Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA VENCE O BICAMPEÃO ATLÉTICO 2X1 E VITÓRIA PERDE PARA O JUÁ 3X1

Veja o que aconteceu na rodada do campeonato baiano
19/01/2023 às 14:14
Nos dois jogos que abriram a terceira rodada do Campeonato Baiano, na noite dessa quarta-feira, deu Bahia de volta à Fonte Nova, torcida comparecendo, 2 x 1 sobre o Atlético de Alagoinhas, atual bicampeão estadual. Mais 3 pontos ganhos, 100% de aproveitamento na competição, assumindo a liderança com 9 pontos ganhos. O time Tricolor fez um primeiro tempo até empolgante, mas o Atlético equilibrou e teve até chance de vencer na segunda etapa. 

Foi, disparado, o melhor jogo da temporada até agora. Bem disputado e bem jogado.

*

 No outro confronto, boca da noite, em Juazeiro, o Vitória não conseguiu desenvolver um bom futebol no gramado ruim do Adauto Moraes e levou 3 x 1 do Juazeirense. Um resultado horrível, porque em três rodadas o Rubro-negro só conseguiu um pontinho – um empate e duas derrotas seguidas. O torcedor do Leão já ligou o alarme e começa a questionar o trabalho do treinador João Burse. O Vitória foi dormir na vice-lanterna da competição, crise instalada na Toca.

*

A rodada do Baianão segue no final de semana, com jogos complementares no sábado e domingo.

*

 Copa do Nordeste

  Iniciando a fase de grupos do Nordestão 2023, o Vitória recebe o Santa Cruz/PE no Barradão, no sábado, 16h; e o Bahia encara do Sampaio Corrêa, no domingo, em São Luiz do Maranhão.  Outro departamento.

**

 Na Fonte Nova

 Bahia 1 x 0 Atlético de Alagoinhas, o bicampeão estadual. Primeiro jogo do ano na Fonte Nova, arquibancadas com público empolgado (mais de 24 mil presentes), o melhor gramado que temos, um Tricolor cheio de novidades, caras novas, e o Carcará querendo mais, com postura de campeão; vinha levando vantagem no confronto direto, há mais de dois anos sem perder para o Bahia.

 O Bahia de camiseta branca, o Carcará com seu tricolorido (vermelho, preto e branco) em listras verticais.

*

 Com bola rolando ...

 O Bahia começou a todo vapor, impondo-se, acuando o adversário.  

- Aos 5 minutos,, chute de Kayky, o goleiro Fabio deu rebote, Goulart finalizou bem, mas o gol foi anulado; impedimento do atacante. Pressão total.  

- Gol! 1 x 0 Bahia, Biel, aos 12 minutos. Um golaço! Borel pela direita, Kayky deixou o zagueiro sentado e rolou, Biel livrou-se da marcação, levou falta na área mas, mesmo caído, acertou o ângulo. Boa trama coletiva e talento individual.

- Aos 17’, noutra boa trama pela direita, bola na área e Goulart bateu de voleio, Fábio espalmou no rodapé. Dois minutos depois, Biel tentou, a bola desviou a escanteio. Domínio do Bahia, o Atlético mal conseguia passar do meio campo, amassado. Mas, o tempo passando, algumas chances perdidas, o Caracará resistindo, marcando duro e aos poucos saindo da defensiva, buscando o contragolpe em velocidade.

- Gol! 1 x 1, aos 44 minutos. Um chutão, a zaga do Bahia adiantada, Gustavo (ex-Bahia), disparou sozinho (estaria impedido?), chegou antes do goleiro, tocou por cima, definiu com classe, empatando, na primeira e única chance do Atlético na primeira etapa.

*

 No intervalo, saiu Borel (com cartão amarelo) e entrou Miquéias. Com um minuto, Daniel alçou e Biel emendou de primeira, de frente... pra fora. O Carcará voltou com outra postura, encarando de igual pra igual o time da casa, a marcação mais adiantada, equilibrando as ações, incomodando. Aos 10’, Goulart teve boa chance mas parou no goleiro Fábio. Aos 25’, Acevedo e Jacaré tramaram pela direita, cruzamento rasteiro e Rezende desperdiçou, de cara.

  Um panorama diferente na segunda etapa, jogo mais brigado, o Bahia sem a mesma intensidade da primeira etapa, jogo muito mias parelho. O Atlético teve uma boa chance aos 41’, após cruzamento de Emerson da esquerda, Jarles escorou por cima, na linha da pequena área. O torcedor tricolor impaciente, já cobrando, o Carcará ensebando, o Bahia sem aquela dinâmica da primeira etapa, mas brilhou a estrela.

