Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL GOLEIA A CORÉIA 4X1 E PEGA A CROÁCIA, SEXTA

A dança do pombo é o novo hit da seleção brasileira nas comemorações
05/12/2022 às 08:30
    Bastou o primeiro tempo. A seleção fez quatro gols, resolveu a classificação, amassou a Coreia do Sul, e administrou a vantagem na segunda etapa, sem riscos. Avançamos, jogando bem. Como diria o ‘velho lobo’ Zagallo: ‘Faltam só três jogos’, para o título, para o hexa. Quem sabe? Estamos entre os melhores, nas quartas de final.

 No outro jogo do dia, a Croácia classificou-se depois de 130 minutos de jogo (1 x 1) - tempo regulamentar, acréscimos e prorrogação -, por conta da inspiração do bom goleiro Livakovic, que defendeu três tiros livres diretos da marca do pênalti chutados pelos japoneses (3 x 1). O time de Modric, atual vice-campeão mundial, vai para as quartas de final esgotado física e mentalmente. Não tem feito bons/convincentes jogos nesta copa.

*

 Pelas quartas de final, dia 9 de dezembro, sexta-feira, 12 h, no Education City:

 - Croácia x Brasil.

*

Fechando as oitavas, nesta terça-feira, 6 de dezembro:

 - Marrocos x Espanha, 12 h, no Education City; Portugal x Suíça, 16h, no Lusail.

    Seguem dois, apenas.   

*

 Brasil x Coreia do Sul

 Jogo eliminatório, Neymar em campo, a meia boca, e Danilo, recuperado, deslocado da lateral direita para a esquerda. O time titular em campo correspondeu, deu boa resposta depois da inesperada derrota dos reservas para Camarões (0 x 1) na derradeira partida da fase classificatória de grupos.

 - Estádio 974 (que será desmontado na sequência), segunda-feira, 16h, arquibancadas cheias, o amarelo da ‘canarinho’ predominando. Arbitragem francesa. Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu e Ronaldo marcando presença.

- Tite escalou: Álison, Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Jr.  

 Os coreanos são treinados pelo técnico português Paulo Bento, 53 anos. O avante Son, 30 anos, do Totthenham, é a estrela da equipe.

*

Com bola rolando ...

 Um começo nervoso, com chutões de parte a parte, mas ...

- Gol 1 x 0 Brasil, logo aos 6 minutos. Vini Jr, completando, livre na esquerda e já na grande área adversária, uma boa jogada coletiva e dribles de Raphinha pela direita.

Aos 10 min, Richarlison foi infantilmente derrubado na área e o árbitro francês nem titubeou, apitou o pênalti.

 - Gol! 2 x 0, Neymar, como sempre, bateu com calma a penalidade, deslocando o goleiro, ampliando, aos 13 minutos.

Aos 16’, Hwang chutou de longe, com perigo, Álison espalmou por cima.  Com dois no placar, o time de Tite diminuiu o ritmo. Vini Jr exagerando no individualismo, o Richarlison querendo fazer o dele sozinho...   

- Gol! 3 x 0, Richarlison, aos 27’; Ele brigou pela bola e o time entrou tabelando, envolvendo, passe de Thiago Silva, o avante ficou de cara e não perdoou. Teve a dança do pombo, coletiva.

- Gol! 4 x 0, Paquetá, aos 35 min, completando com chute forte, na área, um contragolpe pela esquerda com troca de passes rápidos. Um Brasil fulminante.

 Aos 43’, Vini Jr recebeu de Neymar, cruzou e Raphinha não alcançou. Dois minutos depois, Richarlison perdeu outra chance, de cara.  Um Brasil absoluto, sobretudo do meio para frente, na primeira etapa.  Neymar de regente, tocando de primeira, e os coreanos atordoados.

*        

 Tite não mexeu na equipe no intervalo. Com um minuto, Son aproveitou-se de um raro vacilo de Marquinhos, entrou livre, ficou de cara e desperdiçou, Álison conseguiu desviar a escanteio. Raphinha, aos 9’, entrou costurando pela direita e bateu colocado, rasteiro, mas o goleiro salvou o golaço.

 Aos 17 min, Neymar deixou Raphinha de cara, o chute saiu forte, o goleiro salvou. Militão, com cartão amarelo, deu lugar a Daniel Alves, na lateral direita. O Brasil tocando bola, sem pressa. Marcação afrouxou e, aos 23 min, um bombardeio coreano, uma defesaça de Álison, num chute de frente.  Os coreanos se assanham. Tite acionou Bremmer e Martinelli, saíram Danilo e Vi Jr.

