de Santana, Pablo Roberto.