Miudinhas
Tasso Franco
01/04/2017 às  19:19

CPI do CCB foi vitória paciente da Oposição na estratégia Sandro Régis

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lança a convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço,


 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A instalação da CPI do Centro de Convenções da Bahia (CCB) foi uma vitória paciente do bloco da Oposição na Assembleia Legislativa do Estado decisão publicada, hoje, no Diário Oficial do Legislativo pelo presidente da Cassa, Angelo Coronel (PSD). 

   2. Digo isso porque a iniciativa surgiu em setembro de 2016 quando do desabamento da estrutura central do CCB, em obras, e às vésperas de um congresso na área médica na Bahia. Imagina-se que, poderia ter acontecido uma tragédia, se o desabamento acontecesse na semana do Congresso que foi transferido para a Arena Fonte Nova.

   3. Naquele momento, no calor do noticiário e dos debates na Assembleia, surgiu a idéia da CPI e o deputado Sandro Régis (DEM), então lider do bloco, levou os deputados para a frente do CCB (vide foto), convocou a imprensa e anunciou a CPI, naquele dia já com algumas assinaturas. 

   4. Quando a Oposição conseguiu as 21 assinaturas para dar entrada no requerimento na Mesa Diretora, o líder decidiu esperar ou dar um tempo na entrega da papelada, pois, a Mesa era presidida pelo deputado Marcelo Nilo (PSL), notório governista e em campanha preliminar por mais um mandato como presidente. Régis entendeu que o melhor era esperar 2017 porque também já se falava numa candidatura alternativa a Marcelo.

   5. O tempo passou, a base governista PP/PSD lançou dois nomes como pré-candidatos para enfrentar Nilo, o processo foi se afunilando, o nome escolhido foi Coronel e este recebeu, também, o apoio dos 21 deputados da Oposição. Coronel derrotou Nilo depois que o nome do PSL viu faltar-lhe o chão, diante da falta de apoio direta do governador Rui Costa e de uma rebelida do PCdoB.

   6. Coronel eleito e empossado, em fevereiro de 2017, instalou um Colégio de Lideres e anunciou que a ALBA teria uma postura mais independente em relação ao Executivo e ao Judiciário, os outros dois poderes. Ou seja, iria fazer valer a suja condição de Poder Independente.

   7. A Oposição, então, deu entrada no requerimento na semana passada, o parecer da Procuradoria Geral da Casal foi pelo deferimento e a CPI vingou. Deve ser instalada na próxima semana.

   8. Evidente que vai causar embaraços ao governador Rui Costa, o qual terá que defender seu governo, seus técnicos revelando, de fato, porque aconteceu o desabamento, quando foi gasto na obra, quem está pagando o prejuizo, etc, etc. E, o mais sintomático: levantará a questão da construção do novo CCB.

   9. Ora, Salvador não pode ficar sem um CCB, equipamento vital parar atrair eventos e negócios no segmento turismo. O governo ainda não tomou uma decisão onde será o novo CCB (fala-se no Comércio) e quando começará a obra. Salvador tem perdidos eventos para Recife e Fortaleza, na região NE, e se continuar sem CCB o turismo afundará ainda mais.

   10. Os órgãos do turismo no Estado foram entregues seus comandos a dirigentes indicados por políticos, do PR e do ex-deputado Marcos Medrados, quando essas esrtruturas deveriam ser 'tocadas' por profissionais dessa área, um segmento bastante competitivo em todo mundo.

   11. Vê-se, pois, que o governo enfrentará algunas desgastes.
                       
                                                         ******
   12. Em 31 de março de 1987, com a democracia brasileira ainda engatinhando, um aguerrido grupo de servidores municipais fundou a Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município, mas conhecida como ASTRAM. Ao longo destes trinta anos, de forma democrática e transparente, a ASTRAM conquistou o seu espaço e tornou-se referência de independência política e ideológica no universo sindical.  
 
