Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA e VITÓRIA vencem seus jogos e são lideres

Jogos aconteceram na noite desta quinta-feira
03/03/2017 às 15:22
O Bahia, de volta à Fonte Nova, venceu bem o Altos do Piauí ( 3 x 0) pela Copa do Nordeste e lidera o Grupo B da competição, dois à frente do Fortaleza. Boa partida, bem movimentada.

Antes, em Pituaçu, o Vitória fez 1 x 0 no Galícia e disparou na liderança do Baianão 2017. A torcida rubro-negra reclamou da qualidade da partida e pediu mais uma vez a cabeça do treinador Argel, balançando. O rubro-negro abriu quatro pontos do vice-lider Bahia e também lidera seu grupo na Copa do Nordeste, mas ... 

*
Na Fonte, nova !

O Bahia 3 x 0 Picos (Piauí) marcou o retorno à casa, a Fonte Nova com novo gramado, um tapete verde, mas o torcedor ainda de ressaca, muitas cadeiras de arquibancadas à mostra ... 
*
Em campo

Marcação forte, apertada no campo inteiro, muito corpo a corpo e pouco espaço, assim dificultando a troca de passes e a bola no chão. O Bahia, aos poucos, impondo ritmo e chegando bem mais na área adversária.

- A primeira chance apareceu aos 12’, numa cabeçada do zagueiro Tiago, após a cobrança alçada por Régis. A bola passou perto do poste, o goleirão só espiando. Aos 16’, Hernane encheu o pé já na área e o goleiro Rodrigo espalmou. No escanteio, quase gol olímpico de Juninho, bola no travessão. 

- O Altos chutou a primeira bola contra o arco tricolor aos 29’: o lateral Chiquinho recebeu em velocidade nas costas de Armero, bateu cruzado, rasteiro e Jean triscou nela, desviando. Um minuto depois, Zé Rafael chutou forte, de fora, exigindo bela defesa de Rodrigo. Aos 32 foi a vez de Juninho, de longe, o goleirão salvando mais uma. 
Um jogo muito corrido e disputado nos primeiros 45 minutos, os donos da casa donos da bola, atacando, chegando perto mas o gol não saiu, a despeito da pressão tricolor. O Altos fechado, marcando duro, apostando no empate. 

O mesmo panorama no início da segunda etapa. Os piauienses marcando em cima e o Bahia querendo o gol. 
- Achou o gol, após uma blitze, Armero fez bom passe da esquerda, duas tentativas de finalização e a bola chegou em Hernane que livrou-se de dois marcadores e bateu colocado fazendo um gol com talento de artilheiro: 1 x 0. 

- A equipe do Piauí, perdendo o jogo, teve de sair da defesa, se abrir, buscar o empate, mudando a forma de jogar e o jogo em campo, agora mais aberto. Aos 15, Guto pôs João Paulo em lugar de Diego Rosa e o treinador Scarpino, do Picos, trocou 
- 2 x 0 – Régis, aos 17 minutos: bela trama de Régis com Éder pela direita, João Paulo escorou e Regis finalizou bem.

- Três minutos depois, o árbitro sergipano Claudionor dos Santos inventou um pênalti contra o Bahia. O zagueiro Marcelo bateu forte, Jean fez uma grande defesa, a bola sobrou para o mesmo Manoel que finalizou e Jean voltou a defender, para delírio da galera. 

- Aos 23’, Hernane recebeu em profundidade de Régis, levou a zaga e bateu colocado; a bola raspou o poste. Quase. 

- O garoto João Paulo fez o terceiro e fechou o caixão, aos 39 min, aproveitando-se de um erro na saída de bola da defensiva do Altos; entrou de cara com ela dominada, esperou a saída do goleiro e colocou: 3 x 0. 
Justo, venceu a equipe que buscou o gol o tempo inteiro e de forma coletiva. 
**
Destaques:

Jean, firmando-se no gol perante a torcida, Édson firme no apoio, Regis reinou no meio campo; Zé Rafael e Hernane ativos , decisivos; e o garoto João Paulo, que entrou muito bem substituindo Diego Rosa. 
*
O jogo contra o Paraná, valendo pela Copa do Brasil, foi remarcado pela CBF para o dia 8 próximo, em Curitiba. 
**
BAIANÃO /
Liderança absoluta

Pituaçu, valendo pontos pelo Baianão/2017, 19h30 de quinta-feira, gatos pingados nas arquibancadas... Galícia 0 x 1 Vitória. O lanterna recebeu o líder, suportou o que pode mas levou o gude e continua segurando a lanterna. 
O Vitória, mesmo sem fazer uma grande partida, consolida-se na liderança, com folga (15 pontos ganhos), abrindo quatro pontos sobre o Bahia e o Fluminense. 
*
Jogo jogado

Ritmo de quaresma. O salário de um André Lima paga a folha de todo o plantel azulino. Daí, em campo, um rubro-negro com a obrigação da iniciativa do jogo e os galegos fechados, marcando, defendendo-se, raro contragolpe no chutão, apenas.

E uma equivalência de falta de criatividade, de passes errados, um babinha sem graça e sem lances de área até, por volta dos 35 minutos, irritado com o baixo rendimento da equipe, o treinador Argel retirou o apoiador Uillian e colocou o meia Cárdenas, tentando um toque com mais objetividade do meio para a frente. 

Uma primeira etapa fraca, dura dever. O rubro-negro mais próximo da área adversária, ameaçando mas chutando pouco, sem repertório. Uma equipe superior técnica e fisicamente, mas isso não se refletiu em campo e o torcedor vaiou na descida para os vestiários.
*
Foi a equipe galega que voltou mais acesa dos vestiários, equilibrando as ações. Mas na medida em que o tempo foi passando, o cansaço bateu e o campo foi ficando cada vez maior, os espaços vazios aparecendo. Então o time com mais qualidade e conjunto assume o comando em campo. 

Aos 15’, saiu o apagadão meia Cleiton Xavier e entrou o avante velocista David. Ele entrou pela direita e Pineda caiu do lado esquerdo. André e Kieza enfiados: o velho 4-2-4. E tome-lhe bola alçada na área azulina. Os galegos defendendo-se com bravura, mas seu meio campo morreu, boiou. 

O gol, enfim, saiu aos 23’. Euller evoluiu pela esquerda e cruzou da intermediária, alto, Kieza antecipou à zaga e testou, desviando do goleiro: 1 x 0, gol do artilheiro, a seu estilo. 

O jogo seguiu em ritmo de treino, ataque contra defesa. Mesmo com o triunfo, algumas vaias nas arquibancadas pela atuação opaca da equipe rubro-negra. 
*
Destaques: - Euler, Zé Wélison, Cárdenas e Kieza, os mais lúcidos rubro-negros.
Magal e Narciso, enquanto tiveram pernas, foram os melhores do aguerrido azulino.

**