 - Gol! 2 x 1 Bahia, aos 45’. Rezende recebeu de Jacaré, marcado, mas girou feito um centroavante, na área, batendo seco, de canhota, no canto.  O torcedor vibrou no final.

- Destaques para os estreantes Biel, Kayky e Acevedo. Rezende brilhou.

*

Escalações   

- O Bahia de Renato Paiva: - Marcos Felipe, Borel, Kanu, Raul Gustavo e Ryan; Rezende, Acevedo, Daniel; Biel, Ricardo Goulart e Kayky (Miquéias, Jacaré , Everaldo, Chaves – o equatoriano estreante, Mugni).    

- O Atlético de Agnaldo Lins: - Fábio, Paulinho, Diego Silva, Caíque e Lucas; Gilmar, Ramires, Danilo; Gustavo, Jarles e Misael (Lucas Alisson, Juninho, Van,João Felipe, Emerson)  

**

  No Adauto Moraes, em Juazeiro.

  Juazeirense 3 x 1 Vitória. Tempo chuvoso, público tímido, gramado ruim, pesado, desnivelado. O Leão de uniforme branco e o Juá de vermelho com detalhes em amarelo.  

- Os dois times na agonia, começaram mal o campeonato. O Juá perdeu os dois primeiros jogos disputados, um inclusive no Adauto Moraes, e o Vitória empatou a primeira (em Feira) e levou uma inesperada goleada do Itabuna em casa, no Barradão, diante de sua torcida. Um jogo de desesperados, pois. Vencer ou vencer, o campeonato é curto, somar pontos é fundamental.

 *

 Com a bola rolando ...

  - Gol! 1 x 0 Vitória, logo aos 5 minutos. Na pressão, Leo Gamalho livrou-se do marcador, já na área adversária, e bateu forte, a bola desviou na zaga e entrou no canto. Faro e sorte de artilheiro.

 Aos 12’, Kesley perdeu uma oportunidade incrível de empatar, escorando para fora, na pequena área, bom cruzamento no chão de Adriano, da direita. Muito perde e ganha no meio campo e chutões, até por conta do péssimo relvado. O Leão mais ofensivo, levantando bolas na área inimiga à procura de Gamalho, bom cabeceador.  

- Gol! 1 x 1, Juazeirense, aos 17 minutos. Contragolpe em velocidade, bola alongada pela direita, Clebson cruzou certeiro na cabeça do avante Adriano “MJ”, livre na pequena área. O empate.

 Aos 40’, Petrolina bateu falta frontal e a bola passou raspando o poste de Dalton. Muito equilibrado o primeiro tempo, sem muita troca de passes, até por conta do gramado, mas bem disputado, mais vontade, disposição do que técnica.

 *

 Burse trocou dois no intervalo, Gustavo e Osvaldo em campo. Um recomeço com a mesma pegada em campo, o ritmo picotado com faltas, sem tramas, raras finalizações sem êxito. Primeira tentativa aos 14’, com chute de longe de Gustavo Blanco, fora do alvo. Nesse ‘bufo-bufo’ de baba ...

 - Gol! 2 x 1 Juazeirense, aos 25’. O gol da virada foi de Nildo Petrolina, um dos melhores em campo, aproveitando um rebote da defesa rubro-negra, chutando forte.

 O Vitória foi para o desespero, na raça. Pouco conseguia, o Cancão já gastando tempo, catimbando e se defendendo a todo custo. O Leão não conseguia penetrar, finalizar, o tempo passando, o time batido, nervoso, desequilibrado... o árbitro acrescentou seis minutos ao tempo regulamentar.

 - Gol! 3 x 1 Juazeirense, Reinaldo, aos 46’. Neto Baiano abriu na direita para Ian, o cruzamento saiu na medida, no chão, e Reinaldo completou, livre, ampliando.

 Situação terrível a do Rubro-negro na competição com apenas um ponto ganho em três rodadas. O treinador Burse já pressionado pela torcida, bambeando.      

Escalações

 - Juazeirense, o ‘Cancão de Fogo’: Gleibson, Dadinha, M. Kanu, Jamerson e Petrolina; Feijão, Ian e Clebson; Adriano, Vitinho e Kesley (Neto, Waguinho, Reinaldo, Abilio, Jerry). Treinador, Rodrigo Chagas.

- O Vitória de Burse com novidades na zaga e no ataque: Dalton, Railan, Dankler, Marco Antonio e João Lucas; Rodrigo Andrade, Leo Gomes e Eduardo; Gegê, Leo Gamalho e Rafinha (Dankler e Leo Gamalho estreando). Entraram ainda, Gustavo Blanco, Osvaldo, Trellez, Vanderson,