   13. “Nas últimas décadas, travamos inúmeras batalhas por melhores salários, condições de trabalho, respeito e o devido reconhecimento das nossas atividades, conquistando relevância nas esferas municipal e nacional. Somos a primeira entidade de defesa dos direitos do servidor e lideramos diversas lutas que culminaram em benefícios não só para nossa categoria, mas para todos os servidores municipais”, informou André Camilo, presidente da ASTRAM.

   14. Cumprindo agenda desde sexta-feira (31) nas cidades de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova, no norte do estado, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) conclamou a classe trabalhadora a “permanecer unida, mobilizada e nas ruas contra as reformas e retrocessos que os golpistas querem impor ao Brasil”.  

   15. Em Juazeiro, Galo defendeu ainda que a população pressione os deputados baianos que votaram pela regulamentação da terceirização no país e que apoiam as reformas da previdência e trabalhista, propostas pelo governo Michel Temer e articuladas pelo PSDB, PMDB e DEM no Congresso Nacional.

   16. O secretário de Turismo e Esportes de Ilhéus, Roberto Lobão, participou na sede do Sebrae, do Encontro de Planejamento do Turismo para 2017, promovido por entidades do trade local, a exemplo da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention & Visitors Bureau e Sindicato de Hotéis. Na oportunidade, foram debatidos assuntos de interesse de Ilhéus e da Costa do Cacau, novos desafios, oportunidades e potencialidades do município.

   17. o deputado Alex da Piatã (PSD) chamou atenção e criticou o serviço prestado pela empresa de telefonia móvel Claro, responsável pela expansão do sinal na Bahia.

   18. De acordo com Alex, a Claro não realiza o serviço que lhe fora contratado junto à secretaria de Infraestrutura e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). 

   19. “Hoje você ter um sinal de telefone celular é essencial. Tem cidades da Bahia, principalmente distritos, nos quatro cantos, no qual o sinal inexiste. A Claro é a responsável pela expansão, até licitação venceu e o que vemos hoje é abandono do serviço. Se não tem interesse, abra mão para outra operadora”, disse. 

   20. A Ponte Preta com cara de que será campeão paulista 2017.

   21. Mais de 120 mortos na Colômbia com fortes chuvas. 

   22. E Lajedinho, na Chapada? Teve ruas destruidas, de novo, com as chuvas. Supõe-se que a PML usa paralelepipedos e areia, sem cimento.

   23. O açude do Cachimbo, em Ichú, transbordou. O povo cantou nas ruas. 

   24. O Castramóvel – serviço móvel de castração gratuita de cães e gatos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – estará no bairro de Paripe neste mês de abril. O atendimento será iniciado na segunda-feira (3), na Unidade Básica de Saúde Sérgio Arouca, localizado na Rua Carioca, ao lado da estação de trem e do Batalhão da Polícia Militar.
 
   25. Nas segundas e terças-feiras do mês, a unidade móvel faz o cadastramento e triagem dos animais, com avaliação antes de passar pela cirurgia. O procedimento de castração ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras. Os atendimentos acontecem sempre de 8h às 12h. Diariamente, são distribuídas 100 fichas para o atendimento. 

   26. O responsável pelo animal precisa comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica. O Castramóvel segue no bairro até 28 de abril. 

   27. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) lança a convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, uma seleção que busca impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. 

   28. Por meio de comissões individuais para cada equipamento, serão montadas agendas para o período de 5 de maio a 31 de agosto de 2017. As inscrições ficam abertas até 16 de abril e são feitas por meio eletrônico, conforme orientações e documentos disponíveis no site www.cultura.ba.gov.br.

   29. Podem participar desta chamada propostas artístico-culturais, dos mais variados setores e expressões da cultura, apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, que intencionem ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia. 

   30. Em Salvador, são os seguintes espaços: Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. Em outras cidades da Bahia, participam: Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura de Guanambi, Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura de Porto Seguro, Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Cine-Teatro Lauro de Freitas e Teatro Dona Canô (Santo Amaro)


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>