Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

CAMPEONATO BAIANO: BAHIA ESTRÉIA GOLEANDO JUAZEIRENSE POR 3X1

ZédeJesusBarrêto comenta que foi uma boa estreia do tricolor
12/01/2023 às 15:32
    torcida tricolor, saudosa e esperançosa, compareceu em massa e o Bahia estreou vencendo o valente Juazeirense por 3 x 1 em Pituaçu, com algumas caras novas se destacando. O time das carrancas de Juazeiro correu e dificultou o quanto pode, mas prevaleceu o elenco mais qualificado, o mando de campo e a força da torcida. Um Bahia ainda longe do que sonha o torcedor, mas uma equipe aguerrida, bem mais competitiva.

*

Em Pituaçu

Noite clara de verão, relvado bem cuidado e casa cheia, mais de 25 mil presentes. Muita expectativa em torno da nova equipe, modelo de gestão diferente, comissão técnica com métodos europeus, contratações chegando...

 - Os donos da casa com uniforme tricolor listrado, os visitantes de camisetas brancas e calções vermelhos.

*

Com bola rolando...

- Um começo de partida muito brigado, corrido, truncado, marcação forte de lado a lado. O Bahia trabalhava mais a bola mas quem chegou primeiro foi Juazeirense, com um chute de falta de Nildon, forte e baixo, obrigando a primeira boa defesa de Marcos Felipe. Aos 28’, Jacaré empurrou para as redes mas a arbitragem flagrou impedimento de Caio Vidal, o autor do passe, anulando o gol.

 - O Tricolor despertou aos 33’, com um potente chute de Matheus Bahia, de longe, carimbando o poste do goleiro Gleibson. Na sequência ...

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 35’. Ricardo Goulart completando de primeira, na direita, um cruzamento forte da esquerda de Mugni, após boa trama com Matheus Bahia. O primeiro gol do Bahia na temporada.

 - Gol! 2 x 0 Bahia, aos 42’. Outra jogada pela esquerda, bola na área Juazeirense, a zaga cortou mal, Rezende na meia lua pegou o rebote e bateu de direita, ampliando.

 Deu tempo ainda de Caio Vidal desperdiçar boa chance, de frente para o goleiro. Um primeiro tempo equilibrado até os 30 minutos, e o Bahia amassando nos 15 finais, praticamente decidindo o jogo.

*

 Com o resultado negativo, o Juá voltou do intervalo com postura ofensiva, o treinador Rodrigo adiantou a marcação na saída de bola defensiva do Tricolor, e fez alguma pressão. Mas, a partir dos 15’, o Bahia voltou a equilibrar, tomar as rédeas do jogo, com substituições feitas também pelo treinador Renato Paiva.

 - Por volta dos 20’, Jacaré disparou uma bomba para difícil defesa do goleiro Gleibson, e aos 20’, Biel deixou Jacaré de cara; o gol saiu mas foi anulado, o atacante estava um triz adiantado, impedido.

 - Gol! 3 x 1, Biel, estreante, ampliou, após passe de Jacaré.

E, logo depois, Juazeirense diminuiu, após cobrança de escanteio, vacilo de marcação no cabeçote da área e o chute certeiro no canto.

  Jogo bem administrado até o final, bom triunfo na estreia, dá confiança, o torcedor aplaudiu.  

Destaques:

- Ágil, ligado, esperto e enxuto o goleiro Marcos Felipe. Segura a zaga com Kanu e Raul, séria. Matheus Bahia fez um bom primeiro tempo. Rezende, um guerreiro. Biel impressionou.

*

Escalações

- Bahia : Marcos Felipe, Borel, Kanu, Raul Gustavo e Matheus Bahia (Ryan); Rezende (Lucas Araújo), Mugni (Miquéias), Daniel (Kennedy); Jacaré, Ricardo Goulart (Everaldo) e Caio Vidal (Biel). Treinador, Renato Paiva.

 - Juazeirense de Rodrigo Chagas: Gleibson, Dadinho, Abílio, Jamerson, João; Waguinho, Nildon, Erick,Jerry, Caique, Reinaldo (entraram Feijão, aplaudido pela torcida do Bahia, Adriano M Jackson, Kesley...)

 

**

- A primeira rodada do Baianão segue com os jogos:

  Barcelona x Atlético de Alagoinhas, o atual campeão baiano – em andamento, 0 x 0.

  Nesta quinta, dia 12, Bahia de Feira x Vitória (19h30); Doce Mel x Jacuipense.

**

 A abertura do Baianão aconteceu na noite de terça-feira, no Estádio Lomanto Jr, em Vitória da Conquista, com menos de 100 pessoas presentes nas arquibancadas.

Itabuna 1 x 0 Jacobinense, gol de Flavinho, aos 16 minutos do segundo tempo, em boa jogada individual. Uma partida corrida, disputada com equilíbrio, raras chances de gol. O Itabuna, treinado por Sergio Araújo, mostrou-se mais arrumado em campo, melhor jogo coletivo. O caçula Jacobinense é treinado por Sales, aquele guerreiro frente de zaga do Bahia, anos 80.  

**

- Jacuipense x Bahia, dia 15, 18h30. Em Riachão.

**

 Copa do Nordeste

 Definidos os dois grupos do torneio. Os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B.

 A – Atlético Alagoinhas, CRB, Fluminense do Piauí, Ferroviário/CE, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Sport Recife e Vitória.

 B – ABC de Natal, Bahia, Ceará, Campinense, CSA Alagoas, Náutico, Santa Cruz e Sergipe.