Cultura

“O Passeio Público precisa ser ocupado com cultura!”, afirma Saulo

Com informações da Ascom Ipac
Da Redação , Salvador | 15/10/2017 às 21:37
Saulo Fernandes
Foto: IPAC
“O Passeio Público precisa ser ocupado com arte e cultura!”, afirma o cantor Saulo Fernandes

Governo do Estado (Bahiatursa e IPAC/SecultBa) apoia Festival das Crianças que é gratuito e termina hoje (15), domingo, com o cantor e compositor Magary Lord, às 17h
 
“Eu amo o Passeio Público! Eu namorava este lugar há tempos. Queria fazer alguma coisa aqui. Eu adoro! O Passeio Público precisa ser ocupado com arte e cultura!” Com essas palavras o cantor e compositor baiano, Saulo Fernandes comemorou o seu primeiro show no Passeio Público, em Salvador, na última quinta-feira (12). O projeto ‘Pé de Maravilha’ foi criado por Saulo abordando a importância da natureza e da ecologia, com dança, canto e diversão para as crianças. Idealizado pelo próprio cantor, o show estimula sensorialmente as crianças através das músicas, cenografia e até aromas das florestas. Dentre as canções que ele cantou, estão ‘Casa Amarela’ e ‘Bicho’, do álbum infantil Casa Amarela (2008), além de ‘Aquarela’, ‘O Pato’, ‘Sítio do Pica-Pau’ e ‘Os Saltimbancos’.
 
“O Passeio é vivo de natureza, um espaço de arte e cultura. E agora com essas crianças aqui, representam as novas gerações. É um mundo novo uma história nova a ser contada através dessa ocupação”, completou o artista que fez show no local última quinta-feira (12). O evento é realizado pela C2, com patrocínio do Governo do Estado, via Bahiatursa, e apoio do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBa), que administra o local.
 
“Eu adorei essa apresentação. O repertório é muito bom de fazer. E também o cenário, pois o show tem a ver com a natureza, a floresta. Por isso o Passeio Público é perfeito!”, completa Saulo. Além de Saulo, a programação consta de show hoje (15), às 17h, do cantor e compositor, Magary Lord, e teve a cantora Gilmelândia ontem (14). O evento é gratuito. Hoje (14) começou com o grupo Eureka às 12:30h, Tio Paulinho às 15h, Canela Fina às 16h, e Magary Lord às 17h. Também tem parque infanto-juvenil com pula-pula, escorregadora gigante, carrinhos elétricos, tendas gastronômicas, pipoqueiros, baleiros e sorveteiros. Teatro, brincadeiras, música, exposições e concursos completam o programa.
 
RESTAURAÇÃO e OCUPAÇÃO – O Passeio Público foi reaberto em 2015 graças a um esforço conjunto do governo estadual via IPAC/SecultBa, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar (PM). O local estava degradado e vandalizado, com paredes, estátuas e obras de arte quebradas e pichadas, mobiliários e calçadas destruídas e grande quantidade de lixo. Foram feitos serviços de recapeamento e pinturas de paredes e muros em toda a extensão do parque urbano.
 
“Retiramos 60 toneladas de entulho, incluindo da encosta do parque para a Rua Gamboa de Cima, além dos serviços e limpeza e recuperação de obras de arte, bancos, calçadas e ruas”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, com apoio da SSP e PM, instalou-se câmera de segurança de 360° e manteve-se segurança presencial do IPAC, para a tranquilidade dos frequentadores. O Passeio integra o Programa de Ocupação e Dinamização de Espaços e Museus do IPAC (www.ipac.ba.gov.br/museus), que movimenta desde os largos do Pelourinho, onde acontecem shows, até os museus de Arte Moderna (MAM), de Arte da Bahia (MAB) e Palacete das Artes, dentre outros.