quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA ENCARA O FLAMENGO MAS É ENGOLIDO NO MARACA

Flamento abre 10 pontos de vantagem para o segundo colocado
10/11/2019 às 10:54
  O Tricolor até fez um bom primeiro tempo, fez 1x 0, começou bem a segunda etapa mas morreu, não conseguiu acompanhar o ritmo dos cariocas, empurrados por mais de 50 fanáticos torcedores, e levou três gols. Faltaram fôlego, pernas aos baianos, que erraram muito defensivamente nessa etapa, erros fatais. Sobrou talento à boa equipe rubro-negra.

 Com o resultado, o líder Flamengo abriu 10 pontos sobre o vice-líder Palmeiras e está com o título de campeão quase no papo. Merecido. O Bahia continua em 9º, com 43 pontos.

 **

 Maracanã/RJ

 - O Flamengo em campo, líder absoluto da competição, com 74 pontos ganhos, sete à frente do vice-líder Palmeiras; a última derrota do Flamengo pelo Brasileirão foi na Fonte Nova, 3 x 0 para o mesmo Bahia, no dia 4 de agosto, pela 13ª rodada.  Daí, embalou, imbatível.

 - O Bahia chegou a essa 32ª rodada om 43 pontos, em 9º. Há cinco jogos sem vencer.

 - Arquibancadas lotadas, o vermelho & preto tomando tudo, euforia total, a 13 dias de o time disputar o título da Libertadores das Américas contra o River (Argentina) em Lima/Peru.

*

  Com a bola rolando ...

  - Duas equipes soltas, com postura ofensiva desde o começo. Corrido. Poucas faltas.

-  Aos 8 minutos, o primeiro arremate perigoso dos cariocas: Everton Ribeiro de fora da área, Douglas conferiu. Aos poucos, o Flamengo foi chegando, assumindo o protagonismo, apertando, forçando escanteios, trocando passes, marcando já no campo adversário. Os tricolores marcando, suportando o assédio.

  - Só aos 24’ o Bahia chutou uma: João Pedro de longe, nas mãos de Diego Alves. O Tricolor tem chances de encaixar contragolpes mas erra sempre nos passes finais, nas definições dos lances.

  - Gol ! 1x0 Bahia, aos 38 minutos. Num erro defensivo do Flamengo, pela esquerda, Nino arrancou, cruzou e Élber testou de frente para defesaça e rebote de Diego Alves; na sobra, Élber chutou forte. Cruzado, a bola bateu em Arão e entrou.

  -  O Flamengo foi pra cima, na pressão. Aos 45’, Gabigol invadiu pela esquerda e bateu rasteiro, deu Douglas, seguro. Aos 47’, Vitinho cruzou da esquerda, Gerson testou e Douglas catou.

 *

   A equipe carioca foi melhor, teve o controle das ações, tomou as iniciativas mas pouco conseguiu penetrar. O Tricolor marcou bem, segurou como pode, com competência, e soube aproveitar um lance de bate-rebate, uma sobra ...  A estratégia de Roger funcionou bem, então.

*

- Nos vestiários,  o Mengão trocou Vitinho e entrou o jovem Renier. A torcida inflamada, exigindo, os cariocas em cima, na pressão, todos ao ataque.  

 - Os baianos na moita, esperando a hora do bote. Aos 3’, ótimo contragolpe em velocidade, João Pedro entrou livre pela esquerda e encheu o pé, pra fora.

 - Ritmo forte, o jogo aberto.

 - Gol ! 1 x 1, aos 8 minutos. Gabriel cruzou forte, da direita, Lucas Fonseca comeu mosca e Renier chegou veloz, testando de cara, empatando.

 - O jogo continuou intenso, forte, bom de ver. Saiu Gerson no meio campo carioca, entrou Piris ; No Bahia, Arthur Caike no lugar de Gilberto no ataque, aos 20 minutos.  Depois, saiu Élber, entrou Rogério.

- Aos 21’, Renier livre, na pequena área, embaraçou-se com a bola e perdeu o gol. Lucas Fonseca espiando apenas.   

 - Gol ! 2 x 1 Flamengo, Bruno Henrique. Uma saída de bola errada na defesa, Nino e Artur vacilaram, Filipe Luiz roubou, lançou para Gabigol que bateu cruzado da direita para o artilheiro Bruno Henrique completar, fechando pela esquerda. Aos 28’.

