quarta-feira, 23 de outubro de 2019
Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA vence Botafogo pela Copa do Nordeste 1x2

Bahia enfrenta o Atlético do PR pélo campeonato brasileiro
27/04/2018 às 19:42

 O placar (2 x 1) foi magro diante da superioridade do Tricolor em campo, mas o suficiente para facilitar a classificação do time na partida de volta, em Salvador, o que vai garantir a presença do Campeão Baiano nas semifinais do Nordestão 2018. O Bahia é o atual campeão e busca um bi  na competição.

  Mesmo com uma equipe bem mesclada em campo, desfalcada de vários atletas que vêm jogando como titulares,  o time de Guto Ferreira manteve o padrão e bom volume de jogo.

O jogo de volta, na Fonte Nova, será na quinta da próxima semana, dia 3 de maio, às 21h45.

**

   Botafogo (PB) 1  x 2 Bahia, estádio Almeidão, abrindo a fase quartas de final da Copa do Nordeste, um duelo de campeões estaduais.

   Bola rolando

   Desde o apito primeiro do árbitro ficou claro a diferença nos estilos de jogo das duas equipes: O Tricolor botando a pelota no chão, trocando passes, valorizando a posse de bola e o time paraibano fechado, marcando duro e buscando os contragolpes em bolas esticadas, chutões e correria.  

   A primeira emoção foi um chutaço de longe do veterano meia Marcos Aurélio que exigiu uma elástica defesa de Douglas, tirando a pelota com a ponta dos dedos, aos 7 minutos.  O Bahia respondeu aos 12’, num lançamento longo para Elber nas costas da zaga paraibana; livre, de frente, o atacante chutou de canhota para fora.  Aos 23’, novamente Marcos Aurélio, de fora, arriscou forte e a bola raspou o poste de Douglas.

   O Bahia trama, tem mais a bola, joga no campo adversário, mas finaliza pouco; o Botafogo assustou mais com chutes de fora. Algumas entradas muito pesadas dos botafoguenses, o árbitro levando na conversa mole, apenas.  Aos 36’, após cobrança de escanteio da direita, por pouco o Tricolor não abriu o marcador.

  - Gol ! 1 x 0 Bahia, Marco Antonio, aos 45’. Bola  enfiada por Elton nas costas da zaga, Marco Antonio  entrou fechando da direita e acertou o ângulo, num  belo chute.

*

  O Tricolor entrou aceso na segunda etapa. Aos 2’ , João Pedro roubou da zaga e bateu para salvadora defesa de Saulo; na sequência, Becão perdeu gol incrível.

 - Gol ! 1 x 1, Marcos Aurélio empatou aos 5 minutos, após cochilo geral da zaga e furada grosseira de Mena. O meia teve tempo de ajeitar e bater forte.  

  Ficou quente. Lá e cá. Ofensivo.  Aos 22’, Guto lançou Brumado e Régis;  saíram Marco Antonio e Edigar Junio.  Brumado chegou aprontando e exigiu defesa  difícil de Saulo, em seu primeiro lance.    

  - Gol ! 2 x 1 Bahia, Régis, golaço !  aos 30 minutos.  Elber costurou pela esquerda, Brumado tocou de calcanhar na meia lua e Régis bateu de prima, forte e rasteiro, no canto.

  O Botafogo foi pra cima, lutou muito até o final, mesmo com a chuva que chegou forte. Guto retirou o eficiente Gregore, cansado, e colocou Edson, no meio campo. O Tricolor manteve a posse de bola no campo adversário e administrou bem até o final. Bom resultado fora de casa, impondo superioridade.      

*

Destaques

Gregore, Élton e Élber jogaram muito. Régis entrou bem e o garoto Brumado melhor ainda. Douglas seguro.

 Na equipe da casa, o veterano Marco Aurélio correu como nunca; o mais inspirado e perigoso.  

 

*

Ficha Técnica:

                         Botafogo(PB)  - Saulo, Felipe Cordeiro (Adalberto), Lula, Carlos Renato; Valber, Humberto (Djavan); Jataí, Marcos Aurélio, Nando (Hiroshi); Mazinho e Dico. Técnico: Leston Jr.

                         Bahia – Douglas, João Pedro, Becão, Grolli e Mena; Gregore, Élton, Vinícius e Elber; Marco Antonio e Edigar Junio.   Técnico: Guto Ferreira.

                         No apito, Péricles Bassols Cortez.

**

   Brasileirão

   O Tricolor, com três pontos ganhos, já volta a campo domingo, na Fonte Nova. Recebe o Atlético Paranaense, valendo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro/ Série A.

   O Vitória, com apenas um ponto conquistado nas duas primeiras rodadas,  joga na segunda-feira à noite (20 hs) em Belo  Horizonte, contra o América (MG).

**

 Copa do Brasil

 A partida de volta do Vitória contra o Corínthians, no Itaquerão (SP), está marcada para uma quinta-feira, dia 10 de maio, às 19h30.   Quem vencer segue adiante na competição.

 O Bahia tem um confronto com o Vasco da Gama (RJ). O primeiro jogo será na Fonte Nova, quarta-feira, dia 9 de maio, às 21h45.  O duelo de volta, decisivo, acontece em São Januário, campo do Vasco, no Rio, dia 16, quarta, às 19h30.