Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

MATA MATA 3: JAPÃO X CROÁCIA, SEGUNDA; MARROCOS X ESPANHA, TERÇA

ZédeJesusBarrêto comenta a desclassificação da poderosa Alemanha
01/12/2022 às 07:39
     De nada adiantaram os 4 x 2 da Alemanha sobre a Costa Rica, na tarde de quinta, pois os samurais japoneses, na garra, no mesmo horário, venceram os esnobes espanhóis (2 x 1), de virada, e terminaram em primeiro lugar, com seis pontos ganhos, no Grupo E. A Espanha, com os mesmos quatro pontos dos alemães, paparam a segunda colocação por conta do saldo de gols maior que o da Alemanha - os 7 x 0 que aplicaram na estreia sobre a Costa Rica. 

 E Marrocos (quem diria?), ganhou do Canadá (2 x 1) chegou a sete pontos e ficou com  o primeiro lugar do grupo F; a Croácia ficou em segundo.

 *

 Resultados imprevisíveis, alguns até absurdos, numa copa surpreendente em terras desérticas e cidades alucinantes do mundo árabe. O Catar assombra e encanta, dentro e fora dos estádios. O ‘Sobrenatural de Almeida’, de Nelson Rodrigues passeia por lá.  

 Preparem pois o coração, a fase de ‘mata-mata’ começa sábado e mais surpresas virão.

*

 Os novos confrontos definidos

 - Segunda-feira, dia 5, às 12 h - Japão x Croácia, no Al Janoub.

    Na terça, dia 6, às 12 h, no Education City, Marrocos x Espanha.  

**

As oitavas de final, com jogos decisivos (os mata-mata) já começam neste sábado.

**

  Brasil em campo na sexta

  A seleção brasileira, comandada por Tite, já classificada, joga nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 16h, no Estádio Lusail, contra a seleção de Camarões. É o derradeiro jogo da fase de grupos, a classificatória.

 - No Grupo G, o Brasil lidera com seis pontos, dois triunfos em dois jogos; a Suíça tem três pontos, Sérvia e Camarões apenas um.

 Por conta dessa classificação (em primeiro) garantida, Tite mandará a campo uma equipe totalmente diferente daquela que jogou as duas primeiras partidas. Poupando e experimentando.  Neymar ainda em fase de tratamento, Danilo em recuperação e Alex Sandro com uma lesão muscular leve nos quadris. Assim, vai a campo o time:

 - Ederson, Daniel Alves (o baiano, veterano, 39 anos, será o capitão da equipe), Militão, Bremmer (baiano de Itapitanga) e Alex Teles; Fabinho, Fred e Rodrygo; Anthony, Gabriel Jesus e Martinelli.

 De olho nessa moçada. Que mostrem serviço.   

**

Espanha x Japão

No Khalifa International, os japas, precisando vencer para aspirar alguma coisa, começaram em cima, na empolgação, ofensivos; a ‘meninada’ espanhola ao seu estilo, troca de passes e posse de bola, mastigando o adversário, sem pressa. Após trama de passes pela direita, bola alçada e Morata fez 1 x 0, de cabeça, livre na pequena área, aos 12 minutos.

  Só La Roja joga. Os nipo só correm, correm...  Aos poucos, com os ares de displicência dos europeus, os asiáticos foram gostando do jogo, soltando-se, beliscando aqui e ali, sem assustar muito. O jogo espanhol na primeira etapa foi como um cozimento em banho-maria.

 Olhem os nipônicos aí! Os japoneses voltaram com tudo dos vestuários, incendiando a peleja em campo. E os espanhóis no saltinho, esnobando.  Daí ...

 Logo aos dois minutos, Doan, que entrara no intervalo com a camiseta 8, aproveitou-se de vacilo de Balde, pela lateral esquerda, e despejou um balaço da entrada da área; o goleiro espanhol Unai Simon, com ‘mão de alface’, aceitou.  Mal deu a saída, em alta voltagem, o Japão virou: Tanaka fez 2 x 1, completando na pequena área uma bola de fundo que teria saído, mas o VAR, acionado, mostrou que não saiu (???), e o gol foi validado.  

  Luis Henrique pôs em campo Torres, Asênsio, Jordi Alba e o menino Ansu Fati. Os espanhóis foram pra cima, trançando, assediando e os japoneses postaram-se  inteiros na defesa, na manha, garantindo o placar e a classificação.  O gol da La Roja não saiu e o Japão classificou-se em primeiro do grupo.

*

Os asiáticos enlouqueceram em campo, comemorando o triunfo e a classificação. Vão encarar a Croácia, nas oitavas. Mas os espanhóis não têm por que perder o sono, já que pegam Marrocos, teoricamente mais fraco, na sequência.

**

 Alemanha fora da copa

  Quatro títulos mundiais conquistados, um poderio, uma camisa de peso, jogadores de alto nível (Neuer, Kimmich, Müller, Musiala, Goretzka, Gundogan, Sané, Gnabry...), pose, vacilos e os alemães estão fora da copa, caíram na fase de classificação, cedo demais, mesmo fazendo 4 x 2 no fracote time da Costa Rica. Coisas do futebol.

