Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL vence Colômbia e fica mais perto da Copa

Brasil assume a vice-liderança
07/09/2016 às 12:59
A seleção brasileira, agora treinada por Tite, teve trabalho mas obteve uma importante vitória (2 x 1 ) contra a Colômbia, em Manaus, pela 8ª rodada das Eliminatórias da Copa 2018/Rússia. O resultado deixou o Brasil com 15 pontos ganhos, a um ponto apenas do líder Uruguai, em segundo lugar e com a mesma pontuação da Argentina. A Colômbia tem 13, está em quinto. O Equador, que encara o Perú, tem 13 e é o quarto. 
*
No quique da bola
O estádio/Arena de Manaus encheu mas não lotou. Os donos da casa, de amarelo, começaram impondo ritmo, atuando no campo adversário. Com apenas 1min e 20”, Neymar conseguiu um escanteio, ele mesmo cobrou na primeira trave, o zagueiro Miranda antecipou-se à zaga e desviou: 1 x 0. Até os 5 minutos, os colombianos praticamente não tocaram na bola, envolvidos pela troca de passe dos brasileiros, Neymar e Marcelo infernizando pelo lado esquerdo. 

Só por volta dos 15’ a equipe colombiana conseguiu adiantar e encaixar um pouco a marcação e sair do sufoco defensivo, tentando jogar um pouco no campo adversário. 

A partida foi ficando mais equilibrada na meia cancha, o Brasil sempre chegando mais, buscando as tabelas e criando boas chances com Renato Augusto, Neymar e Paulinho. A Colômbia não conseguia finalizar. Mas o empate saiu aos 35’, após uma cobrança de falta longa executada por James Rodrigues, Marquinhos subiu com o atacante e desviou, no cantinho, contra 1 x 1. Dois minutos depois, Neymar bateu forte da entrada da área e o goleiro Ospina fez ótima defesa. 

O primeiro tempo terminou morno, a despeito de uma dividida feia de Neymar, maldoso, que levou cartão amarelo. O Brasil foi melhor a maior parte do tempo, criou bem mais, mas o placar foi 1 x 1. Jogo bem disputado porém leal, na bola.
*

O mesmo perfil no começo da segunda etapa. O Brasil trocando mais passes, chegando mais, tabelando, tentando as infiltrações individuais. A Colômbia marcando em cima, forçando o erro do adversário, jogando mais avançada que na primeira etapa, perigosa, encarando. O treinador Pekerman (argentino) colocou o bom meia Quadrado em campo pela direita, buscando impedir as tramas de Marcelo/Neymar pelo lado esquerdo. 

Muita disputa tática nas quatro linhas, boas equipes, com atletas de alto nível. A marcação em cima força os passes errados na proximidade da área. 

Aos 20’, partida equilibrada, difícil, Tite trocou William, apagado, e colocou Phillipe Coutinho, compondo o lado direito. Aos 24, pôs Giuliano no lugar de Paulinho, que correu muito. Aos 28’, após boa trama de ataque, Neymar recebeu de Phillipe Coutinho na área, pela esquerda. e bateu seco, de canhota, rasteiro e enviesado: 2 x 1. 
Os vizinhos do norte foram pra cima, buscar o empate e se abriram. A partida ficou aberta, franca, mais veloz e mais pegada, emocionante. 

Numa roubada de bola, Giuliano entrou de cara mas foi travado na finalização. Dois minutos depois Neymar cruzou de fundo e quase Marquinho faz. E os colombianos, valentes, buscaram o empate até o final, mas a equipe de Tite tocou bola e soube garantir a segunda vitória de Tite à frente da seleção, com méritos. 
*
Destaques:

Mais um bom jogo de Marcelo, Cassemiro, Paulinho, Renato Augusto e ... Neymar, decisivo. 
O goleiro Ospina, Sanches, Muriel, Cuadrado e James Rodrigues pela Colômbia jogaram muito. 

**
Outros resultados da rodada: 

Venezuela 2 x 2 Argentina. Sem Messi, os ‘hermanos’ levaram susto e sufoco. Os venezuelanos saíram na frente e fizeram dois gols, mas no final cederam o empate.
Uruguai 4 x 0 Paraguai; uma lavada uruguaia, muito superior. O Chile, em casa, não conseguiu mais que o empate em 0 x 0 com a Bolívia. 
O Peru, já varando a madrugada está empatando com o Equador em Lima, 1 x 1.