Direito

PMs femininas debatem ações para humanizar o trabalho da mulher na PM

Encontro reuniu 23 mulheres da Corporação no salão do Yath Clube
Cijem , Salvador | 25/05/2019 às 08:28
Major Patrícia Barbosa comandou o encontro
Foto: CIJEM

A Polícia Militar, por meio da 11ª CIPM, realizou no Yacht Clube da Bahia, Porto da Barra, o 1º Encontro de Policiais Militares Femininas da unidade. Com a realização de dinâmicas, palestras e debates a respeito do papel da mulher na corporação e na sociedade, o evento inédito contou com a participação de 23 mulheres, entre oficialas e praças da companhia.

No início das atividades, a comandante da 11ª CIPM, major Patrícia Barbosa, falou sobre a importância do encontro para o fortalecimento das ações femininas na instituição. “Estamos reunidas no intuito de socializar nossas experiências, demandas, e até mesmo inquietações, e assim criar novas possibilidades que valorize e humanize ainda mais nossa rotina pessoal e profissional”, comentou. Em seguida, com o tema “A História da Mulher Policial Militar”, a comandante promoveu a abertura do ciclo de palestras e acrescentou que o projeto tende a estender para policiais femininas de outras unidades da PM.

Em continuidade ao encontro, a representante do Conselho de Segurança da Barra, Iêda Domingos, realizou dinâmicas relacionadas às atitudes de praticar o acolhimento entre as pessoas no dia a dia. “Sentir-se acolhido induz o pensamento positivo, eleva a autoestima e ajuda a manter o equilíbrio emocional. A receptividade é sempre um bom começo para tudo isso” ratificou a palestrante.

Durante a discussão dos assuntos abordados do empoderamento feminino, mais debates foram abordados pela chefe do Setor de Transporte e Manutenção, tenente Silvana, que pontuou sobre a Importância do Autocuidado e da Atividade Física na Vida da Mulher. Em seguida, a chefe da Corregedoria Setorial, tenente Nailma, discorreu sobre as causas e consequências que a temática “Violência Contra Mulher” traz para os membros da comunidade.

O evento foi encerrado com a explanação datenente Luciene, adjunta da Seção de Suporte Operacional, que discorreu o sobre Autoconhecimento no Ambiente de Trabalho. "Conhecer a si mesmo é um dos principais caminhos para o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento traz enormes benefícios à vida profissional, e inseri mais sabedoria e segurança no desenvolvimento das atividades”, finalizou.