Cultura

NEOJIBA realiza Turnês por 11 bairros da capital e vai ao interior

Veja programação e participe
CN , Salvador | 10/04/2017 às 16:51
Veja programação nos bairros
Foto:
O projeto Turnês dos Núcleos leva música para as comunidades onde estão sediados os 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral do programa. A primeira Turnê será no bairro Pirajá, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, esta segunda (10), às 16h, na Escola General Labatut. As apresentações seguem até o dia 26 de abril (quinta) e serão realizadas também na Praça General Labatut, na Unidade de Saúde Familiar Antônio Lazzaratto, no Colégio Theodoro Sampaio e no CRAS São Bartolomeu. 

Centenas de crianças, adolescentes e jovens - integrantes dos Núcleos do NEOJIBA - participam do projeto Turnês dos Núcleos de abril a dezembro 2017. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. “Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA. 

O programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) conta com um Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador, e 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral, sediados em quatro municípios do Estado. Em Salvador, os Núcleos atuam nos bairros Liberdade, Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapagipe, Nazaré e Federação. No interior do Estado, os Núcleos estão em Vitória da Conquista, Simões Filho, Feira de Santana e Porto Seguro (distrito de Trancoso). 

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 74% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Turnê Núcleo Pirajá
O Grupo de Flautas e o Grupo Experimental de Percussão – formações musicais do Núcleo Pirajá - irão realizar concertos didáticos, práticas sociais e apresentações em praças públicas na primeira edição do projeto Turnês dos Núcleos. A intenção é apresentar à comunidade local o trabalho que está sendo desenvolvido há cerca de um ano, no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá do Parque São Bartolomeu. Neste espaço, o Núcleo do NEOJIBA oferece aulas de percussão e iniciação musical para crianças e adolescentes, visando integrar a rede cultural da comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador. “As escolas e os espaços da rede de proteção social do bairro Pirajá são muito abertas para as apresentações. As famílias demonstram muito interesse. Estamos sendo muito bem acolhidos”, afirma Samuel Egídio, coordenador do Núcleo Pirajá.

O Núcleo Pirajá conta com patrocínio do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia através do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cronograma
Em maio, o projeto Turnê dos Núcleos estará em Salvador, no Bairro da Paz, e em Vitória da Conquista. Em junho, a iniciativa chega no bairro Nordeste de Amaralina e na Federação. Em julho, o Núcleo Antônio Gasparini realiza a Turnê em Feira de Santana. Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro. Em setembro, a Turnê será realizada no bairro Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro - mês de aniversário dos 10 anos do NEOJIBA - no bairro de Nazaré, em Salvador. 

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.


SERVIÇO
Turnês dos Núcleos 
Bairro Pirajá

Segunda (10), às 16 – Concerto Didático
Escola General Labatut (R. Oito de Novembro, 200 - Pirajá) 
Sábado (15), 13h30 – Apresentação em praça pública
Praça General Labatut
Quarta (19), 13h – Prática Social
Unidade de Saúde Familiar Antônio Lazzarotto
Quinta (20), 14h – Prática Social
CRAS São Bartolomeu (R. São Bartolomeu, 1332)
Sábado (22), 13h30 – Apresentação em praça pública
Praça General Labatut
Quarta (26), 15h – Concerto Didático
Colégio Theodoro Sampaio (R. Oito de Novembro, 300)