Parceria entre o Instituto Jus Esperança e Federação Cata Bahia busca angariar recursos para custeio de despesas de pessoas em situação de rua que atuarão na coleta de materiais recicláveis no carnaval de Salvador._
Da Redação , Salvador |
19/02/2025 às 19:51
organizações mobilizam campanha para arrecadação de fundos de apoio aos catadores
Foto:
*Vestindo a Esperança no Carnaval: organizações mobilizam campanha para arrecadação de fundos de apoio aos catadores em situação de rua*
A atuação de catadoras e catadores de materiais recicláveis é um dos elementos de sustentabilidade do carnaval de Salvador, contando com o trabalho expressivo de pessoas em situação ou com trajetória de rua, que tem nesta atividade um meio importante de reforço a sua subsistência.
Fundada em 2017, a Federação das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia Rede Cata Bahia tem uma atuação de destaque no processo de mobilização e organização de catadores na cidade de Salvador, constituindo-se enquanto entidade de articulação político-social do segmento de Catadores/as de Rua, na luta por equidade de direitos e justiça social.
Tendo contado com o apoio do Governo do Estado da Bahia ao longo dos últimos anos, através da Secretaria de Trabalho e Emprego (SETRE), para o desenvolvimento do projeto “Carnaval Solidário de Salvador: de Catador/a pra Catador/a”, o Cata Bahia aguarda a liberação de recursos para a edição de 2025:
“O Carnaval está chegando e ainda não estamos com dinheiro para garantir que os/as catadores/as em situação de rua tenham o básico para desenvolver nossas atividades com dignidade. Precisamos de roupas identificadas, equipamentos de proteção individual (EPIs), comida e água, suporte mínimo para o deslocamento. Estamos confiantes no apoio do governo estadual, mas o tempo para nos organizarmos está bastante apertado”, disse Annemone Santos da Paz, presidente do Cata Bahia
De maneira a contribuir com as necessidades de mobilização prévia de mais de duzentos e oitenta catadores e catadoras em situação de rua, o Instituto Jus Esperança firmou parceria com o Cata Bahia, para realização de campanha para venda de camisas, em apoio a causa. Segundo a professora Anhamoná Brito, coordenadora do Jus Esperança, “a nossa campanha busca visibilizar a causa dos catadores em situação de rua e também o seu ofício, mostrando para sociedade a importância da coleta de materiais recicláveis para garantir à sustentabilidade de uma festa gigantesca como o carnaval. As camisas podem ser adquiridas pelo valor mínimo de quarenta reais, mas é possível doar quantia maior”.
*Trabalho digno dos catadores de rua*
“Nosso trabalho no Carnaval não é apenas sobre reciclagem, mas sobre dignidade. Nós mulheres merecemos ser vistas, valorizadas e protegidas. A venda das camisas é uma forma de garantir um suporte financeiro para que tenhamos melhores condições antes e depois do Carnaval", afirma Annemone Santos, presidente da Rede Cata Bahia.
A iniciativa de doar as camisas para a campanha partiu de Anhamoná Britto, fundadora do Instituto, que já desenvolve ações de acolhimento e suporte a essas mulheres em diversas frentes. Além disso, o Instituto tem um olhar atento à integridade e à preservação dos direitos dessas trabalhadoras, principalmente no que diz respeito à proteção contra todos os tipos de violência sexual durante o Carnaval.
“ Eu me comprometi com essas mulheres, não apenas no apoio material, mas também na garantia de sua segurança e direitos. O Carnaval é uma grande festa, mas também pode ser um espaço de vulnerabilidade para elas. Estamos atentos e atuando para que possam trabalhar com dignidade e segurança", reforça Anhamoná Brito.
Como colaborar
A meta inicial da campanha é vender 50 camisas, que estão sendo comercializadas pelo valor mínimo de quarenta reais. Elas podem ser retiradas na sede do Cata Bahia ou em pontos combinados com os organizadores da campanha, através de link disponível no site www.jusesperanca.com . Além da compra das camisas, também é possível contribuir por meio de doações diretas ao Cata Bahia
*Valor da camisa:* R$ 40
*Onde retirar:* Sede do Cata Bahia ou a combinar no site www.jusesperanca.com
*Doações:*
Federação das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia - CATABAHIA
CNPJ: 27.740.544/0001-46
*Dados bancários:*
Banco: Bradesco
Agência: 0592
Conta corrente: 20.249-5
Chave PIX: CNPJ 27.740.544/0001-46
Para mais informações e apoio à campanha, entre em contato com a Rede Cata Bahia ou Instituto Jus Esperança.