A Alegria Voltou na autêntica Micareta de Feira

Edson Felloni
06/04/2013 às 11:52
As mudanças implantadas na Micareta 2013 mostram que slogan A Alegria Voltou  é bem apropriado para rejuvenescer o entusiasmo que a festa merece. Da nova concepção visual do Circuito Maneca Ferreira ao resgate das características que fazem a folia feirense ser diferente, a começar com uma inédita pesquisa histórica promovida pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, a Micareta de Feira de Santana está iniciando uma nova etapa como uma das maiores manifestações culturais populares do Brasil.

As alterações nas estruturas dos camarotes e o reordenamento de todos eles, oficiais e privados, vão dar ao Circuito Maneca Ferreira uma nova dimensão da festa, possibilitando maior visibilidade da folia, mais espaço para os foliões e, principalmente, amplitude na razão de ser da Micareta: o desfile dos trios elétricos.

Antes, as duas baterias de camarotes licitados para a comercialização pela prefeitura, os chamados oficiais, ficavam dispostas na forma de um “corredor polonês”, oferecendo riscos à segurança e impedindo o acesso de foliões pipoca durante a passagem de blocos. Agora, serão três baterias em pontos distintos do circuito e sem formar o corredor.        

O aumento dos investimentos da iniciativa privada na festa é outro aspecto que deve ser levado em conta sob o ponto de vista de profissionalização, bem como da economia de dinheiro público.  A Micareta de Feira de Santana assume uma posição de destaque para algumas das grandes empresas interessadas no mercado do entretenimento, do lazer.

Além disso, a velha reivindicação de valorização de artistas locais ganhou uma iniciativa inédita da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: cantores feirenses como Maryzelia, Djalma Ferreira, Márcia Porto e Paulo Bindá, além do grupo popular de samba-de-roda Quixabeira da Matinha, vão se apresentar juntos, respectivamente, com Daniela Mercury, banda Eva, Cláudia Leite, Luiz Caldas e Carlinhos Brown.   
A valorização dos espaços Charles Albert (na Kalilândia), onde acontecem bailes infantis e para a melhor idade, e Quilombola (na av. João Durval Carneiro), palco do desfile de escolas de samba e blocos afros,  está incluída na política de resgate que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer quer colocar em prática, com o intuito de realçar novamente o diferencial  da Micareta, que não pode ser uma proporcional cópia do Carnaval da capital. É fundamente para isso a grande e inédita pesquisa que está sendo feita da folia feirense e alguns fragmentos já podem ser lidos no http://www.feiradesantana.ba.gov.br/micareta2013, acessando o link Muita história pra contar.
Esse aspecto histórico da festa também está sendo muito bem explorado na Fanpage oficial: https://www.facebook.com/Micareta2013, principalmente com a publicação de fotografias.

** Edson Felloni Borges, jornalista, assessor free-lancer da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer na divulgação da Micareta 2013 nas mídias sociais.