Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

ARGENTINA DE MESSI VENCE A CROÁCIA E CHEGA A FINAL DA COPA FORTALECIDA

O time argentino foi bem superior a Croácia e Messi fez a diferença em cima do zagueirão com máscara
13/12/2022 às 11:04
  
  Jogão de bola, estudado, decidido dentro e fora de campo, com estratégias, táticas, aplicação, gols... 3 x 0. A Argentina devolveu a derrota contra os croatas em 2018, na Copa da Rússia.

   Marcando bem, ocupando e ganhando a batalha no meio-campo, em duas jogadas de contragolpe - uma bola enfiada nas costas da zaga e uma arrancada individual, os argentinos fizeram 2 x 0 no primeiro tempo e não diminuíram o ritmo, a intensidade na segunda etapa. Martinez, o nome do jogo, fechou o barraco croata finalizando uma jogada fantástica, uma garrinchada de Messi pela direita – 3 x 0. 

Um placar indiscutível, muito mérito do treinador Scaloni, e a Argentina vai para o jogo final, aquele da entrega da taça, domingo, com autoridade, confiança, bola e Messi em estado de graça. Quem venham Marrocos ou a França de Mbappé, atual campeã. Para o torcedor argentino, à essa altura, tanto faz. Já respira o título.  Em campo, os jogadores estão fazendo por merecer.  

*

 O outro finalista conheceremos amanhã, dia 14, no fim da tarde, depois do confronto:

  França X Marrocos!    Vai ser jogão.  

*

  Valendo vaga na final!

 Dia 13, Santa Luzia, uma terça-feira. 16h. Estádio Lusail, Doha / Catar, arbitragem do italiano Daniele Orsato. Messi x Modric em campo, suas derradeiras copas.

 América latina x Europa. Os latinos com dois títulos mundiais conquistados. A recente e territorialmente pequena Croácia é a atual vice-campeã do mundo.

 Trajes: Argentinos de azul e branco, listras largas verticais na camiseta, calções brancos. Os croatas de azul, um xadrez de azuis no alto do tórax, calções em azul escuro.

 A jovem e bonita Presidente da Croácia, Kolinda Grabar Kitarovic presente, torcendo. Pé frio?

 

*

 

Escalações

A Argentina: - Martinez, Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo, Paredes e Mac Allister. Messi e Alvarez.  Lionel Scalonni, técnico.

A Croácia: - Livakovic, juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric, Brozovic, Kavacic e Perisic; Hramaric, Pasalic. Trienador, Izlatko Dalic

 

*

Com bola rolando...  

Como era de se esperar, duelo ferrenho pelo controle do meio campo, onde os croatas dominaram o Brasil. Scaloni escalou quatro meio-campistas, mudou o sistema, e pôs Di Maria no banco. Estratégias, xadrez. Pegada. Não deixar o adversário dominar as ações trocar passes, evoluir à vontade.

  Um certo Modric correndo o campo inteiro, jogando muito. Os argentinos na pegada, Messi flutuando e Alvarez enfiado, azucrinando a vida dos zagueirões europeus, na velocidade, bola no chão, deslocamentos.

 Primeiro chute dos argentinos, aos 24 minutos, Mac Allister, de longe, no canto, Livakovic foi lá. O torcedor latino barulha, impõe domínio sonoro na arquibancada.  

- Aos 31’, Alvarez recebeu em profundidade, nas costas de Gvardiol, tentou driblar, desviar do goleiro, foi travado, caiu... o árbitro marcou pênalti. E foi, derrubado.

 - Gol! 1 x 0 Argentina, Messi. Bateu forte, pelo alto, sem defesa. Aos 35’.

 - Gol! 2 x 0 Argentina, aos 38’. Um golaço! Alvarez arrastou a marcação pelo miolo desde o meio campo, recebendo de Messi, trombando, dividindo na raça, ganhando de três marcadores e até do goleiro Livakovic, estufando as redes. Coisa de centroavante nato, um garoto, Alvarez (1m70, 22 anos).   

 Os Croatas, tão frios, sentiram os dois duros golpes, desarticularam-se um pouco. Os Hermanos em cima sem dar refresco. Mac Allister, aos 42’, testou um cruzamento de escanteio e Livakovic salvou o terceiro.  

Uma aula de quem enxerga o jogo, a do jovem treinador Lionel Scaloni. Um futebol  tático, preciso e objetivo. Como joga esse menino Alvarez!  Na virada, Argentina 2 x 0, um grande primeiro tempo latino.

*

 Intervalo...

 Duas substituições no time croata: entram Orsic e Vlasic pelo lado canhoto (saíram Sosa e Pasalic). Logo depois, entrou Petkovic. Os platinos na mesma pegada, leal mas dura, sem Dar espaços. Os croatas mais adiantados, ofensivos. A Argentina encolhida, estocando em contragolpes, bolas esticadas. Aos 12’, Messi fez grande jogada, tabelou e bateu firam cruzado para boa defesa, rebatida de Livakovic.

- Gol! 3 x 0, Alvarez.  Messi fez uma jogada de Mané Garrincha, pela direita... genial; rolou da linha de fundo para o garoto empurrar. Belíssimo gol, como na cartilha dos antigamentes. Por volta dos 25’, o gol quebrando o tesão pururuca croata.

  Saiu Paredes, entrou Martinez; sai Alvarez entra Dibala;, De Paul, exausto, entrou Palácios. Show também fora de campo de Scaloni. Banco! Competência. O torcedor argentino parece estar no La Bombonera, enlouquecido.

 Os Croatas já batidos, entregues, sem pernas. Modric saiu fatigado e cabisbaixo, substituído. Mac Allister perdeu um gol de cara, chutando de prima, rente o poste croata. Os hermanos controlam as ações, têm as rédeas, administram bem, sem sufocos. Cinco minutos a mais nos ponteiros.

 Argentina na final da Copa, delírio em Buenos Aires e Doha. Merecido.

 Messi desequilibra, mas não é só ele. Defesa justa, meio campo combativo. Lempejos, juventude, manha, milongas, de novo Messi, pontuando...

  
**

 Les Bleus x Leões do Norte.

 A outra semifinal, que definirá o adversário ...  acontecerá nesta quarta, dia 14, às 16h. no Estádio Al Bayt: A atual campeã mundial, França, ‘os azuis’ contra o zebrão tamanho camelo, o Leão do norte da África: Marrocos.  Arbitragem mexicana,     

 A França tem Mbappé... Marrocos tem a força dos desertos – e a torcida árabe.  

 Em Casablanca e Marrakesh, uma festa e muita confiança. Em Paris... o tricolorido – azul, vermelho e branco de um possível Tri Campeonato.

**