Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA EMPATA DE NOVO 0X0 CONTRA O REMO PELA SÉRIE B DO BRASILEIRO

ZédeJesusBarrêto comenta a síndrome dos empates no Vitória
16/06/2021 às 18:29
    São quatro jogos, três empates e uma derrota. Não é um bom começo de Série B. A sina do empate, que persegue o Leão na competição há tempo, continua. Dessa vez foi no calor do Pará, contra o Remo, num jogo sem grandes emoções e quase nada de inspiração das duas equipes. Resultado, 0 x 0.

 Com o resultado, o Leão chega à quinta rodada em 14º lugar com três pontos ganhos apenas.  Ramon entrou fechadinho, com três zagueiros de área, cinco no meio campo e dois mais adiantados. Mudou esquema, substituiu jogadores, adiantou a marcação, tentou de tudo na segunda etapa, mas não funcionou. O Remo meteu uma na trave. Podia ser pior. É olhar pra frente, só. 
*
Bola rolando
- Tempo quente (30º), meio nublado mas sem chuvas, relvado do estádio Evandro Almeida com boa aparência, de longe, grama alta mastigada e pesada, mais de perto.   

 Sem aparentes retrancas, a partida começou solta, ofensiva. O time da casa chegou primeiro com perigo, aos 11 e aos 13 minutos, aproveitando-se de bobeiras defensivas do lado direito defensivo baiano. Lucas Arcanjo já mostrando serviço, evitando o gol. O Leão respondeu aos 18’, num bom chute de longa distância de Samuel; Vinícius espalmou a escanteio. Aos 30’, novamente o time da casa assustou, desperdiçando boa chance. Aos 47’, Jefferson tentou da intermediária, nas mãos de Lucas Arcanjo. E foi só. 

 A primeira etapa, sem grandes emoções, começou animada e foi ficando travada, com muita marcação e disputa por espaço no meio campo. Poucas penetrações e raros arremates a gol.
 *
  Ramon lançou mão de Pedrinho e Guilherme, já no intervalo. Aos 11’, entrou Dinei no lugar de Samuel. No Remo, Gedoz (ex-Vitória) e Gabriel Lima, saíram Rafinha e Dioguinho, já aos 20’. Nada acontecia de criativo no gramado. Depois, Ramos pôs Cedric e Dudu nos lugares de Mateus e Inocêncio, que mostrou pouco na estreia. Já 25 minutos de segunda etapa e nenhuma chance de gol, nem lá nem cá. O Leão então num 4-2-4, uma postura mais ofensiva. 

-  Só aos 26, Jefferson limpou na entrada da área e bateu de canhota, mas Lucas Arcanjo catou. E aconteceu a parada para reidratação. O blábláblá dos treinadores tentando mudar os rumos da partida, em busca do gol.  Será ? Aos 30’, Lucas Siqueira pegou firme de fora da área, rasteiro, acertando o rodapé do poste rubro-negro. Ufa ! Aos 34’ Eduardo, o Dudu, respondeu chutando de fora nas mãos do goleiro. 
 Aos 45’, naquela pressão final do rubro-negro, Guilherme tentou colocar no cantinho, raseiro, mas o goleiro Vinícius catou no rodapé. A arbitragem deu 5’ de acréscimos. Aos 47’, Gedoz alçou uma falta na pequena área inimiga e o becão Keven testou, errou o alvo. 

 E o Rubro-negro baiano empatou mais uma na competição. 
*
Escalações
- O treinador Ramon Menezes mandou a campo uma equipe com três zagueiros, dois alas:
   Lucas Arcanjo, Marcelo, Wallace e Matheus(Dudu); Gabriel Inocêncio (estreante)/ Cedric, Pablo, Gabriel Bispo, Soares e Roberto (Pedrinho); Samuel (Dinei)e David (Guilherme). 

 - O time de Bonamigo: Vinícius, Tiago Ennes (Vinícius), Lucas Siqueira, Rafael (Keven) e Igor; Dudu, Uchoa, Rafinha (Gedoz) e Jefferson; Dioquinho e Renan Gorne (Carius).
*
- O Leão volta a campo, pela 5ª rodada, no sábado, às 19 h. Recebe o novato Brusque, no Barradão.
*
 - Nesta quinta, pela Série A, o Bahia encara o rival Ceará, em Fortaleza, às 16h. Esperamos uma boa arbitragens, sem brigas entre os atletas. 

   À noite (quinta), tem Brasil x Peru, pela Copa América.
**
  Eurocopa...
 França, Itália, Portugal, Bélgica começaram bem a competição, vencendo e jogando bem. O jogo Portugal 3 x 0 Hungria, em Budapeste, com mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas, sem máscaras. Outros jogos em cidades e países diferentes, plateia selecionada (muitas crianças), capacidade dos estádios limitada, distanciamentos e uso de máscara exigidos. 

 A Itália, renovada, venceu seus dois jogos por 3 x 0, jogando em casa. Já matematicamente classificada para a fase seguinte da competição.  
 Aqui ...