segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Cultura

BAHIA VINHO SHOW sucesso com 70 rótulos 7 vinícolas, MAURICIO FERREIRA

*Maurício Ferreira é bacharel em direito, professor universitário, sommelier profissional filiado a ABS-SP e colaborador do Bahia Já, onde assina a coluna Tempo de Vinho.
Mauricio Ferreira , Salvador | 04/12/2017 às 16:01
Bahia Vinho Show
Foto: MF
  Para os organizadores da primeira edição do Bahia Vinho Show, o acontecimento foi um sucesso de público e de vendas, com mais de 1.900 pessoas lotando os salões do Hotel Vila Galé Salvador, em Ondina, durante os três dias de duração, quando foram consumidas centenas de garrafas de vinho, de mais de sessenta rótulos e sete vinícolas participantes. 

   O evento que teve início na  n terça (28) e terminou quinta (30), além de vários  expositores e suas respectivas praças de degustação, foi recheado com diversas palestras e a possibilidade do participante adquirir vinhos e outros produtos, a preço de distribuidor. 
 
   Para o idealizador do evento e criador do Clube Gourmet Bahia, Ivan Baldivieso, o "O Bahia Vinho Show veio com o intuito de suprir uma demanda no estado, com vasto número de produtores e distribuidores de vinhos em um lado, e grande número de consumidores do outro. O que fizemos foi unir essas duas pontas em um só lugar, contribuindo para a consolidação desse mercado que é muito promissor", explica o organizador.
 
    Para ele, o Bahia Vinho Show é resultado do trabalho desempenhado há quatro anos pelo Clube Gourmet Bahia. "Ao longo das quatro edições do Clube Gourmet Bahia percebi como é vasto não apenas o mercado gastronômico no nosso estado, como também o universo do vinho. Nesse sentido, conheci muitos agentes comprometidos com a economia baiana e nacional: vinícolas, distribuidores de vinhos, enólogos, sommeliers, representantes de instituições do setor. Entrei também em contato com um universo de amantes do vinho, interessados em informação e conhecimento, membros ativos de clubes e confrarias de vinho aqui mesmo em Salvador", lembra o empresário, que promete novas edições do evento. "Vamos incluir Salvador e o Nordeste na rota dos grandes eventos dedicados ao mundo do vinho no Brasil", antecipa.
 
   Boas vendas – O Bahia Vinho Show se destacou pelos bons negócios. “Estamos começando a investir no mercado do Nordeste para atender ao público de restaurantes e adegas especializadas, além do consumidor final e a nossa filial em Salvador é que vai ficar responsável por este atendimento. Então estamos investindo na primeira loja conceito da Ivini na cidade, estabelecida no empresarial Mundo Plaza.”, conta Daniel França, CEO e partner da Wineoclok e Ivini Enoteca.
 
    O público presente pôde acompanhar palestras com profissionais especializados no segmento. O enólogo e diretor da vinícola Rio Sol, sediada no Vale do São Francisco, falou sobre vinhos do semiárido e o enoturismo no Vale do São Francisco e fez uma degustação guiada. Já Eduardo Tápia, da Apaltagua, que é formado na escola de Sommelier do Chile e associado à ASSI da França, falou sobre Vales do Chile e seu Terroir. No segundo dia, Juliana Calmon, da Uvino, falou sobre o universo dos vinhos e a nova geração, o sommelier do SENAC, Waldilson Santos, palestrou sobre técnicas de degustação de vinhos e o presidente da ABS-BA, Waldemar Lott, abordou o porquê da diferença entre vinhos caros e baratos.
 
O último dia foi finalizado com as palestras de Élen Suzana Uebel, da vinícola Santa Vitória, falando sobre vinhos portugueses, Fernando Arganese, CEO da Ivini, que abordou os vinhos do sul da Itália e o consultor de vinhos pela ABS-SP, Antônio Lago, falou sobre espumantes pelo mundo. A palestra final “Descomplicando o Vinho” ficou a cargo do sommelier e diretor da DIEB Imports, Pedro Luz.
 
Tempo de Vinho esteve presente no dia abertura, e pode constatar o grande interesse do público pelo encontro, literalmente lotando os espaços existentes no Salão de Eventos do Hotel Vila Galé, mostrando que o consumidor baiano abraçou o hábito de beber vinho, para valer! Demonstrando que existe um grande espaço para ser explorado por produtores, revendedores, bares e restaurantes.
 
Nos próximos dias Tempo de Vinho tentará apresentar as notas de degustação dos principais rótulos comercializados no evento. Aguardem!
 
 *** Acompanhe o Instagram @tempodevinho e participe de nossos encontros e bate-papos ao vivo.