Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAIANÃO 2019: E O LEÃO MORDEU O BODE 1x0

Foram definidos, em sorteio realizado na boca da noite dessa quinta, os grupos e primeiros jogos da Copa América, que acontece em gramados brasileiros, de 14 de junho a 7 de julho.
23/01/2019 às 19:50

   Com seu time considerado titular, sob o comando do treinador Marcelo Chamusca, o Vitória (o Leão da Barra) estreou no Campeonato Baiano 2019 obtendo o triunfo ( 1 x 0) sobre o Vitória da Conquista (o Bode do Sudoeste). O placar foi magro, mas valeu pelos três pontos e, mais ainda, porque enfim a equipe voltou a vencer dentro de casa, depois de quatro meses de jejum.  

 O jogo, pouco atrativo, fechou a primeira rodada, perante um público diminuto (duas mil pessoas) e meio encabulado nas arquibancadas do Barradão.  

 

*

Copa América

 Foram definidos, em sorteio realizado na boca da noite dessa quinta, os grupos e primeiros jogos da Copa América, que acontece em gramados brasileiros, de 14 de junho a 7 de julho.

Grupo A – Brasil, Bolívia,  Venezuela e Peru.

Grupo B – Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar.

Grupo C – Uruguai, Equador, Japão e Chile.

*

  A seleção brasileira jogará na Fonte Nova no dia 18 de junho, contra a Venezuela. A equipe de Tite vai treinar no Barradão. Outras seleções treinarão em Pituaçu.

*

  O primeiro jogo na Fonte Nova será o clássico Argentina x Colômbia,  no dia 15 de junho. Podemos ver Messi e James Rodrigues se enfrentando. São adversários tradicionais que costumam realizar bons jogos.  Imperdível.

  Teremos ainda, na Fonte: Colômbia x Paraguai (dia 23) e Chile x Equador. Bons confrontos. Promessa de casa cheia e um São João animado na cidade.

**

Noite no  Barradão

 A equipe rubro-negra entrou em campo assim escalada:  Ronaldo, Jeferson, Thales, EdCarlos e Arroyo; Leandro Vilela, Weslei (Rodrigo Andrade) e Rui;  Yago, Leo Ceará e Andrigo (Erick).

  O time de Conquista: Geovani, Diego, Val, o veteraníssimo Silvio e Ruan; Buru, Fagner, e Gustavo; Caculé, Tatu e Jhonnes.  Treinador, Éverton Goiano.

No apito, Bruno Vasconcellos.

*

Bola rolando

 A partida começou embolada, com  muitos erros de parte a parte, a bola disputada mais na raça, no corpo-a-corpo, raras trocas de passes, pouca emoção e nada de chutes a gol.  

 Só aos 32’, aconteceu a primeira jogada mais perigosa do rubro-negro. O jovem lateral esquerdo  Arroyo foi lançado em profundidade, nas costas da zaga e bateu cruzado, mas o goleiro Geovani (20 anos) desviou com o pé.

- Gol ! 1 x 0 Vitória,  aos 42 minutos. Falta alçada da direita, zaga e atacantes se enroscaram na pequena área do Conquista e a bola sobrou limpa para Yago escorar do lado oposto, de bico; o goleiro Geovane até salvou com o  pé, no chão, mas a bola repicou no zagueiro Val e entrou mansinho.    

  O tento animou os donos da casa; aos 45’, Wéslei bateu forte, de longe, e a pelota passou riscando o poste conquistense.

  Foi uma primeira etapa dura ...  de ver.  Pobre de técnica individual e coletiva. Só no minutos finais a equipe da casa, ainda em fase de conhecimento mútuo, de entrosamento, encontrou-se um pouco, e conseguiu articular uns poucos lances de ataque.

*

 As duas equipes voltaram da merenda com mais disposição, buscando o ataque, tentando mais o gol, de parte a parte. Animou mais o torcedor presente. Sem empolgar, porém.  O Vitória mais arrumado, articulando melhor. Mas o tempo foi passando e ...  nada acontecia.

 Aos 42’, depois de um bate-rebate na área do Conquista, Yago pegou uma sobra na entrada da área e acertou um chute na trave de Geovane. O time do Sudoeste parecia sem pernas e sem qualidade para uma reação; pouco ameaçou o gol de Ronaldo.

  Joguinho pobre, placar murcho, mas os três pontos na estreia estão garantidos.

 *

Destaques  

 A experiência do veterano EdCarlos, capitão do time; a disposição e estatura física do apoiador Wéslei; a agressividade do  conhecido Yago ... 

 Pelo Conquista, a vontade do jovem Caculé.  

*

O entra e sai na Toca

O argentino Bou, atacante, está de saída. Uma passagem opaca na Toca do Leão.

Chegando o lateral direito Mateus Rocha, 20 anos, revelado pelo Palmeiras. 

 

*

A segunda rodada do Baianão/2019 segue domingo com os jogos:

-  Jacobina x Vitória (16hs) ; Bahia de Feira x Vitória da Conquista; Jacuipense x Fluminense.