 - O Flamengo sobrava já fisicamente, ganhando as divididas, pondo velocidade, envolvente.  Saiu João Pedro e entrou o meia Guerra no Bahia.  Com o Bahia já sem pegada, o rubro-negro carioca começou a trocar passes, administrar o resultado favorável.

 - Gol ! 3 x 1 Flamengo, Gabigol, aos 42 minutos. Arão bateu falta da entrada da área, acertou o travessão; na sobra, cadê a defensiva ?  Pregada. Gabriel chegou livre e completou. Depois, saiu e entrou o meia Diego.

  - Aos 43’, após cruzamento da esquerda, Caike subiu na frente da pequena área e testou forte, raspando.  

  Deu Flamengo, justo. Sobrou em campo na segunda etapa, amassou.

*

 Destaques

- Douglas sem culpas; Nino fez o cruzamento para o primeiro gol e morreu na segunda etapa, sem pernas, errando passes. Lucas Fonseca compromete, entrega, sem noção de posicionamento defensivo, desconcentrado, errando passes bobos. Flávio, na garra, melhor que Gregore. Moisés teve muito trabalho. Artur correu muito, falhou no segundo gol carioca, fez um segundo tempo opaco. Elber também arriou na segunda etapa. Gilberto sem inspiração. Dos que entraram, Caíke foi o mais empenhado.

- No Flamengo, o dinamismo de Arão; a vontade de Gérson; a técnica de Éverton Ribeiro; Gabigol e Renier decisivos. E Bruno Henrique dando muito trabalho, veloz. É, sem dúvida, a melhor equipe brasileira, no momento. E empolga no Maracanã, lota.

*

Equipes escaladas

- Flamengo : Diego Alves, Rodinei, Rodrigo Caio, Mari e Filipe Luiz; Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Vitinho, Gabriel Gabigol e Bruno Henrique.  Treinador, Jorge Jesus (o portuga suspenso, o auxiliar João de Deus no banco).

- Bahia :  Douglas, Nino, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e João Paulo; Artur, Gilberto e Élber.  Treinador, Roger Machado.

 Arbitragem, com VAR. No apito, Caio Max Araújo Vieira (RN)

**

  O próximo jogo do Bahia, pela 33ª rodada, é contra o vice-lider Palmeiras, domingo (dia 17, às 16h), na Fonte Nova.  

**

Outros jogos da rodada 32:

- No sábado: Goiás 0 x 3 Santos; Palmeiras 0 x 0 Corinthians

  Domingo:

  Internacional 2 x 1 Fluminense; Cruzeiro 0 x 0 Atlético(MG); São Paulo 0 x 1 Athlético(PR)

  Fortaleza x Ceará; Chapecoense x Grêmio; CSA x Vasco.

 Segunda-feira, 20h: Botafogo x Avaí

**

 Série B 

Restam quatro jogos/rodadas para o fim da Segundona.

O Vitória, com 41 pontos ganhos, em 13ª colocação, recebe nesta terça-feira, às 19h30, no Barradão, o CRB das Alagoas, que tem 50 pontos ganhos, está em 7º lugar e tem chances de chegar entre os quatro primeiros. Com um triunfo em casa o Leão praticamente afasta qualquer possibilidade de voltar à zona da degola/ a Z-4.

**

  Del Valle Campeão

- A Copa Sul-Americana/2019 foi conquistada pelo Independiente del Valle, do Equador. O título foi definido em Assunção/Paraguai, com um triunfo do Campeão sobre o Colón  do Paraguai, 3 x 1.

  Se o Del Vale do Equador chega e consegue o título, por que não o Bahia. É preciso, mais que sonhar, planejar e se preparar para isso, qualificando o plantel.

**

  Seleção nas Arábias

- A Seleção Brasileira titular, treinada por Tite, faz dois amistosos na Arábia Saudita: na sexta-feira, contra a Argentina; e no dia 19, contra a Coréia do Sul.  Mais uma jornada ‘cata níquel’ da CBF.   Neymar continua de fora, lesionado. E o goleiro Éderson, do Manchester City, com problemas musculares foi substituído por Santos, do Athlético (PR).

 

**