MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Goste-se ou não do governo Michel Temer, o presidente do PMDB, o Brasil dá sinais de melhoria na economia apesar de continuar essa trapalhada política no Congresso Nacional. O país saiu da recessão e gastos das familias puxam alta de 0.2% no PIB. Os analistas dizem que o dinheiro do FGTS, inflação baixa e juros menores aumentaram o poder de compra dos brasis no segundo semestre e ajudaram o país a sair da mais longa recessão.
2. O consumo das familias registrou aumento de 1.4% na comparação com meses anteriores e o setor de serviços reagiu bem, além da agricultura (agronegócio) se manter estável. O setor de serviços que vinha cambaleante cresceu 0.6% e as contas inativas do FGTS injetaram R$40 bilhões no mercado. Parte desse dinheiro do FGTS serviu para pagamento de dívidas e a outra parte foi para o consumo e para a poupança.
3. O Brasil ainda está mambembe no item investimentos e o presidente está na China tentando reaquecer esse segmento incluindo projetos para a Bahia juntamente com o governo do Estado - a FIOL, o Porto Sul e a Ponte Salvador-Itaparica - projetos que estão paralisados ou nunca sairam dos papáeis.
4. Vale ainda registrar que houve uma queda na taxa do desemprego de 14.1 milhões para 13.3 milhões segundo números do CAGED. A tendência é de aumentar o número de empregos, inclusive com carteira assinada, diante da nova Lei Trabalhista que entra em vigor ainda neste 2017. Há, ainda, uma previsão de nova queda da taxa de juros a ser anunciada no decorrer desta semana.
5. As discussões doravante giram em torno da sustentabilidade desses avanços e da retormada do crescimento e dos investimentos. Há divergências. Algumas economistas acham que ainda é cedo e o crescimento ainda não tem fôlego, sendo ciclico. Outros entendem que a tendência é avançar. O Congresso, no entanto, ainda fica devendo a sua parte em relação as reformas essenciais à Nação, entre elas, a mais crucial: a da Previdência.
*****
6. A retirada do trecho o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), da propaganda partidária do PCdoB na TV, exibida na última segunda-feira (28), associando o edil às ações do presidente Michel Temer (PMDB), é classificada pelo deputado federal Afonso Florence como um ato de censura.
7. “A censura ao programa do PCdoB se configura censura à liberdade de expressão e revela duas coisas em relação a ACM Neto: 1. O fato de que, apesar de apoiar o golpe e o governo ele tenta dissimular, porque sabe que a população repudia ambos e vai se queimar; 2. Ele não tem respeito à liberdade de expressão, nem à liberdade de imprensa”, denuncia.
8. O prefeito ACM Neto segundo seus partidários exerceu direito de defesa legitimo.
9. "A liberação das emendas impositivas deveria ser regra, e o governador ser homem suficiente para cumprir sua palavra com essa Casa e pagar", disse o deputado Heber Santana (PSC), na tribuna da Assembléia Legislativa, ao condenar a postura dos deputados governistas de criticar sistematicamente o prefeito de Salvador.
10. "Toda vez que um deputado governista ocupa a tribuna tem que falar alguma coisa do prefeito ACM Neto, senão não se realiza", afirma Heber, completando que "talvez seja a senha dada pelo governador para que suas emendas sejam liberadas".
11. Heber Santana garante que "se assim for, nós da oposição não vamos receber os recursos de nossas emendas destinadas aos municípios que representamos, porque falaremos do prefeito ACM Neto, mas falaremos do excelente trabalho que faz com que ele tenha a aprovação popular que tem em nossa cidade, com a perspectiva de ser o próximo governador da Bahia".
12. "A intenção de federalizar a ação policial militar que resultou em 12 mortes em confronto no que se costumou chamar de 'Chacina do Cabula' demonstra uma tendência atual de criminalizar as forças de segurança e justificar a ação dos criminosos", disse o líder do DEM na Câmara Municipal de Salvador, vereador Alexandre Aleluia.
13. O edil salienta que a atuação de grupos como o "Reaja" funciona justamente para vitimizar os verdadeiros causadores do caos em nosso estado. "Em qualquer ação da polícia, seja a Civil ou a Militar, toda vez em que ocorrem mortes em confronto, apontam-se os policiais como criminosos e os criminosos como vítimas. Isso é absurdo", disse Aleluia, que aponta como pano de fundo para este discurso a visão predominante da esquerda nos debates públicos.
14. "Esse instituto Reaja é completamente aparelhado, um verdadeiro braço ideológico da esquerda e funciona segundo uma lógica de destruição da ordem da sociedade. A esquerda vive do caos, e estas ações visam minar a credibilidade das únicas instituições ainda responsáveis pela mínima ordem ainda existente: as forças policiais. Por isso que eu sou um claro defensor da Polícia Militar em casos como esse", disse o vereador. Ele diz que tornou-se comum atacar o Judiciário quando as decisões de magistrados vão de encontro ao discurso hegemônico.
15. O 'ruido' entre o senador Otto Alencar (PSD) e o governador Rui Costa (PT) por conta de demissões de professores em Itaberaba deve chegar ao plenário da Assembleia nesta segunda, 4.
16. Na manhã deste domingo (3) na China (noite de sábado no horário de Brasília), o governador Rui Costa se deslocou de trem da capital chinesa para a cidade de Tianjin, um importante centro de comércio internacional, para conhecer o porto da cidade e fazer uma visita ao governo local.
17. O porto de Tianjin é o maior porto do norte da China e tem capacidade de lidar com 550 milhões de toneladas de carga e 14,50 milhões de contêineres. O equipamento foi construído em uma área total de 100 quilômetros quadrados.
18. Em julho deste ano, o governador assinou em Salvador um memorando de entendimento com o Governo de Tianjin. O documento visa promover cooperação nas mais diversas áreas, como o comércio e a indústria. Também em julho deste ano, a comitiva do Governo de Tianjin, além de passar por Salvador, foi a Ilhéus para conhecer a Zona de Processamento de Exportação e demonstrou interesse em estreitar as relações bilaterais.
19. Integram a comitiva do Governo da Bahia os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Bruno Dauster (Casa Civil), Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico), Walter Pinheiro (Educação), o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e a assessora de Relações Internacionais, Fernanda Régis.
20. Os jovens venezuelanos Roderick Navarro e Eduardo Bittar estão em Salvador. A convite dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM) e César Leite (PSDB), nesta segunda-feira (04), às 10h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, eles estarão à disposição da imprensa baiana para falar sobre os crimes e desmandos do presidente Nicolas Maduro na condução da Venezuela. Por divergirem da forma ditatorial que Maduro comanda o país, Navarro e Bittar estão sob ordem de prisão.
21. A dupla participa do movimento Rumblo Libertad que luta pela redemocratização venezuelana. Na quarta-feira (06), ciceroneados pelo médico Eduardo Leite, eles estarão em Feira de Santana, onde também manterão contato com a imprensa local, denunciando as arbitrariedades do governo bolivariano.
18. Eram muitas horas de gravações que Joesley Batista ainda tinha em seu gravador, mas o que ele efetivamente entregou à PGR na semana passada são cerca de cinco conversas. Todas com políticos.
22. Sua defesa avaliou que apenas essas tinham interesse para as investigações — há várias gravações em que os interlocutores falam de banalidades, de futebol a mulheres.