Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

PORTUGAL COM RAMOS DÁ SHOW E GOLEIA SUIÇA 6X1

Portugal vai enfrentar a seleção do Marrocos que mandou a Espanha de volta para Madrid
06/12/2022 às 08:39
   Com um show de bola, aula de futebol do meio campo – William Carvalho, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Félix -, sem o CR7 e com o garoto substituto artilheiro Gonçalo Ramos fazendo três gols, Portugal despachou com goleada massacrante,  histórica (6 x 1) e gols bonitos a retranqueira Suíça; está  nas quartas-de-final da copa exibindo futebol de primeira, com pinta de finalista.

 Portugal encara, na sequência, a surpreendente seleção de Marrocos, norte da África, que despachou a promissora meninada da Espanha, vencendo o confronto na cobrança de tiros da marca penal, jogando com alma e muita aplicação tática.

*

 Sem dúvidas, vivemos uma Copa no Catar com resultados imprevisíveis, agradáveis  surpresas, belos gols e fortes emoções. Mutio mais ainda teremos nesse retão final eliminatório – quartas, semifinais e final no dia 18 de dezembro, um domingo, ao meio dia no Estádio Lusail, o dourado. Torcemos que o Brasil lá esteja.      

*

 - Portugal x Marrocos acontece no sábado, dia 10, às 12 h, no AL Thumama.

    Nesse mesmo sábado, 16h, no Al Bayt, o clássico europeu França x Inglaterra.

*

Quartas de final

Quarta e quinta-feira sem jogos.

Na sexta, às 12h, Brasil x Croácia, no Education City.

                  Às 16h, Holanda x Argentina, no Estádio Lusail.

Jogos eliminatórios. Retão final.

**

Portugal x Suíça

- No Lusail, terça-feira, dia 6, às 16 h, o time português treinado por Fernando Santos, 68 anos, sem o astro Cristiano Ronaldo, 37 anos, no banco. Certamente punido, depois de ter saído esbravejando contra o técnico após ser substituído no jogo passado, na derrota (0 x 1) contra a Coreia do Sul. Egos, vaidades exacerbadas. Nas arquibancadas, cheias, torcida lusa (verde e vermelha) predominante.

 Os suíços comandados por Murat Yakin, 48 anos, estavam concentrados e compenetrados. É uma equipe especialista em jogar fechadinha, no ferrolho, explorando contragolpes. Marcam duro, têm bom goleiro, defesa, Shaka no meio campo e o avante artilheiro Embolo, de 25 anos, nascido em Camarões, atleta do Monaco. Não viram a cor da bola contra os lusos.

*

 Com bola rolando...

 Os gajos evoluiam com bola no chão, no talento de Bruno Fernandes e Bernardo Silva, os suíços mais na força, velocidade. Era só o começo.  

- Gol! 1 x 0 Portugal, Gonçalo Ramos, aos 17 minutos. Um golaço. O atacante, substituto do CR-7, recebeu na área, girou rápido e disparou uma bomba de canhota, acertando o ângulo do bom goleiro Sommer, que nem viu por onde passou.

 A Suíça precisava sair de trás, atacar. Aos 20’, Shaqiri assustou, batendo falta da intermediária, Diogo Costa espalmou. Mas...

 - Gol! 2 x 0 Portugal, aos 23’. Pepe, 39 anos, o brasileiro/alagoano/português, testando firme, na pequena área, um escanteio cobrado por Bruno Fernandes, da direita.

 Os suíços ficaram atordoados, foram dois golpes duros. Restava ir ao ataque. Aos 38’, após cruzamento rasante da direita, Diogo Costa rebateu mal e quase eles diminuíram; o zagueiro Rubem Dias salvou. Aos 42’, do outro lado, Sommer evitou o terceiro, de frente com Gonçalo Ramos.

 Portugal foi absoluto na primeira etapa, com o domínio das ações, do meio-campo. O quarteto William Carvalho, Bernardo Silva, Bruno Fernandes e João Félix jogam com leveza e constante movimentação.

*

 - Gol! 3 x 0 Protugal. Logo aos 4 mim do segundo tempo, garrinchada e cruzamento do lateral direito dalot, 23 anos, Manchester united, Gonçalo Ramos antecipou-se à zaga e finaklizou, ampliou

  - Gol 4 x 0, contragolpe pela esquerda, boa troca de passes, e chutaço do lateral Rafael Guerreiro, aos 9 minutos. Show de bola dos lusos.

  - Gol 4 x 1, Suíça, aos 13’. Escanteio cobrado da direita, a bola desviou na cabeça de Rubem Dias e descaiu no segundo poste, onde Akanji escorou, diminuindo. Jogão!

 - Gol! 5 x 1 Portugal! Gonçalo Ramos, 21 anos, de novo, o terceiro dele. Recebeu o presente de João Félix, em profundidade, encarou o goleiro e finalizou. Que estreia desse garoto!

   Cristiano Ronaldo em campo, por volta dos 30 minutos. Aos 38’ ele chegou a finalizar, mas o gol não valeu, estava em posição de impedimento ao receber a bola.

- Gol! 6 x 1 Portugal, Rafael Leão, aos 45 minutos, tinha acabado de entrar. Fez um  golaço, de longe, da esquerda, o chute no ângulo.

 Uma goleada histórica portuguesa, com certeza! Com gosto de vinho do porto e bacalhau com batatas.   

**

Marrocos avança

A Espanha, tida como uma das favoritas ao título está fora da Copa, sucumbiu diante da valentia e resistência dos marroquinos, depois de mais de 130 minutos de futebol sem gols. De nada adiantaram a posse de bola (quase 80 %), o domínio, o assédio, a troca de passes da equipe comandada por Luiz Enrique. A seleção de Marrocos, sob o comando de Walid Regragu, 47 anos, e com um time de jogadores que atuam na Europa - Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra ...-  resistiu com alma, aplicação tática, bravura e venceu, detonou a Espanha (3 x 0) na cobrança de tiros livres da marca do pênalti, com defesas do bom goleiro Bono. Vale a pena destacar as atuações do lateral Hakimi (do PSG), do becão Saiss, um gigante, dos avantes Boufall, arisco, e Ziyeck (do Chelsea), o craque do time.

 O primeiro tempo foi amarrado, os marroquinos dificultando, ganhando o corpo a corpo, marcando e assustando em contragolpes, aqui e ali. Na segunda etapa, maior domínio dos espanhóis, donos da bola, mas os norte-africanos, fechadinhos, aguentaram, jogaram a prorrogação com o coração no bico das chuteiras e ... mostraram-se mais equilibrados e eficientes na hora da cobrança dos pênaltis.

Marrocos fazendo história no Catar, pela primeira vez numas quartas-de-final de Copa do Mundo, boa surpresa. Aos espanhóis resta a lição, o amadurecimento na derrota, a volta pra casa a repensar esse jeito de jogar envolvente mas nem sempre eficiente, vitorioso. O jovem time espanhol carece sobretudo de atacantes mais agudos, goleadores. Mais objetividade.

**

 Outro papo

- Dia 8 de dezembro, quinta, data litúrgica católica dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira do povo da Bahia. Que ela nos guie e nos cubra com seu manto sagrado. Amém.

*

- E nosso mais profundo repúdio aos intolerantes estúpidos que atearam fogo no monumento/estátua dedicado a Mãe Stella de Oxóssi. Crime!  Um atentado à Bahia, a alma baiana.   Nesta quarta, o Povo de Santo da Bahia vai fazer um ato no local. Em desagravo e protesto. Chega!  Respeito.