Política

SAÚDE PAPA CONTINUA CRITICA SEM NOVA CRISE RESPIRATÓRIA, DIZ VATICANO

Prefeito Soares Reis anuncia dois novos secretários para a Prefeitura de Salvador
Tasso Franco , Salvador | 23/02/2025 às 18:49
Sacerdotes brasileiros oram pelo papa Francisco em frente ao Gemelli
Foto: Vatican News
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O papa Francisco está vigilante, o oxigênio continua sendo administrado, melhoram os valores sanguíneos graças às transfusões, presente uma insuficiência renal inicial leve, que está sob controle. Hoje participou da Missa. A condição do Santo Padre continua crítica; entretanto, desde a noite passada não houve crise respiratória.

  2. Ele foi submetido a duas unidades de hematologia concentrada por transfusão, com benefícios e um retorno do valor da hemoglobina.

  3. Sua plaquetopenia permaneceu estável; no entanto, alguns exames de sangue mostram insuficiência renal inicial leve, que está sob controle. A terapia com oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais continua.

   4. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça reservado.

  5. Durante a manhã, no apartamento instalado no 10º andar, ele participou da Santa Missa na companhia de quem cuida dele durante esses dias de hospitalização.

  6. Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui


                                                                 *****
  7. O prefeito Bruno Reis vai anunciar nesta segunda-feira (24) os novos secretários das pastas da Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e de Inovação e Tecnologia (Semit), durante coletiva de imprensa no Palácio Thomé de Souza, a partir das 9h30. Como já antecipado pelo prefeito, o ex-secretário Luiz Carlos retorna à Seinfra e o vereador Alberto Braga assume a Semit.

  8. Marcelo Rubens Paiva, escritor da obra que originou o filme 'Ainda Estou Aqui', foi atacado durante um desfile de bloco de Carnaval, neste domingo, 23.

  9. Segundo informações do próprio escritor ao UOL, ele estava no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta no centro de São Paulo, quando foi alvo de um um episódio de violência.

  10. Marcelo Rubens Paiva, porta-bandeira do desfile, foi alvo de um ataque inesperado. Uma pessoa lançou uma lata de cerveja na sua direção, gerando confusão no evento.

  11. Em entrevista ao site, ele declarou que, apesar do susto, não se machucou: "O cara jogou cerveja na minha cara, mas não entendi o motivo. Fui atacado sem razão alguma, sendo um porta-bandeira e cadeirante, apenas querendo me divertir".

   12. Com os primeiros testes previstos para o início de 2026, a implantação do VLT de Salvador, que vem sendo construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), segue avançando. Na manhã deste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma visita técnica às obras, na Estação Calçada. 

  13. No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento é de mais de R$ 5 bilhões. “Já tivemos aqui diversas vezes, mas hoje me animou bastante. Já estamos vendo os trilhos assentados”, comemorou Jerônimo. 

   14. O diretor de Obras, da CTB, Eracy Lafuente, destacou os avanços e o andamento dos trabalhos. “Em menos de 8 meses, nós conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos numa linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que não tem precedentes no Brasil em termos de evolução em obra metroviária”, declarou.

  15. Com capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia, o modal vai representar transporte com rapidez, segurança, conforto e será um vetor de desenvolvimento econômico para a capital e região metropolitana.

  16. “Eu quero agradecer a população do Subúrbio, que compreende. A gente não faz reforma de casa sem trazer algum tipo de transtorno, mas é um transtorno que, daqui a pouco, nós veremos os benefícios. Já, já todos verão, sobre esses trilhos aqui, os trens e os vagões”, concluiu o governador.

  17. Após oito meses do início da obra, na Calçada, a execução do projeto do VLT já alcançou 12,8% do total a ser construído no Trecho 1. “Além de trilhos, nós estamos realizando o assentamento de dutos de energia e de telecomunicações. Estamos muito otimistas para um bom desenvolvimento e uma entrega bem rápida para a população do Subúrbio.

  18.  A nossa meta é entregar a funcionalidade do pátio até dezembro deste ano, para que a gente possa receber o primeiro trem da CAF [Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles – empresa responsável pelo revisão técnica dos trens]”, explicou Eracy.

  19. Na quarta-feira (19), em São Paulo, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o serviço de revisão técnica dos trens do VLT adquiridos do Governo do Mato Grosso. “Fiquei muito impressionado pela qualidade dos veículos, pelo trabalho sério que a empresa espanhola vem fazendo. O primeiro trem deve chegar em Salvador até o início de 2026, quando serão realizados os testes dinâmicos”, enfatizou o chefe do executivo.

  20. Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica tem trabalhado na atualização dos trens, que consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também será feita a troca de peças de borracha, baterias, renovação da pintura e teste em todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário. 

  21. Até o momento foram desembarcadas em Salvador 63 carretas, transportando 3036 barras de trilhos, totalizando 44.874 metros. Equipamentos elétricos, como cubículos de média tensão, bobinas de cabos e postes, também já chegaram à capital baiana. 

  22. No Trecho 1, que vai da Ilha de São João à Calçada, os trabalhos estão em andamento. Essa etapa inclui a elaboração de projetos, obtenções de licenças, serviços de terraplenagem, drenagem, recomposição de contenção ao longo da via, além de testes dos equipamentos elétricos adquiridos do Governo do Mato Grosso. 

  23. Já no Trecho 2, que compreende o trajeto entre Paripe a Águas Claras, os serviços estão sendo executados prioritariamente entre a rótula de acesso ao Hospital do Subúrbio e o Terminal de Integração de Águas Claras. Cerca de 9,25% das obras foram executados, incluindo elaboração de projetos, obtenções de licenças, atividades de terraplenagem, e fundação para início do viaduto de Águas Claras.

  24. O Trecho 3, de Águas Claras a Piatã, que fará a integração com o Bairro da Paz, está na fase inicial da obra.