Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BRASIL sem equilíbrio emocional diante 'canarinhos'

Impressionante o destempero, o desequilíbrio emocional e a mediocridade técnica dos jogadores brasileiros em campo, a partir de Neymar que errou tudo o que tentou em campo, infelizmente. Jogo pra esquecer.
18/06/2015 às 11:51
- Caiu a invencibilidade da seleção de Dunga: Colômbia 1 x 0, no estádio Monumental, em Santiago. O Brasil não perdia da Colômbia desde o século passado, 1991, mas, no ranking atual da FIFA a Colômbia está em 4º lugar e o Brasil é o 5º. O Brasil de uniforme azul e a Colômbia de amarelo. Dunga e José Pékerman (argentino), os treinadores, com a arbitragem chilena. 

*
  Todos os jogadores brasileiros com uma faixa preta no braço, homenagem póstuma a Zito, meio-campista do Santos e da Seleção que nos deixou no domingo passado, aos 83 anos, uma lenda do futebol brasileiro, descobridor de Robinho e Neymar. 

*

  Tiago Silva na zaga e Firmino no ataque foram as novidades e mudanças na escalação brasileira, com relação ao jogo passado. Sem ganhos. 

**

   Jogamos mal 

   A Colômbia já começou melhor, mais ligada. O Brasil buscou quebrar o ritmo adversário, tocando mais quando tinha a posse de bola, mas sem nenhuma objetividade.  Neymar mais pelo meio, enfiado e marcado por Sanchez, longe do Zuñiga, seu carrasco da Copa do Mundo. Um jogo tático, estudado, sem grandes emoções até os 30’. A Colômbia melhor, querendo mais e o Brasil preso, encaixotado.  Aos 31’, primeiro risco, numa bomba de Sanchez que desviou na zaga e raspou a trave direita de Jefferson. Aos 35 ‘, o gol de Murillio, após uma bola alta lançada, de falta, que a defesa não resolveu, Fernandinho se atrapalhou e o zagueirão pegou a sobra: 1 x 0  . 

   Foi um Brasil opaco, sem saída de jogo, o meio campo marcando à distância, mal posicionado, sem criar nada, e Neymar isolado entre os zagueiros, irritado, sem inspiração e aceitando a marcação. Má atuação de Fernandinho, Elias , Fred, William, Firmino... apagados.  Aconteceu já aos 44’ a única boa jogada ofensiva brasileira, com Dani Alves driblando e cruzando na medida para Neymar,a pequena área; ele testou mas o goleiro salvou. No rebote, a pelota bateu, sem querer, no braço de Neymar, que levou cartão amarelo e está fora do próximo jogo, contra a Venezuela, domingo. Injusto cartão. Uma primeira etapa medíocre da equipe de Dunga. A Colômbia teve as rédeas do jogo, foi muito melhor equipe em campo.

*

  Pouco mudou

  Nos vestiários, Dunga decidiu substituir Fred por Phillipe Coutinho, seis por meia dúzia. O Brasil abriu-se mais, Neymar buscou mais o jogo, e os colombianos apostaram nos contragolpes  em velocidade pelas laterais.  Aos 12’, numa lambança do goleiro e zaga colombianos, a bola sobrou de frente para Firmino, livre ... mas ele bateu mal, por cima, perdendo o gol do empate.  Aos 23’, saiu William, apagado, para entrada de Douglas Costa, sem proveito. Aos 30’, também saiu Elias, que nada fez, entrou Tardelli. A Colômbia, com o placar favorável, fechou-se toda, mascou, truncou e o Brasil, desarrumado taticamente, errando demais, não achou o caminho. Aos 43’, numa jogada individual, quase James Rodrigues fez um golaço, a bola raspando o pé da trave.

*

  Impressionante o destempero, o desequilíbrio emocional e a mediocridade técnica dos jogadores brasileiros em campo, a partir de Neymar que errou tudo o que tentou em campo, infelizmente. Jogo pra esquecer. 

*

   Após o apito final, uma confusão envolvendo Neymar e Bacca, ambos expulsos com cartões vermelhos, jogo já encerrado. Perdemos a partida e , por cima, perdemos Neymar, talvez para todo o resto da Copa.   

*

   Vai ser preciso ganhar domingo da Venezuela, para conseguir a classificação.

*

   Destaque na partida para as atuações de Cuadrado, James Rodrigues e Sanchez. Fora de campo, Pérkeman deu banho em Dunga. 

**

   Ídolo preso

   O meia chileno Arturo Vidal, astro da Juventus e do escrete de Sampaoli, embriagado e ao lado da mulher, provocou um acidente, ao volante de sua ‘ferrari’ em alta velocidade, na madruga dessa quarta, nas proximidades de Santiago e foi preso: pelo acidente que envolveu outros carros e também por desacato às autoridades policiais. O craque, alterado, xingou meio mundo e chegou a postar numa rede que não foi culpado de nada e tudo bem. Pela manhã, um grupo de torcedores preocupados com o desempenho da ‘pátria de chuteiras’ na Copa América foi pra frente da delegacia pedir a liberação do atleta, o que só aconteceu já no meio da tarde, depois do pagamento de alta fiança.

Ele perdeu a carteira de habilitação e será julgado de acordo com as leis do país. Liberado, apresentou-se na concentração da sua seleção e, certamente bem orientado, deu entrevista assumindo responsabilidades, admitindo o vacilo, pedindo perdão a torcedores e vítimas, até ensaiou derramar uma gota de lágrima e jurou que vai responder em campo o apoio recebido, dando a alma pelo título de campeão para os chilenos. 
Vidal é marrento, catimbeiro, pega duro e gosta de ganhar no grito em campo, se deixam. Ah, e joga muita bola também, não se enganem. Ao lado de Alexis Sanchez e Valdívia vem fazendo a diferença em favor do Chile, é um dos artilheiros da competição.

*

  A lama se espalha

  A Justiça da Suiça já identificou 53 transações ‘suspeitas’ da Fifa para a definição das sedes das copas do mundo de 2018 (Rússsia) e 2022 (Catar).  O Blatter não se sustenta. Que venham grande mudanças positivas na entidade, pelo bem do futebol. 

* *

   Nesta quinta, 20h30, pelo grupo do Brasil, enfrentam-se Peru x Venezuela. Os peruanos gostam de tocar a bola, os venezuelanos brigam e correm muito.