Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

V ITÓRIA com nova direção não sabe se fica com Argel

Real levou sufocou mas venceu o Kashima, com o sempre 'salvador', Cristiano Ronaldo
18/12/2016 às 20:42
Sol de verão, Natal em cima, a bola oficial de férias e o torcedor baiano pergunta o que será da dupla Ba Vi no ano que entra, ambos na Série A do Campeonato Brasileiro. Vamos brigar pra não cair mais uma vez e tão somente? 
Almejar algo mais exige investimento, planejamento, contratações. Não temos equipes para disputar título, sequer
 chegar no final do certame classificado para a Libertadores de América.
*
Roupagem Tricolor 
No Bahia, até agora, está certa a permanência do treinador Guto Ferreira.

Confirmada também a participação do clube na Flórida Cup Challange, um torneio de inverno nos EUA que reúne equipes da casa, da Europa e da América do Sul, 14 ao todo, aquecimento para a temporada. Fica a pergunta do sambista: “Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou?”

Com o fim de empréstimos e a debandada de meio elenco/2016, a pré-temporada comprometida com a realização da competição na América do Norte, restará a Guto escalar a garotada que saiu da base, até pra ver quem realmente tem futebol e espírito competitivo.

No mais, a renovação com o apoiador Renê Jr, as dificuldades para permanência do lateral Moisés, especulações sobre a vinda do meia Osman (ex América MG), do armador argentino Lucas Mugni (Flamengo), de Marquinhos ... Mas, será? E o craque? 
Pela qualidade e perfil das contratações anunciadas é que poderemos avaliar até onde podemos chegar, o que aspiramos de fato. 

A notícia boa é que o clube teria pago salários, premiações e 13º dos atletas e funcionários. Isso dá credibilidade. 
**
Renovação rubro-negra

No Vitória, a notícia mais quente após o fim da temporada em campo é a eleição do Sr Ivã de Almeida como presidente do clube. 

Antes de sentar na cadeira e pegar na caneta, o novo dirigente – que desbancou o velhinho Raimundo Vianna e atropelou o ‘grandão’ Paulo Carneiro – anunciou que fará uma renovação geral, pois sonha alto, pensa grande no âmbito do futebol.

Fala-se, já, na saída do treinador Argel Fucs e a possível vinda de Levir Culpi. Bom técnico, de nome. O apoiador William Farias, um líder em campo, renovou contrato, Kanu deve fazer o mesmo e o meia Uílian (ex-Ceará e Santa Cruz) estaria chegando. 

E Marinho, o xodó da torcida, fica? 
**
Real é penta 

O poderoso Real Madrid, com três gols do matador Cristiano Ronaldo, venceu o Kashima Antlers (Japão) por 4 x 2, na prorrogação, e sagrou-se pela quinta vez Campeão do Mundo de Clubes/FIFA. Como se esperava, tamanha a diferença entre o clube espanhol e os concorrentes. 

Mas a partida não foi fácil. O time japonês conseguiu a façanha de empatar no tempo normal e por pouco não ganhou a partida. Pura determinação e aplicação tática. 

Na prorrogação parece que bateu cansaço e a defesa nipônica deu mole, facilitando para o até então apagado CR 7, que recebeu duas enfiadas livre, de frente pro gol adversário, e não perdoou.

Claro, pelos gols e pelo poder que ostenta, o ‘gajo’ foi escolhido o melhor em campo, a despeito da estupenda atuação do avante Benzema e do meia Modric. 

**
Champions

Estão definidas as partidas das oitavas de final da Copa dos Campeões da Europa, o maior, mais visto e melhor dos torneios de clubes do planeta. Eis: 

PSG(França) x Barcelona; Real Madrid x Nápoli ; Bayern Munique x Arsenal ; Juventus x Porto; Manchester City x Mônaco; Atlético de Madri x Bayer Leverkusen; Benfica x Borússia Dortmund; Sevilla x Leicester. 
A próxima temporada europeia promete.