- Gol! 4 x 1, Coreia, aos 31 minutos. Paik deu paulada de longe, pegando um rebote na intermediária, acertou o canto. Álison não chegou nela.

 Wéverton e Rodrygo em campo, saem Álison e Neymar (que jogou com botinha de atadura e esparadrapo protegendo tornozelo baleado), aos 35 minutos. Um Brasil já meio desinteressado, deixando o tempo passar. Aos 42’, Martinelli cruzou do fundo, da esquerda, Daniel Alves bateu de voleio, uma chicotada, a bola desviou. Lance plástico, seria um golaço! Craque de bola. Daniel é o segundo atleta que mais jogou pela seleção, só atrás de Cafu, outro lateral direito, campeão do mundo.  

 *

  Fim de jogo, a Seleção avança. Homenagem em campo de toda a equipe a Pelé, uma faixa com a foto do Rei, desejando-lhe pronta recuperação. Justo e bonito.  

 **

 O dia de Livakovic

 Pra quem não conhece, nunca ouviu falar, Livakovic é o goleiro croata, 27 anos, 1m87, atleta do Dinamo Zagreb. Ele foi o responsável pela classificação da Croácia, defendendo três tiros livres diretos da marca do pênalti, depois de 130 minutos de peleja com bola rolando, no Al Janoub, no meio dia de segunda-feira, e 1 x 1 no placar – a Croácia, atual vice-campeã mundial, contra o Japão, os samurais da Ásia. A partida foi a primeira até agora na Copa do Catar a ir para a prorrogação, sem gols, e decisão na cobrança de pênaltis. Deu Croácia, que vai pegar o Brasil nas quartas.

 

 Ficou bem claro, pelo desempenho dos croatas até agora, que o time do extraordinário meio-campista Modric, 37 anos, não é mais aquele que foi vice-campeão do mundo na Rússia, quatro anos passados. Já se mostra uma equipe envelhecida, mais lenta, mas ainda de boa técnica, conjunto e alguns valores como esse goleiro Livakovic, o zagueiro Gvardiol, de apenas 20 anos, o meio campista Kovacik, Perisic (33 anos) e o centroavante grandalhão Petkovik, de 1m93, 28 anos. Além de Modric, claro. Todo cuidado com eles.  

 O jogo - Croácia 1 x 1 Japão - nos 90 minutos regulamentares, foi muito equilibrado. Os japoneses foram melhores, pareciam mais à vontade na primeira etapa, marcando forte, correndo muito, chegando sempre com mais perigo na área adversária. Os ‘samurais’ abriram o marcador aos 43 minutos, num chute do careca avante Maeda, após uma bola alçada mal resolvida pela zaga Croata; Maeda ficou com rebote e finalizou bem.

  Os europeus tinham de partir pra cima na segunda etapa, buscar o empate ou a virada para continuar na competição. O gol de empate veio de uma cabeçada forte de Perisic, aos 10 minutos, testando sem marcação, na área japonesa, um cruzamento largo da direita. A partida ficou aberta e nervosa até o final. A prorrogação foi morosa, com poucas chances de gol, as pernas cansadas, a mente já exausta.  Deu Croácia, mais concentrada, um goleiro inspirado, nos pênaltis.

 O time croata vai para as quartas de final, na sexta-feira, bem mais esgotado fisicamente.  

 Copa que segue ...

**

 Bahia S/A, meu Bahêa

 - Baixando a bolinha, voltando para nossa aldeia, o Bahia virou SAF – S/A do Futebol, com a maioria absoluta das ações compradas por um grupo árabe que controla o Manchester City, da Inglaterra, e outros clubes pela Europa e Sudamérica. E a diretoria (?) está anunciando a contratação do treinador português Renato Paiva, de 40 anos, que já passou por equipes em Portugal, Equador e México. Já tem o dedo e $$$ do City/árabes na contratação. Time, elenco novo para 2023.

 Osório Villas Boas e o professor Adroaldo Ribeiro Costa devem estar se contorcendo no além.  Eu, cá, me pergunto: O que será do meu Bahêa? Torci desde menino para um time de futebol, pura paixão, nunca um clube, muito menos uma multinacional S/A. Mas... é o amanhã, dizem que inevitável. Envelheci.