Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

TUBARÃO MORDEU LEÃO 3X0 no Nordestão

Um Vitória irreconhecível, porém, previsível
17/05/2018 às 10:29
TUBARÃO MORDEU LEÃO

    NA COPA DO NORDESTE

 

    Com uma equipe mesclada, jogando coletivamente mal e com duas falhas individuais esquisitas do goleiro Caíque, o Vitória levou 3 x 0 do Sampaio Correia, o Tubarão do Maranhão, em São Luiz, na noite de quarta, no primeiro jogo valendo vaga nas quartas de final do Nordestão 2018.

   Para seguir na competição, o Leão baiano tem de vencer o segundo confronto no Barradão por mais de três gols de diferença. Não é impossível, mas ficou bem mais difícil.  

*

   Irreconhecível

    O rubro-negro baiano fez uma primeira etapa horrível. O goleiro do Sampaio Correia não trabalhou, o time baiano não agrediu, marcou mal na intermediária e os atletas sentiram muito o campo pesado e a grama alta do estádio Castelão, de São Luis, com bom público.

  O primeiro gol saiu por volta dos 35 minutos, após uma bola longa enfiada pelo meio da zaga,  mais para o goleiro Caíque que chegou na pelota quicando mas atrapalhou-se todo e Bruninho agradeceu, empurrando livre para as redes: 1x  0.

   Nickson entrou no segundo tempo, já na volta dos vestiários. O rubro-negro então mais aceso. Logo nos primeiros minutos, após um cochilo de marcação da equipe maranhense, Nickson de bico acertou a trave. Mas...  logo depois, após bola alçada em cobrança de escanteio da direita, Caíque saiu de mão mole e a pelota sobrou na praia para o zagueirão fazer 2 x 0. 

   Aos 24’,numa cobrança de falta tramada, ZéWélisson bateu firme, a pelota desviou no caminho e chocou-se no travessão maranhense, com o goleirão batido.  Mancini ainda colocou Luan e depois Junior, saindo André Lima. Tentou  mudar o panorama com um time mais jovem, mais lépido, mais pegador,  para reverter o placar.

  Mas foi o Sampaio que fez. Aos 29’, noutra cobrança de escanteio do  Sampaio, agora da esquerda, a defesa baiana espiou e o becão Alysson meteu a perna e ampliou, 3 x 0.   Aí o goleador, que já tinha cartão amarelo, foi pra galera, recebeu o segundo e foi expulso, deixando a equipe com um atleta a menos em campo.

   No desespero, o Leão foi pra cima, buscando um golzinho pelo menos, na correria e bola alçadas. O Sampaio, com um jogador a menos, fechou-se inteiro, suportando bem o sufoco até o final.  Festa da torcida tricolor maranhense.

*

Nenhum destaque individual  no rubro-negro, coletivamente irreconhecível  também. Caíque apanhou do gramado e da bola nos dois primeiros gols.

A equipe do Sampaio é limitada, mas é guerreira. 

**

   O Vitória volta a campo no final de semana, pelo Brasileirão. Recebe o Ceará, domingo, no Barradão.  Vai ter muita cobrança nas arquibancadas.

**

- Nesta quinta, dia 17, começa a apresentação dos atletas convocados por Tite para a Seleção que  vai à Copa na Rússia.   Apenas Marcelo, Cassemiro e Faustino devem se apresentar depois da final pela Copa dos Campeões, semana que entra: : Real Madrid x Liverpool, em Kiev.