O ADEUS ao eterno campeão Mário do Judô de Serrinha

Aloisio Short
14/01/2014 às 18:17
Para mim, falar de Mário Bento de Souza é falar de um grande educador, que apesar de não ter frequentado nenhuma faculdade, tinha muita sabedoria aprendida com a vida!

   Com os conhecimentos do Judô, esporte que vai além de golpes, mas que, principalmente, valoriza e estimula o lado moral, filosófico e formativo dos seus atletas, este Mestre desenvolveu um grande trabalho na cidade de Serrinha-Ba. 

   Além dele ter me ensinado a ser um campeão nos tatames, me mostrou e me preparou para luta na vida, sendo honesto e honrado, sinalizando que tanto a vitória, quanto a derrota são importante para o nosso crescimento. 

   Homem simples, ético, educado e humilde, soube me orientar e aconselhar na minha adolescência, juventude, até então nos dias atuais, estava sempre solicito quando eu pedia sua opinião de alguma dificuldade que tinha. 

   Fui atleta, técnico da Bahia, diretor e presidente da Federação Baiana de Judô, membro da Comissão Estadual de Graus, membro do Conselho Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Judô, Árbitro Internacional, tive a oportunidade de viajar por todo o Brasil e vários outros paises, participando de Eventos nacionais e internacionais. 

   Todas essas conquistas eu devo ao meu querido Sensei Mário, pois ele foi meu porto seguro, meu  pilar de sustentação, a base de tudo que conquistei através do Judô, sem ele nada disso teria acontecido. Vivi profissionalmente do Judô, dei aulas no Colégio Marista de Salvador por trinta anos.

   O Judô baiano perde um dos homens mais importantes que já existiu, e Serrinha perde o homem que por muito anos orientou, educou, aconselhou, formou e ajudou muita gente no caminho do bem!

   A minha tristeza maior foi forma trágica que ele nos deixou, nos resta orar por ele, para que ele alcance o caminho da luz!

   Muita paz e luz, para o Sensei Mário Bento de Souza! (Aloisio da Costa Short Sobrinho)

   VIDA DE MÁRIO BENTO

   Mário Bento de Souza nasceu no município de Serrinha, no antigo distrito de Pedra (emancipado em 1962 com o nome de Teofilândia), em 22 de novembro de 1929. 

   Estudou até a 4ª série, antigo primário, e casou-se com Rosa Maria Gouveia, com quem teve sete filhos e mais um adotivo. Anos depois teve uma relação estável com Francilene Carneiro da Silva com quem conviveu até seu falecimento. 

    Mário era aposentado, de família simples. Aos 22 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou como motorista de ônibus coletivo por muitos anos. Logo foi levado por um colega para praticar Judô na academia do Prof. Antonio Viera. Aos 36 anos se graduou em faixa preta 1º Dan e em 1967 retornou à Bahia, indo morar em Serrinha, sua terra natal.

    Em janeiro de 1968 fundou a Academia de Judô Conde Koma, sendo uma novidade, pois era a primeira academia que ensinava arte marcial.

    Através do bom trabalho realizado por Mário Bento, os seus atletas começaram a se destacar no estado da Bahia e mais tarde em todo o Brasil, surgindo assim, vários campeões. Por todos os bons resultados, o Judô Serrinhense passou a ser respeitado por todos, e o Prof. Mario, que se graduou no esporte até o 4º Dan, se tornava um dos professores mais destacados da Bahia e do Brasil. 

    Na década 80, com algumas dificuldades financeiras, voltou a trabalhar como motorista de caminhão, ônibus e mais tarde com taxista. 
Nessa época dividiu a responsabilidade de tocar a academia com o seu aluno Ernesto Peleteiro, que deu continuidade ao trabalho até o seu falecimento. Em seguida, o seu filho Ângel Peleteiro assumiu a responsabilidade da academia até hoje. 

    Vale salientar que oriundo do Judô de Serrinha, tiveram também técnicos de equipes baianas, diretores, presidentes e vice presidentes da Federação Baiana de Judô, árbitros nacionais e internacionais, membro da Confederação Brasileira de Judô e seis Kodansha (denominados mestres).

    Hoje, vários alunos do Prof. Mário continuam desenvolvendo o trabalho em cidades da Bahia e formando vários atletas.

   ***Pesar: Mário Bento foi assassinado recentemente em Serrinha por bandidos que o mataram e levaram seu táxi Parati. Este é um crime que não pode ficar impune de forma alguma. Um campeão de Judô, pessoa honrada, um crime que chocou a cidade.

    ** A Policia está trabalhando para prender os bandidos. O veículo Parati já foi encontrado em Salvador.