*

  Primeiro jogo de uma copa do mundo com arbitragem feminina, no estádio Al Bayt: Uma francesa no apito – Stéphanie Frappart, uma mexicana – Karen Diaz Medina, e uma brasileira – Neuza Back como auxiliares de linha. Os alemães precisavam ganhar e golear para seguirem em frente. Logo, ao ataque, pressão total.

  Prenúncio de um massacre alemão, o menino Musiala arrebentando e Gnabry, de cabeça, aos 10’, abriu o placar, 1 x 0, aproveitando bom cruzamento da esquerda.   A pesar do domínio alemão na primeira etapa, o freio de mão pareceu puxado a partir do gol. Aos costarriquenhos faltava qualidade do meio pra frente. Pouco ameaçaram, mas numa bobeira do becão Rüdigger quase o time centro-americano empatou; Neuer salvou, espalmando chute forte de Venegas, pra cima. O que viria?

 No começo da segunda etapa, Costa Rica fez 1 x 1; Tejada completou, após duas defesas de Neuer, dando o rebote. Com o empate, os alemães partiram inteiros ao ataque, e Musiala (o melhor dos germânicos) acertou a trave duas vezes, em dois lances. Porém, depois de uma trapalhada de Neuer com a zaga, Vargas fez 2 x 1, a Costa Rica virou. A torcida catariana estava vibrando ainda com o gol dos latinos e Havertz empatou o jogo maluco, 2 x 2.  Aos 40’, o mesmo Havertz desempatou, escorando cruzamento de Gnabry, fazendo 3 x 2.  Os 4 x 2, já nos acréscimos foi do grandalhão Fuellkrug. De nada adiantou, deu Japão na cabeça.   

 Pela segunda copa seguida a Alemanha fica de fora na fase de grupos. Hora de repensar tudo por lá, ou ... a síndrome ainda daqueles 7 x 1?

**

Um Marrocos intruso ou mérito?  

- Pelo Grupo F, ao meio dia, no Al Thumama, Marrocos venceu o Canadá (2 x 1) e, sem que ninguém imaginasse, e está classificado para as oitavas de final como primeiro do grupo, com todo mérito, pois terminou a fase classificatória com sete pontos ganhos, dois à frente da Croácia, atual vice-campeã do mundo. Festejos marroquinos, ousados intrusos na prateleira alta da copa do Catar.

 Marrocos abriu o placar aos 4 minutos, depois de uma bobeira do goleiro canadense; Ziyech pegou a sobra, na intermediária e, de primeira, chutou por cobertura, arco desguarnecido, fazendo um golaço – 1 x 0. Aos 23’, Em-Nersri recebeu em profundidade, pela direita, e deslocou o goleiro – 2 x 0.  Na segunda etapa o Canadá diminuiu, num gol contra (aos 40 minutos) e ainda teve um tento anulado pelo VAR. No apito, o brasileiro Clauss.

Marroquinos em festa. Os canadenses até correram, mas perderam todas.

 

**

 

 Croácia segue, Bélgica fora   

 A despeito do zero no placar, a Croácia de Modric e a Bélgica de De Bruyne, dois craques de bola, disputaram um jogaço, ao meio dia, no Ahmad Bin Ali. Valia vaga. Aos croatas, atuais vice-campeões mundiais, bastava um empate e os belgas (do goleiro Courtois, do meia Hazard, do avante Lukaku...) precisavam vencer. A Croácia mostrou mais conjunto, vive um momento melhor, esteve bem mais perto do triunfo, parou nalguns lances no goleiro Courtois, um paredão. Aos 15’, o árbitro marcou um pênalti favorável aos croatas e os astros Modric x Courtois, amigos que jogam no Real Madrid, ficariam frente a frente num duelo bom de ver, mas o VAR melou o lance, flagrou um impedimento e o pênalti foi desmarcado.

 Na segunda etapa, mais na força e no desespero, já com o grandalhão Lukaku em campo, os belgas foram para o ‘tudo ou nada’ e a partida ficou aberta, franca, boa de ver. Lukaku meteu uma bola na trave e perdeu três chances claras de gol, bastava um gol para classificar a Bélgica. Não rolou. Pressão e emoção até o final, os croatas seguem adiante, estão nas oitavas e os belgas... decepcionados (decepcionantes), voltam pra casa mais cedo.  

**

 Fechando a fase de grupos    

 Nesta sexta-feira, dia 2 de dezembro...

 Pelo Grupo H, às 12h - Portugal x Coreia do Sul, no Education City. Portugal já                                             classificado, com seis pontos ganhos. Coreia tem um.

                                        - Gana x Uruguai, no Al Janoub. Gana tem três pontos ganhos                                               e o Uruguai apenas um.

Pelo Grupo G, às 16h – Brasil x Camarões, no Lusail. Brasil classificado, seis pontos.                                           Camarões, apenas um.

                                        - Sérvia x Suíça, no Estádio 974. Suíça com três pontos e a Servia                                           um somente.

**