Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

SEM SURPRESA, BAHIA vence FLU e vai a final

Liga dos Campeões tem os times 'feras' da Europa
22/04/2017 às 18:22
Como se previa, o Bahia venceu o Fluminense de Feira (1 x 0 ) na Fonte Nova e vai disputar mais um título baiano, o de 2017, em dois jogos decisivos que acontecerão nos dias 3 e 7 de maio. 

O adversário do tricolor sai no jogo deste domingo à tarde, no Barradão, o ‘clássico’ Vi x Vi, o rubro-negro da capital contra o Vitória da Conquista. No primeiro duelo, no Lomanto Junior, deu empate, 1 x 1. Um novo empate favorece o Vitória e se não der ‘zebra’ domingueira teremos mais um Ba x Vi na disputa da taça. 

**

Fonte Nova, sábado à tarde, público pequeno (pouco mais de sete mil torcedores nas arquibancadas), árbitro Ricarle Gonçalves. No Bahia, duas novidades: Lucas Fonseca ao lado de Tiago, na zaga e Zé Rafael no lugar de Régis, suspenso. O tricolor da capital venceu o primeiro duelo, em Feira, por 3 x 0.
*
Bola rolando

O jogo começou corrido, a equipe do interior marcando em cima, mordendo no calcanhar e com uma postura mais ofensiva do que a mostrada em casa. Mas a primeira chance de gol foi do Bahia, numa falta cobrada por Juninho que queimou o travessão, aos 15 min.

Aos 30’ o árbitro Ricarle expulsou o lateral direito Edson do Flu de Feira, após uma falta sem bola no meio campo e cotovelada sobre Renê Jr. 

Aos 32’, Hernane tabelou com Zé Rafel, livrou-se da marcação, encarou e deslocou o goleiro Jair, abrindo o marcador: 1x0 Bahia. Aos 40’, Allione fez ótima jogada pela direita e passou para Edigar Junio que pegou de primeira, de frente pro gol, mas errou o alvo, por pouco. 
Se com 0 x 0 o Bahia não tinha pressa nem ânsia de atacar... imagina com 1 x 0 no placar e um atleta a mais em campo. Assim, no ‘banho maria’ e um placar agregado de 4 a 0 acabou a primeira etapa.
*
Os treinadores trabalharam nos vestiários. Arnaldo Lira colocou um novo lateral esquerdo e centralizou o experiente Jorge Wagner no meio campo. Do outro lado, Guto retirou Renê Junior, que tinha cartão amarelo, e colocou Feijão. Um ritmo mais lento e menos pegada, na partida. O tricolor da capital administrando. 

Gustavo, que entrou no lugar de Hernane, quase amplia aos 23’, ganhando da zaga e colocando rasteiro, mas a pelota passou a um palmo do poste. O Bahia rondando a área adversária e o Flu de Feira sem força para chegar ao empate. Aos 28’, Feijão completou de testa uma bola alçada de escanteio e acertou o pé da trave. Ficou mesmo no 1 x 0. 

Sem surpresas e sem grandes destaques em campo. 
*

A direção do Bahia anunciou essa semana a renovação de contrato do jovem goleiro Jean, o Jeanzinho, 22 anos, até dezembro de 2019. O garoto vem amadurecendo bem, é o titular da camisa 1 tricolor. 
**
Copa do Brasil

De acordo com sorteio da CBF, eis os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, assim definidos: 
- Palmeiras x Inter ; Grêmio x Fluminense ; Botafogo x Sport ; Santa Cruz x Atlético do Paraná; Cruzeiro x Chapecoense; Paraná x Atlético-MG; Flamengo x Atlético de Goiás; Santos x Paysandu. 
**
Champions 

Definidos também os confrontos das semifinais, em sorteio ‘armado’ pela UEFa, do torneio de clubes mais importante do planeta, a Copa dos Campeões da Europa:
Real Madrid x Atlético da Madri ; Juventus x Monaco. 
**
Novos nomes 
Com o próximo fim da temporada 2016/17 européia, novas revelações despontam no cenário do futebol e podem ser as estrelas da Copa 2018, na Rússia. Atentem: 
- O meia argentino Dybala, 23 anos, atacante e estrela da Juventus de Turim (Itália).
- O avante francês Mbappé, 18 anos, artilheiro do Monaco na Champions League.
- Pusilic, norte-americano, 18 anos, meia do Borússia Dortmund / Alemanha.
- Dembele, 19 anos, francês que é avante do Borússia.
- O italiano Rugani, 22 anos, zagueiro da Juventus.
- O meio-campista português Bernardo Silva, 22 anos, que atua no Monaco.
- O ala e apoiador brasileiro Fabinho, 23 anos, atuando no Monaco
- O atacante alemão Draxler, 23 anos, que atua nop PSG/Paris Saint Germain.
- O avante belga Carrasco, 23 anos, artilheiro do Atlético de Madri.
- O meia Isco, do Real Madrid, espanhol, 24 anos.
- E o avante brasileiro Gabriel Jesus, óbvio, 21 anos, do Manchester City. 
São as apostas do momento. Renovação. 

**
Marcelo Sant’Ana, presidente do E C Bahia, em entrevista a UOL: 
“Existe a rivalidade, mas temos de saber respeitar o outro. É essa a mensagem que que o Bahia defende e vai continuar defendendo. Enquanto eu for presidente não aceito torcida única. Se houver decisão judicial neste sentido vamos recorrer. Temos que trabalhar a inclusão, o respeito, não a segregação”.