segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NORDESTÃO: BAHIA VENCE SALGUEIRO NA FONTE 3x0

Última rodada decidirá classificação do BAVI
24/03/2019 às 10:11
Com gols dos artilheiros Fernandão e Gilberto, sem precisar forçar muito, o Bahia venceu bem o Salgueiro (PE) por 3 x 0, e briga por uma vaga no grupo para as finais da Copa do Nordeste. Com o triunfo, foi a 12 pontos ganhos e passa o ABC (com os mesmos pontos) por ter um melhor saldo de gols. No término da partida  o Tricolor estava em quarto lugar, classificado, mas dependia ainda do resultado de CSA x Sergipe, em andamento, torcendo para os vizinhos sergipanos.

*

  Classificação de  Bahia e Vitória deve mesmo se definir na última rodada, próximo fim de semana, quando o Vitória recebe o Náutico, no Barradão, precisando vencer; e o Bahia vai a São Luis do Maranhão enfrentar o lanterna Sampaio Corrêa. Lá é sempre difícil.

**

- Bahia  3 x 0 Salgueiro, na bovca da noite outonal de domingo. O Tricolor de azul total. E uma nota distoante : a vaia que um grupelho de ‘torcedores’ dirigia ao lateral Moisés, sempre que ele pegava na bola. Qual o motivo?  Gratuita e equivocada.   

*

 Com bola rolando

 O  Bahia mostrou as  cartas logo no começo.

- Gol ! 1x 0, aos dois minutos. Artur tabelou com A.Cayke, invadiu a área pela direita e fuzilou, abrindo o placar.

  Aos 18’, Fernandão tentou de cabeça, errou por pouco. Dois minutos depois ...

 - Gol ! 2 x 0, Fernandão, antecipando-se à zaga e testando um escanteio cobrado na primeira  trave por Artur.

 O Salgueiro sentiu e não ameaçava. Trocando passes, sem pressa, o Tricolor criou mais duas boas chances com Artur Cayke, numa outra cabeçada de Fernandão, que ainda perdeu gol de frente furando de canhota um cruzamento rasteiro.

 Só deu Bahia nos primeiros 45 minutos. O goleiro Anderson não trabalho.  No finalzinho, numa dividida no meio campo, o zagueiro Jackson levou uma cotovelada no rosto  e saiu meio desacordado, de maca, para os vestiários.

*

  Com Xandão em lugar de Jackson, o Tricolor  voltou retraído, visivelmente se poupando, na espera, fugindo das jogadas mais ríspidas dos pernambucanos, que voltaram para o tudo ou nada, brigando, correndo, chutando de longe, tentando.

 Aos 19’, Ênderson trocou Fernandão por Gilberto; e A Cayke por Shaylon. Aos 29’, quase Ernando ampliou em outra boa cabeçada.

- Gol ! 3 x 0 Bahia !  Aos 30’, o artilheiro Gilberto fez um golaço, fechando o caixão; recebeu em profundidade, nas costas da zaga e deu um lençol, encobrindo o goleiro.

E bastou.

*

Destaques

Boa partida do miolo de zaga Tricolor, sem erros; Élton e mais ainda Douglas Augusto; ótima movimentação de Artur Cayke, bom primeiro tempo de Artur, e os gols dos artilheiros, como o torcedor gosta.   

 A equipe pernambucana não mostrou grande coisa.    

*

Ficha Técnica

                        Bahia – Ânderson, Flávio, Ernando, Jackson (Xandão) e Moisés; Élton, Douglas Augusto e Éric Ramires; Artur, Fernandão (Gilberto) e Artur Caíke (Shaylon).  Treinador, Ênderson Moreira.

                       Salgueiro (PE) -  Gideão, Lucena, Jamerson, Igor e Leo Carioca; Bruno Cena, Escuro, Thomas, Tarcísio e Anicete; Muller.  Treinador, Sérgio China. 

No apito, José Reinaldo Figueiredo, de Alagoas.

*

 Campeonato Baiano

  No meio da semana (quarta), o Tricolor tem mais um jogo decisivo e duro, dessa vez pelo Baianão, contra o Atlético, em Alagoinhas. Vale vaga na final, contra o vencedor do duelo entre Bahia de Feira e Vitória da Conquista. O Tricolor da capital venceu o Carcará na Fonte, por 3 x 0.  


**

  Jogos da Rodada   

 - ABC 0 X 0 Vitória; Ceará 2 x 1 Santa Cruz; Moto Clube 1 x 1 Fortaleza;  Confiança 0 x 2  CRB;

   Nãutico 2 x 0 Altos (PI) //   

  (em andamento : Botafogo (PB)  1 x 0 Sampaio Corrêa;  CSA 0 x 0 Sergipe).

**

   Seleção  na Europa

   Em mais um amistoso ‘cata-níquel’ preparatório para a Copa América, a Seleção Brasileira de Tite enfrenta a República Tcheca, em Praga, na terça-feira, às 16h30 (hora de Brasília).

  A estreia do Brasil na Copa América será dia 14 de junho, contra a Bolívia.  Na sequência, jogará na Fonte Nova, contra a Venezuela.